O guia básico para você aprender de uma vez por todas a fazer um orçamento financeiro pessoal!

Hoje eu quero te falar sobre como fazer um orçamento financeiro para o resto da sua vida.

Antes disso, eu duvido você falar o nome de uma empresa séria que não tenha um orçamento! Então nem gaste tempo pensando nisso, porque não há nenhuma. As empresas de sucesso em todo o mundo têm uma coisa em comum: elas orçam seu dinheiro. E eles fazem isso porque funciona.

Mas, apesar de ganhar dinheiro e fazer um orçamento parecerem andar de mãos dadas, pesquisas de 2013 descobriram que apenas um em cada dez brasileiros fazem um orçamento financeiro familiar detalhado, por escrito ou computadorizado. 

As coisas podem estar melhorando um pouco: o resultado da mesma pesquisa em 2015 encontrou melhores números: 36% dos entrevistados fazem no papel e 26% em um aplicativo de computador ou smartphone. 

Por outro lado, outros 18% não fizeram orçamento e um número correspondente respondeu que fazem o famoso orçamento mental “tá tudo na cabeça”.

Se você é uma dessa pessoas, mostrarei nesse post como fazer um orçamento financeiro. A ideia aqui é que tenha mais clareza de como você gasta o seu dinheiro.

Primeiro: supere a terminologia

Imagem relacionada

Parte da aversão dos brasileiros ao orçamento financeiro pode estar enraizada na linguagem. A palavra “orçamento” assim como a palavra “dieta” tem conotações negativas.

Orçamentos e dietas são vistos como lembretes restritivos de coisas que não podemos ter. Isso é um absurdo linguístico. Um orçamento e uma dieta são ferramentas. 

Se as ferramentas forem usadas corretamente, elas levarão ao resultado desejado. 

Ninguém gosta da palavra “pá”, mesmo que o uso da pá requeira esforço. As pessoas usam uma pá para cavar um buraco. 

Do mesmo que usamos uma dieta para desenvolver um corpo saudável, usamos um orçamento para desenvolver um estilo de vida fiscalmente responsável. 

Se isso fizer com que você se sinta melhor sobre o processo, elimine a palavra “orçamento” e chame-o de “plano de gastos”. Em vez de ver o plano como restritivo, pense nas coisas que ele permite que você compre. Esse é um jeito diferente de aprender como fazer um orçamento financeiro.

Segundo: comece com suas contas fixas

Imagem relacionada

Muitas pessoas reclamam que não podem criar um orçamento financeiro porque não sabem exatamente quanto ganham por mês. Principalmente aqueles que recebem remuneração variável.

Talvez seja uma verdade que os trabalhadores que ganham por comissão podem não saber exatamente o valor recebido por mês. Mas a verdade é que o dinheiro ganho tem pouca a ver com o valor gasto mensalmente. 

A partir de agora, em vez de se concentrar em saber quanto ganha por mês, concentre-se em seus gastos mensais. A questão é simples:

Para onde vai o seu dinheiro?

Independentemente de quanto e quando você ganha, todo mundo tem despesas fixas, como as seguintes:

  • Residência (prestação do financiamento, aluguel, água, energia elétrica, condomínio, IPTU, manutenção, telefone, etc)
  • Transporte (financiamento de carro, gasolina, metrô ou passagem de ônibus, UBER, etc.)
  • Comida (supermercado, sacolão, feira, hortifruti, etc.)
  • Seguros (pessoal, residência, automóvel)
  • Cuidados de saúde (plano de saúde, medicamentos, farmácia)

Terceiro: as contas variáveis

Resultado de imagem para restaurant fest

Depois de ter as despesas fixas cobertas, é hora de planejar as variáveis, como as seguintes:

  • Aniversários / feriados
  • Pequenas viagens
  • Academia
  • Cuidado de animais domésticos
  • Corte de cabelo
  • Roupas
  • Período de férias
  • Entretenimento
  • Lazer final de semana

Esses itens são listados como variáveis ​​por dois motivos. A primeira razão é que essas despesas variam de mês para mês. 

A segunda é que, se você não tiver dinheiro para cobrir essas despesas, elas podem ser reduzidas ou eliminadas sem muita dificuldade. 

Por exemplo, se você está sem dinheiro, o orçamento de entretenimento é afetado e você fica em casa na sexta à noite. Ou não compra os sapatos novos que está tanto querendo. 

Parte do controle do seu dinheiro é aprender a exercitar alguma disciplina nos seus hábitos de consumo. Essa é uma das formas mais práticas de aprender como fazer um orçamento financeiro.

