Como sair das dividas com pouco dinheiro em 2019? Veja esse guia rápido!

É natural que se tiver pouco dinheiro poupado, você queira fazê-lo crescer com o tempo. O primeiro passo nessa jornada é aprender como sair das dividas com pouco dinheiro.

Há muitos fatores que podem impedir que isso aconteça, mas para muitas pessoas, um dos maiores obstáculos é a dívida.

Se você tem uma quantidade considerável de dívida hoje, seja um financiamento habitacional, linha de crédito, cheque especial ou cartão de crédito não tenha medo. Você ainda pode aprender a equilibrar de forma inteligente suas dívidas com poupança e investimento.

Quais são os diferentes tipos de dívidas?

Resultado de imagem para money debts

De um modo geral, ter dívidas pode impedi-lo de ganhar dinheiro com investimentos. Uma das perguntas que mais escuto dos meus clientes é: é melhor antecipar o pagamento das dívidas ou começar a investir?

Em alguns casos, pagar as dívidas é como tentar resgatar um navio naufragado com uma xícara de café.

Em outras palavras, se você tem uma dívida com juros de sete por cento, o dinheiro que você está investindo terá que render mais que estes sete por cento.

Se não encontrar nenhuma aplicação financeira que renda mais que os juros da dívida, é melhor liquidar o empréstimo.

Há investimentos que oferecem retornos muitos altos, mas você precisa ser capaz de encontrá-los, sabendo que está sob o peso da dívida. É importante distinguir brevemente os diferentes tipos de dívida que podem ser incorridos:

Dívida de Alto Juro

Este é o seu cartão de crédito. Os juros médios do Cartão de Crédito Brasileiro são de 436% ao ano, segundo levantamento feito pela Proteste (Associação Brasileira de Defesa do Consumidor).

Essa pesquisa foi realizada em 6 países latinos americanos.

Dito isso, se estiver pagando o mínimo da fatura do seu cartão de crédito ou em um veículo similar de juros altos, é melhor torna esse pagamento prioritário antes de começar a investir.

Dívida de Baixo Juro

Esse tipo de dívida com juros baixos pode ser um financiamento de carro, uma linha de crédito ou um empréstimo consignado de um banco.

Antes de entrar em uma dívida faça comparações entre as Instituições financeiras. Veja aqui esse comparação. Faça essa uma análise das suas finanças e aprenda como sair das dividas com pouco dinheiro.

Usando o juros compostos ao seu favor

Imagem relacionada

A eliminação da dívida, particularmente de algo como um financiamento que terá prestações de longo prazo rouba tempo e dinheiro.

No longo prazo, o tempo e as oportunidades que você ganha com investimentos vale mais do que o dinheiro pago em dívidas.

Todo mundo quer fazer o seu dinheiro render no longo prazo. Esta é uma das razões para começar uma carteira de investimentos, apesar de ter dívidas.

Seus investimentos podem começar pequenos, mas compensarão mais do que os investimentos que você faria no futuro. Pare de procrastinar seus sonhos e objetivos financeiros.

Quanto mais cedo começar a poupar mais cedo irá alcançar sua Independência Financeira.

Criando um Plano de Investimento

Resultado de imagem para investment plan

Se você é um investidor iniciante o primeiro passo é fazer sua análise de perfil de risco (API). CLIQUE AQUI e faça seu perfil de risco.

A ideia inicial é substituir o pagamento de empréstimos por investimentos de baixo risco e/ou renda fixa.

Após essa análise é hora de começar a investir e montar sua carteira de investimentos conforme seu perfil. Com o passar do tempo você verá seu Balanço Patrimonial convergindo de Passivo para Ativo.

Dependendo do seu perfil, uma pequena parte do seu portfólio deve se concentrar em investimentos de alto risco e alto retorno, como ações.

Se a sua tolerância ao risco for muito baixa, a maior parte do seu investimento continuará a ser direcionada para o Renda Fixa.

Mas haverá uma porcentagem que será direcionada ao mercado de ações para gerar melhores rentabilidades.

Outro detalhe é que sua carga de dívida pode forçá-lo a criar uma carteira mais conservadora. A maior parte do seu dinheiro estará sendo “investido” em Renda Fixa.

À medida que a dívida diminui, você pode ajustar suas distribuições de acordo seu plano de investimento.

Como sair das dividas com pouco dinheiro?

Imagem relacionada

Você pode investir apesar de ter dívidas. A questão importante é o que você deve ou não fazer. A resposta a esta pergunta é muito personalizada para a sua situação financeira e tolerância ao risco.

Há certamente benefícios de colocar seu dinheiro no mercado o mais rápido possível. Mas também não há garantia de que seu portfólio terá o desempenho esperado. Essas coisas dependem da sua estratégia de investimento e do timing do mercado.

O maior benefício de investir quando estamos endividados é o fator psicológico. Pagar dívidas de longo prazo pode ser tedioso e desanimador se você não for o tipo de pessoa focada no longo prazo.

Para a maioria dos brasileiros que estão pagando dívidas, a sensação é que parece que estão lutando diariamente para chegar ao ponto em que sua vida financeira se normalize.

Muitas vezes a dívida se torna como um estado de limbo onde as coisas parecem estar acontecendo em câmera lenta.

Ao começar a construir um portfólio modesto, você pode manter seu entusiasmo mais elevado com o crescimento gradual dos seus investimentos.

Saber que o sol vai nascer e poder ver o amanhecer são experiências muito diferentes. Para algumas pessoas, construir um portfólio enquanto está endividado fornece um raio de luz de esperança.

Quer saber mais sobre como sair das dividas com pouco dinheiro? CLIQUE AQUI e veja esse post.


Gostou do meu artigo? Receba meu conteúdo se cadastrando no topo da página! Fique por dentro de todas as dicas e sacadas para alavancar seus investimentos.


CLIQUE no link abaixo e COMPARTILHE meu conteúdo nas redes sociais! Ajude outros investidores a saber como sair das dividas com pouco dinheiro!