Como escolher o melhor investimento através de um sistema de decisão de investimento

Este post é diferente e é o primeiro em que vou escrever sobre o que eu chamo de “Sistema de Decisão de Investimento” ou simplesmente “SDI”. Através desse sistema você vai aprender como escolher o melhor investimento.

Esta é a minha humilde tentativa de escrever e sistematizar minhas atividades de investimento. O objetivo aqui é mostrar como estou fazendo isso, onde vou compartilhar com você faço minha Alocação de Ativos. Meu propósito mais profundo é usar esse meio como uma maneira de registrar, questionar e organizar mais detalhadamente meu SDI para criar mais e melhores ideias nas nossas decisões de investimento.

É importante notar que o que vou apresentar é a minha maneira de investir. Embora o investimento implique emoções ou preconceitos pessoais, o processo de investimento com sucesso é altamente vinculado à sua personalidade.

É importante encontrar uma maneira que se encaixa intrinsecamente com quem você realmente é.

Seu sistema de decisão de investimento

melhores fundos de investimento - renda fixa

Se tentar aplicar um SDI que não é condizente com sua personalidade (tolerância ao risco, horizonte de tempo, etc.), você deve falhar. E se for fazer isso durante anos, é melhor fazê-lo da maneira que você gosta. A maioria dos SDIs simplesmente serão variações de modelos similares. Porém alguns investidores assumem uma abordagem radicalmente diferente de investir, pense George Soros vs. Warren Buffett.

Ambos foram extremamente bem sucedidos durante um longo período de tempo usando abordagens muito diferentes. Os investidores podem encontrar sucesso concentrando-se em fatores macro econômicos, análise fundamentalista, análise técnica (trader), usando os mercados de renda fixa, até mesmo uma combinação destes, etc.

Os SDIs não são iguais. Alguns são claramente superiores e isso se traduz em maiores retornos de investimento em longos períodos de tempo.

Um SDI, além de ser adaptado para um investidor específico, também deve ser flexível e evoluir ao longo do tempo. Embora esta evolução possa ser bastante dramática, ele normalmente manterá os mesmos princípios fundamentais ao longo do tempo, como desenvolvido inicialmente pelo investidor.

Lidando com os erros de investimento

melhores fundos de investimento 2017

Muitos fatores influenciarão um SDI ao longo do tempo. Um fator importante é a experiência e, mais especificamente, os erros e o que você aprende com eles. Cometemos erros todos os dias. A diferença é como se lida com erros.

As pessoas costumam pensar muito sobre o futuro e como se tornarem bem-sucedidas. Porém, gastamos muito menos tempo pensando nos nossos erros e no que podemos aprender com eles. Eu não estou falando sobre murmurar tristemente em um canto escuro sobre erros passados.

Estou falando sobre uma abordagem construtiva e positiva de nossos erros. Uma maneira sistemática de fazer isso é manter um registro de erros. A ideia é simples, mas poucas pessoas realmente fazem isso. Nós tendemos a tentar e esquecer nossos erros o mais rápido possível, mas isso não ajudará no futuro.

Como nossa memória está longe de ser perfeita, manter um registro de erros irá ajudá-lo não apenas lembrando o que você fez, mas também o faz pensar e refletir sobre o que levou a esse erro.

Além de experiências e erros, fatores como novas indústrias, novos instrumentos financeiros e a soma do dinheiro gerido influenciarão seu sistema de decisão de investimentos ao longo do tempo e como escolher o melhor investimento.

Desenvolvendo seu Sistema de Decisão de Investimentos

melhores fundos de investimento multimercado

Em resumo, há dois aspectos importantes a ter em mente ao passar pelo SDI:

  1. É único e precisa ser desenvolvido ou pelo menos refinado pelo próprio investidor;
  2. Um IDS deve ser flexível e melhorar ao longo do tempo. É uma máquina pessoal em constante evolução.

Com isso em mente, o primeiro passo na elaboração do seu SDI é definir qual é o seu objetivo de investimento. Seu objetivo de investimento influenciará cada passo que você toma para selecionar ativos e finalmente assumir uma posição em um investimento. É a base para tudo o que fará em seguida.

Então, pense sobre seus objetivos e tente fazê-los assim que possível. Pergunte-se algumas coisas como:

  • Eu gosto de passar horas e horas olhando para tudo o que posso encontrar em uma empresa?
  • Eu gosto de olhar para fatores macroeconômicos?
  • Eu me importo em investir nas empresas pequenas, mas que estão profundamente subavaliadas?
  • Eu gosto de situações especiais?
  • Prefiro que as empresas sejam excelentes ao longo do tempo?

Nesta fase, estamos simplesmente tentando descobrir o que irá se adequar ao investidor. Fazer perguntas específicas será útil para chegar a um perfil de preferência, a fim de concentrar nossos esforços no futuro.

Meu Sistema de Decisão de Investimentos

como escolher o melhor fundo de investimento

Quando falamos no mercado de ações um tema recorrente para mim é a qualidade da empresa. Ou seja, um negócio forte com grande potencial de crescimento. Adoro encontrar boas ou mesmo grandes empresas e poder fazer isso. Não me importo de investigar profundamente as finanças de uma empresa, seus negócios, gerenciamento, etc.

Já as empresas estatais e altamente endividadas geram pouco entusiasmo do meu lado. Você pode gostar, outros podem, mas eu não, para que eu possa simplesmente esquecer essas coisas e focar em um investimento que me sinto confortável.

Embora a avaliação seja crítica, ela não define o meu estilo de investimento sozinho. Há dezenas de razões pelas quais ações de uma boa ou grande empresa estejam subvalorizadas. Isso é importante no meu sistema porque me permite construir um banco de dados de grandes empresas que o Sr. Mercado não oferece um desconto suficientemente para o valor intrínseco hoje.

Mas um dia (por qualquer motivo) o preço das ações pode se tornar atraente o suficiente para eu assumir uma posição.

Encontrar um preço alvo é difícil, então, quando eu encontrar um, certamente quero acompanhar isso, independentemente da minha avaliação. Pode não ser uma prioridade tão alta neste momento, se o preço da ação estiver extremamente sobrevalorizado.

Como escolher o melhor investimento?

Uma vez que você se conhece e descobre no que gosta de investir (o que pode levar algum tempo se está apenas começando), então, o que você fazer? Como escolher o melhor investimento?

Bem, é hora de começar a buscar ideia. CLIQUE AQUI e conheça 4 fatores para escolher o melhor investimento.


Gostou do nosso artigo? Cadastre-se na nossa Newsletters ao lado e fique por dentro de todas as dicas e sacadas para alavancar seus investimentos.


CLIQUE no link abaixo e COMPARTILHE nosso conteúdo nas redes sociais! Ajude outros investidores a descobrir como escolher o melhor investimento!

Flavio Moura

Consultor Financeiro