7 Dicas de Como ser um Investidor de Sucesso Segundo Warren Buffett

Na carta de 2013 do presidente da Berkshire Hathaway aos acionistas, Warren Buffett escreve sobre “certos fundamentos de investimento”. Esses fundamentos formam o núcleo da filosofia de investimento da Financials. Aqui vamos ensinar como ser um investidor de sucesso.

Por causa disto, eu incluí seleções de sua carta a respeito destes fundamentos chaves, junto com meus próprios comentários. Espero que meus pensamentos ajudem a ampliar seu entendimento.

Se você seguir o que estamos dizendo aqui, não tenho dúvidas do seu sucesso nos investimentos em ações.

Dica #1 – Você não tem que ser um perito

“Você não precisa ser um especialista para obter retornos satisfatórios de investimento. Mas se você não for, reconheça suas limitações e siga naturalmente seis instintos e trabalhe bem. Mantenha as coisas simples e não complique tudo. Quando alguém prometer lucros rápidos, responda com um rápido não.”

O ponto de vista de Buffett é que investir não é algo que só os especialistas podem fazer. No entanto, se você não pretende permanecer focado nas coisas que você é especialista, é muito melhor comprar um fundo de índice deixando seus retornos focados no investimento global.

Dica #2 – Como ser um investidor com Foco no Futuro

“Concentre-se na produtividade futura do ativo que você está investindo. Se você não se sentir confortável fazendo uma estimativa aproximada dos ganhos futuros da empresa, basta esquecê-lo e seguir em frente. Ninguém tem a capacidade de avaliar todas as possibilidades de investimento. Mas a onisciência não é necessária. Você só precisa entender as ações que você compra e acredita.”

A chave para estar certo é entender o negócio bem o suficiente para ficar confortável e tentar prever o crescimento de caixa futuro de no mínimo dos próximos 5 anos.

Dica #3 – Não especule mudanças de preços no curto prazo

“Se você se concentrar na mudança de preço potencial de uma ação, estará especulando. Não há nada impróprio sobre isso. Sei, contudo, que não sou capaz de especular com êxito, e sou céptico em relação àqueles que afirmam ter sucesso sustentado ao fazê-lo. Metade de todos os traders ganhará seu primeiro lance. Nenhum desses caras tem uma expectativa de lucro se ele continuar a jogar o jogo. E o fato de que um determinado ativo se depreciou no passado recente nunca é uma razão para comprá-lo.”

Não se preocupe com o preço das ações subindo. Os preços das ações seguirão o valor intrínseco.

Se você souber que o valor intrínseco vai melhorar ao longo do tempo, e sabe que está obtendo uma margem de segurança hoje, é hora de comprar a ação. Não se torne um “investidor de momento”.

Dica #4 – Compreender o negócio da empresa

“Com meus dois pequenos investimentos, eu pensei apenas no que as propriedades iriam produzir e não me importavam em nada sobre suas avaliações diárias. Os jogos são ganhos por jogadores que se concentram no campo de jogo – não por aqueles cujos olhos estão colados ao placar. Se você pode desfrutar de sábados e domingos sem olhar para os preços das ações, experimentá-lo durante a semana.”

Concentre seu tempo na compreensão de negócios e que tipo de resultados de fluxo de caixa eles irão sustentar ao longo do tempo. Os preços de mercado estão lá apenas para dois fins: se queremos vender ou se queremos comprar.

Uma vez que não queremos vender, a nossa principal preocupação com os preços é aproveitar as baixas para comprar. Esse fundamento é essencial para aprender como ser um investidor bem sucedido.

Dica #5 – Não formar opiniões baseadas em previsões de mercado

“Ouvir as previsões macro ou outros mercados é um desperdício de tempo. Na verdade, é perigoso porque pode borrar a sua visão dos fatos que são realmente importantes. (Quando ouço os comentaristas de TV opinarem sobre o que o mercado vai fazer em seguida, lembro-me do comentário mordaz de Mickey Mantle: “Você não sabe o quão fácil é este jogo até chegar naquela cabine de transmissão).”

O segredo é não perder o foco dos seus fundamentos e saber a hora de sair do mercado ou entrar. É um grande risco se basear em boatos e opinião de “especialistas” principalmente se investir em ativos do governo.

Dica #6 – Fique dentro do seu círculo de competências

“Quando Charlie e eu compramos ações – o que consideramos pequenas porções de negócios – nossa análise é muito semelhante à que usamos na compra de negócios inteiros. Primeiro temos de decidir se podemos estimar de forma sensata uma faixa de rendimentos para cinco anos ou mais. Se a resposta for “sim”, compraremos a ação (ou o negócio) se ele vender a um preço razoável em relação ao limite inferior da nossa estimativa. Se, no entanto, não temos a capacidade de estimar ganhos futuros – o que geralmente é o caso – nós simplesmente passamos para outras perspectivas. Nos 54 anos que temos trabalhado juntos, nunca renunciamos a uma compra atraente por causa do ambiente macro ou político, ou as opiniões de outras pessoas. Na verdade, esses assuntos nunca surgem quando tomamos decisões.”

“É vital, no entanto, que reconheçamos o perímetro de nosso ‘círculo de competência’ e fiquemos bem dentro dele. Mesmo assim, vamos cometer alguns erros, tanto com ações e empresas. Mas não serão os desastres que ocorrem, por exemplo, quando um mercado em ascensão induz compras que se baseiam no comportamento antecipado dos preços e no desejo dos especuladores.”

Nós compramos ações das empresas que entendemos ser negociadas a preços que estão abaixo do seu valor intrínseco, independentemente das condições do mercado. E, novamente, não compre porque algo está subindo. Compre algo que você entenda. Então como ser um investidor da bolsa de valores? Coloque essas dicas em prática.

Dica #7 – Aguarde as boas ofertas

“A maioria dos investidores, é claro, não fizeram do estudo das perspectivas uma prioridade em suas vidas. Se for sábio, eles concluirão que não sabem o suficiente sobre empresas específicas para prever seu futuro poder aquisitivo. ”

Se quer aprender como ser um investidor da maneira de Buffett como eu faço, vai requerer estudar o mercado e ter paciência para esperar os bons negócios. Principalmente, exige disciplina para não ser afetado pelo aumento ou queda de mercados e emoções em massa.

Isso não é para todos, mas poderia ser para você, se você está disposto a aprender. Felizmente para você e sua família, você é. Suas finanças vão agradecer por isso.

Faça o download do meu guia de Análise Fundamentalista GRATUITO para gerar resultados positivos e de forma consistente!

Ainda tem algumas dúvidas? CLIQUE AQUI e saiba por onde e como começar!


Gostou do nosso artigo? Seja um membro Financials cadastrando seu e-mail ao lado e receba nosso conteúdo exclusivo!


CLIQUE no link abaixo e COMPARTILHE o conteúdo Financials nas redes sociais! Ajude seus amigos a descobrir como ser um investidor mesmo com pouco dinheiro!

Flavio Moura

Consultor Financeiro