Ações Vale: Novo recorde de produção em Carajás

Ações Vale: Novo recorde de produção

A Vale (VALE5) divulgou o relatório de produção do terceiro trimestre de 2016. As ações vale devem ter um efeito positivo com o cenário da China. A mineradora produziu:

  • 92,1 Mt de minério de ferro no período, ficando 5,3 Mt acima do segundo trimestre;
  • 1,4 Mt acima do mesmo trimestre do ano passado.

Isso é resultado de uma melhor performance operacional nas minas e plantas do Sistema Norte. Foi iniciada também a nova instalação de britagem na mina de Fazendão e maior produtividade nos Sistemas Sudeste e Sul.

Carajás alcançou um novo recorde de produção de 38,7 Mt no trimestre. Isso significou um aumento de 5,9% em relação ao trimestre anterior. As melhorias na performance operacional nas minas e plantas do Sistema Norte se destacaram.

A companhia ainda avaliou que a produção de minério de ferro nos nove primeiros meses deste ano ficou em linha com a produção do mesmo período do ano passado, a despeito do impacto da ruptura da barragem de Fundão da Samarco no complexo de Mariana.

É possível que a companhia reporte incremento em suas margens operacionais de ferrosos no 3T16. Considerando o efeito dos preços de minério observados ao longo do 2T16 no sistema de precificação da Vale.

Minério de Ferro

Ainda sobre minério de ferro, destaca-se que o projeto S11D entrou em fase final de comissionamento: sua produção deve ter início ao longo do 4T16. São positivas as sinalizações de que a capacidade de S11D será ampliada, alcançando 90 milhões de toneladas ao final de quatro anos.

Em metais básicos a produção de níquel totalizou 76 mil toneladas, 3,3% abaixo do registrado no trimestre anterior. Enquanto isso a produção de cobre registrou recorde para 3T16, alcançando 111,4 mil toneladas, devido principalmente à continuidade do ramp-up da mina de Salobo.

Por fim, a produção de carvão alcançou 2,3 milhões de toneladas. O resultado foi 54,4% acima da registrada no trimestre anterior, em função principalmente do início das operações de Moatize II (Moçambique).