Já te falaram como fazer dinheiro com investimentos? Aprenda aqui 3 passos simples

Como fazer dinheiro com investimentos? Essa é uma pergunta que desencadeia um debate acalorado, promove esquemas peculiares de “ganhar dinheiro rápido” e leva as pessoas a buscar transações que de outra forma nunca considerariam.

Basicamente a estratégia de como fazer dinheiro com investimentos se resume em três coisas:

  1. Você precisa fazer dinheiro. Isso significa que, antes que possa começar a economizar ou a investir, é preciso ter uma fonte de renda a longo prazo que seja suficiente para pelo menos cobrir suas necessidades básicas.
  2. Você precisa poupar. Uma vez que tenha uma renda suficiente para cobrir seus gastos básicos, é preciso desenvolver um plano de poupança ativo.
  3. Você precisa investir. Depois de traçar seu plano de investimento, agora precisa investir com prudência.

Isso faz uma equação simples:

Renda – Despesas = Poupança


PASSO 1: FAZENDO DINHEIRO

como fazer bons investimentos com pouco dinheiro

Este passo pode parecer elementar, mas para aqueles que estão apenas começando ou estão em transição, este é o passo mais fundamental. A maioria de nós viu tabelas mostrando que uma pequena quantidade regularmente poupada no longo do tempo pode eventualmente somar uma riqueza substancial.

Mas essas tabelas nunca mostram o outro lado da história. Isto é, você está fazendo o suficiente para poupar em primeiro lugar? Tenha em mente que a primeira etapa é reduzir seus custos, ou seja, se pagar. Se seus custos já são reduzidos ao máximo, é hora de procurar maneiras de aumentar sua renda.

E não menos importante, você é bom o suficiente no que faz? Gosta o suficiente para que possa fazer esse trabalho por 40 ou 50 anos com o intuito de economizar esse dinheiro?

Para começar, existem dois tipos de renda: salário/ganhos e passivos. O salário ou ganhos vem do que você “faz da vida”, enquanto a renda passiva é derivada de investimentos.

Aumentando meu salário

Aqueles que estão começando suas carreiras ou estão no meio de uma mudança podem pensar nas seguintes considerações para decidir como aumentar sua “renda salarial”:

  1. Considere o que você gosta de fazer. Com isso em mente é mais fácil e terá mais chances de ter sucesso financeiro fazendo algo que gosta.
  2. Considere o que você é bom. Olhe o que faz bem e como pode usar esses talentos para ganhar a vida.
  3. Considere o que vai pagar bem. Olhe para as carreiras usando o que você gosta e faça bem (item 1 e 2) que irá atender às suas expectativas financeiras.
  4. Considere como chegar lá (requisitos educacionais, etc.). Determine os requisitos de educação, se especialize ao máximo no que gosta de fazer e faça bem.

Levar essas considerações a sério o colocará no caminho certo. A chave é ter de mente aberta e pró-ativa. Avalie também sua situação de renda anualmente. Esse passo é fundamental na estratégia de como fazer dinheiro com investimentos.

PASSO 2: POUPAR O SUFICIENTE

como fazer dinheiro com pouco investimento

Você ganha dinheiro suficiente, vive muito bem, mas não está economizando o suficiente? O que está errado? Existe apenas uma razão pela qual isso ocorre: suas necessidades excedem seu orçamento. Para desenvolver um orçamento ou equalizar seu orçamento existente, siga estas etapas:

  1. Acompanhe os gastos durante pelo menos um mês. Uma boa ideia é usar um pacote de software ou APP financeiro para ajudá-lo a fazer isso. Caso contrário, essa planilha financeira é o melhor lugar para começar. De qualquer forma, certifique-se de classificar suas receitas e despesas. Às vezes, apenas estar ciente do quanto gasta ajudará no controlo dos seus hábitos de gastos.
  2. Corte a gordura. Destrua seus desejos e necessidades. A necessidade de comida, casa e vestuário é óbvia, mas também é preciso atender a necessidades menos óbvias. Por exemplo, você pode perceber que está almoçando em um mesmo restaurante caro todos os dias. Levar seu próprio almoço para o trabalho dois ou mais dias por semana irá ajudá-lo a economizar dinheiro (sem falar que é bem mais saudável).
  3. Construa seu fundo de emergência – nunca se sabe o que está por vir ao virar a esquina. Procure economizar cerca de três a seis meses da sua renda. Isso prepara você para contratempos financeiros, como perda de emprego ou problemas de saúde. Se parecer assustador, comece pequeno.

Necessidade vs Desejo

O passo mais importante é distinguir entre o que realmente precisa e o que simplesmente deseja. Encontrar maneiras simples de poupar alguns reais extra aqui e ali poderia incluir: programar o seu ar-condicionado para se desligar quando não estiver em casa; usar gasolina simples sem chumbo em vez da premium; mantendo seus pneus totalmente cheios; comprando móveis de uma loja de melhor qualidade; e aprender a cozinhar.

Isso não significa que você tem que ser econômico o tempo todo, o famosos avarento. Se está conseguindo cumprir com suas metas de poupança, recompense-se (com uma quantia apropriada) de vez em quando! Jante em um lugar especial! Como consequência, se sentirá melhor e será motivado a ganhar mais dinheiro.

PASSO 3: INVESTINDO DE FORMA CORRETA

como fazer para ganhar dinheiro com pouco investimento

Agora ficou fácil! Está ganhando dinheiro e economizando o suficiente, mas está colocando tudo em investimentos errados. Tudo bem, certo? Errado! Se quiser construir um portfólio considerável, assuma riscos controlados. Isso significa que terá que investir também em ativos de renda variável, mesmo que seja uma pequena parte.

Então, como determina qual é a exposição certa para cada tipo de investidor?

Comece com uma avaliação da sua situação. Para começar, determine seus objetivos de rentabilidade e risco. Quantifique todos os elementos que afetam sua vida financeira, incluindo: renda familiar; seu horizonte de tempo; considerações tributarias; necessidades de fluxo de caixa/liquidez; e quaisquer outros fatores que sejam exclusivos para você.

Perfil de risco do investidor

Em seguida, determine a alocação de ativos apropriada ao seu perfil. Talvez precise se encontrar com um consultor financeiro, a menos que saiba o suficiente para fazer isso por conta própria. Esta alocação será baseada nos seus objetivos e perfil de risco. Sua alocação provavelmente incluirá uma mistura de renda fixa, renda variável e investimentos alternativos .

Os investidores avessos ao risco devem ter em mente que as carteiras precisam de pelo menos alguma exposição de capital para proteção contra a inflação. Além disso, os investidores mais jovens podem dar ao luxo de alocar mais de suas carteiras para renda variável do que os investidores mais velhos, pois eles têm o tempo ao seu lado.

CONCLUSÃO: COMO FAZER DINHEIRO COM INVESTIMENTOS?

Finalmente, diversifique. Invista suas exposições de renda variável e fixa em uma gama de classes e estilos. Não tente superar o mercado. Com a diversificação sempre continuamos no jogo quando uma modalidade de ativos vai mal. Um consultor de investimento qualificado pode ajudá-lo a desenvolver uma estratégia de diversificação prudente.

Ainda tem dúvidas sobre como fazer dinheiro com investimentos? CLIQUE AQUI e saiba mais!


Gostou do nosso artigo? Seja um membro Financials cadastrando seu e-mail ao lado e receba nosso conteúdo exclusivo!


COMPARTILHE no link abaixo o conteúdo Financials nas redes sociais! Ajude outros investidores a saber como fazer dinheiro com investimentos!

Flavio Moura

Consultor Financeiro