Como ganhar dinheiro na bolsa de valores? Evite 8 erros comuns

Pra você aprender como ganhar dinheiro na bolsa de valores é necessário evitar oito erros comuns de investimento em ações, incluindo: investir em algo que não entende, se apaixonar por uma empresa, falta de paciência, comprar e vender ações com muita frequência, política de investimento, não diversificar e deixar suas emoções governar o processo.

Veja agora cada um deles:

#1 – Investir em algo que você não entende

Um dos investidores mais bem sucedidos do mundo, Warren Buffett, adverte sobre investir em negócios ou empresas que não entendemos. Isso significa que não devemos comprar ações das empresas que não entendemos seu modelos de negócios.

Uma maneira de evitar isso é construir uma carteira diversificada de fundos de investimentos e títulos públicos. Se você investir em ações individualmente, certifique-se de entender completamente cada empresa que as ações representam antes de investir.

#2 – Apaixonar-se por uma empresa

Muitas vezes, quando vemos uma empresa que investimos se sair bem, é fácil se apaixonar por ela e esquecer que compramos a ação como um investimento. Lembre-se: a compra de uma ação é para ganhar dinheiro. Se algum dos fundamentos que o levou a comprar essa empresa mudar, considere vender a ação.

#3 – Falta de paciência

Uma abordagem lenta, firme e disciplinada vai muito mais longe no longo prazo do que as estratégias de curto prazo e feitas de última hora. Esperar que nossos portfólios façam algo diferente do que eles foram projetados para fazer é uma receita para o desastre.

Isso significa que é preciso ter comprometimento e tempo para manter suas expectativas realistas em relação a cada ação comprada.

#4 – Excesso de compra e venda

Comprar e vender ações sem necessidade é outro assassino de rentabilidade. A menos que seja um investidor institucional com o benefício de baixas taxas de comissão, os custos de transação podem comê-lo vivo. Sem mencionarmos as taxas de imposto de curto prazo e o custo de oportunidade de perder os ganhos de longo prazo de bons investimentos.

#5 – Política de Investimento

Um estudo bem conhecido, “Determinantes do Desempenho da Carteira” ( Financial Analysts Journal, 1986), abrangia os retornos dos fundos de pensão americanos. Este estudo mostrou que, em média, cerca de 94% da variação dos retornos ao longo do tempo foi explicada pela decisão de política de investimento.

Em termos leigos, isso indica que, normalmente, a maior parte da rentabilidade de uma carteira pode ser explicada pelas decisões de alocação de ativos que você toma, não pelo momento ou até mesmo pela seleção de ativos.

#6 – Esperar muito para vender ações ruins

Segurar ações ruins é apenas uma outra maneira de garantir que perderá qualquer lucro. Isso significa esperar para vender uma ação perdedora até que ela volte à sua base de custo original.

As Finanças Comportamentais chama isso de “erro cognitivo”. Ao não perceber uma perda, os investidores estão realmente perdendo de uma maneiras muito simples. Eles evitam vender um ativo perdedor, que pode continuar a cair até que seja inútil.

#7 – Não Diversificar

Enquanto investidores profissionais podem ser capazes de gerar alfa, (excesso de retorno sobre um benchmark), investindo em algumas posições concentradas, investidores comuns não devem tentar fazer isso.

Na construção de uma carteira de fundos de investimentos, lembre-se de alocar uma exposição a todos os espaços principais. Na construção de um portfólio de ações individuais, alocar para todos os principais setores, e seletivamente para os setores de baixo peso que pode ter um potencial de crescimento. Não alocar mais de 5% a 10% para qualquer investimento.

#8 – Deixando suas emoções governar o processo

Talvez o assassino número 1 da rentabilidade de um investimento são suas emoções. O axioma de que o medo e a ganância governam o mercado é verdade. Não deixe que o medo ou a cobiça o apanhem. Concentre-se no longo prazo.

Retornos do mercado de ações podem desviar descontroladamente em um período de tempo mais curto, mas no longo prazo, os retornos históricos para ações Blue chip superam a média de 10% a 11%. Perceba que, ao longo de um horizonte de tempo longo, retornos do seu portfólio não deve desviar muito dessas médias.

Aprenda como ganhar dinheiro na bolsa de valores

Aqui estão algumas outras maneiras para evitar esses erros e manter seu portfólio no caminho certo:

  • Desenvolva um Plano de Ação: determinar onde está seu ciclo de vida, quais são seus objetivos e quanto precisa investir para chegar lá. Se não se sente qualificado para fazer isso, procure um planejador financeiro respeitável.
  • Tente encontrar alguém que não recebe incentivos ou comissões para vender produtos financeiros. Lembre-se porque você está investindo seu dinheiro, e será inspirado para economizar mais e pode ser mais fácil determinar a alocação certa para o seu portfólio.
  • Não espere que o seu portfólio vai torná-lo rico da noite para o dia. Uma estratégia de investimento consistente e de longo prazo é o que vai construir riqueza.

Coloque seu plano no automático

À medida que sua renda cresce, adicione outros ativos. Monitore seus investimentos. No final de cada ano, reveja seus investimentos e seu desempenho.

Tenha algum dinheiro do divertimento. Todos nós precisamos e temos a necessidade de gastar às vezes. É a natureza da condição humana. Então, em vez de tentar combatê-la, vá com ela. Reserve seu “dinheiro de investimento divertido”.

Limite esse valor a não mais de 5% de sua carteira de investimentos. Não use o dinheiro da aposentadoria. Sempre procure investir seu dinheiro em uma instituição financeira ou corretora respeitável.

Conclusão

Erros e acertos são parte do processo de como ganhar dinheiro na bolsa de valores com pouco dinheiro. Saber o que são, e como evitá-los te ajudará como um investidor de valor. Para evitar comete-los, desenvolva um plano pensativo e sistemático e fique com eles.

Siga estas 8 orientações, e estará bem em sua maneira de construir uma carteira de investimentos que irá fornecer alta rentabilidade no longo prazo.

CLIQUE AQUI e conheça outras 7 dicas de como ganhar dinheiro na bolsa de valores!


Gostou do nosso artigo? Seja um membro Financials cadastrando seu e-mail ao lado e receba nosso conteúdo exclusivo!


CLIQUE no link abaixo e COMPARTILHE o conteúdo Financials nas redes sociais! Ajude outros investidores a saber mais sobre como ganhar dinheiro na bolsa investindo pouco!

Flavio Moura

Consultor Financeiro