Quarto: olhe para o seu rendimento

Resultado de imagem para salary

Agora é hora de aproveitar os aspectos teóricos do orçamento financeiro pessoal e aplicá-los à sua vida.

Dê uma olhada na sua renda mensal. Quanto você está fazendo em seu pior mês? Compare esse número com o valor que você está gastando. 

O melhor dos mundos, é que a renda seja maior que as despesas. Se não for, é hora de fazer um planejamento financeiro pessoal. 

Em outras palavras, não gaste tudo o que você ganha. Guarde um pouco para si mesmo. Se você está gastando mais do que você está ganhando, é hora de rever seus hábitos de consumo. 

Quando as despesas são maiores que a renda, você tem duas opções:

  • Aumentar sua renda, ou
  • Cortar as despesas.

Estratégia para aumentar a renda

Imagem relacionada

Estratégias para aumentar sua renda incluem a obtenção de um novo emprego que pague mais. Ou conseguir um segundo emprego nos finais de semana.

Já pensou em colocar seu apartamento ou casa de praia para alugar no AIRBNB? Quem saiba, até alugar um cômodo vazia da sua casa!

Outra fonte de renda é cuidar de cachorros. Já ouviu falar DogHero? É uma forma de ganhar dinheiro cuidando de lindos cachorros na sua casa. Sua residência vira um hotel para um lindo cãozinho!

Estratégias para diminuir despesas

Imagem relacionada

As estratégias para reduzir suas despesas incluem a eliminação de compras por impulso. Isso é uma despesa importante para a maioria das pessoas e o corte delas é necessário.

Tenha em mente que simplesmente cortar o cafézinho de R$3,00 a cada manhã pode economizar cerca de R$90,00 por mês. O conceito é realmente muito simples: se não estiver em seu plano de gastos, não compre.

Quinto: crie seu plano de gastos

Resultado de imagem para decrease expense

Quase todo mundo quer mais dinheiro em algum momento. Dito isso, todos, exceto os mais ricos entre nós, estão vivendo basicamente de uma renda fixa.

Em outras palavras, você têm uma certa quantia de dinheiro por mês e, quando ela desaparece, já era. Aceitar essa realidade é a chave para viver uma vida mais feliz e rica. 

Tenha em mente que seus credores não trabalham de graça, então gastar o dinheiro que você realmente não têm também é caro. 

Felizmente, não é difícil colocar suas finanças no caminho certo.

Apesar de existir planilhas e programas de software para tornar o processo orçamentário mais rápido e fácil, tudo o que você realmente precisa é um pedaço de papel e um lápis.

Para aprender como fazer um orçamento financeiro faça esse exemplo abaixo. Ele ajudará você a começar:

Despesas mensaisCusto
Aluguel/Prestação imóvel?
Seguros?
Transporte?
Serviços de utilidade pública?
Comida?
Entretenimento?
Roupas?
Fundo Estratégico?

Como regra geral, você também deve planejar reservar dinheiro suficiente para cobrir pelo menos três meses de suas despesas em caso de emergência. 

Uma vez que o dinheiro é colocado nesse fundo estratégico, você não precisa usar em seus cartões de crédito em caso de algo inesperado. Pode ser uma perda de emprego ou uma despesa de saúde imprevista. 

Como qualquer outro item recorrente em seu orçamento, o fundo estratégico é algo que você junto valores mês a mês até atingir sua meta.

Como fazer um orçamento financeiro

Imagem relacionada

Apesar de suas conotações negativas, um orçamento financeiro pessoal é realmente apenas uma ferramenta que pode trabalhar para colocar suas finanças pessoais no caminho certo.

Se as empresas multimilionárias de maior sucesso precisarem orçamentar seus gastos, faz sentido que uma família típica tenha que controlar suas despesas de maneira semelhante. 

Orçar seu dinheiro não precisa ser visto como uma tarefa árdua. Afinal, aceitar os limites de sua renda é a melhor maneira de assumir o controle de seus gastos, viver dentro de seus meios e, finalmente, alcançar seus objetivos financeiros.

Ainda está com dúvidas? CLICA AQUI e veja mais 17 dicas para criar seu orçamento financeiro.


Gostou do meu artigo? Cadastre-se no topo da página e fique por dentro de todas as dicas e sacadas para alcançar sua independência financeira.


CLIQUE no link abaixo e COMPARTILHE nosso conteúdo nas redes sociais! Ajude outras pessoas a saber como fazer um orçamento financeiro pessoal!