As 3 regras inquebráveis ​​para ter sucesso na vida financeira

Recentemente, um amigo me perguntou quais os três mais importantes conselhos que eu poderia dar sobre como ter sucesso na vida financeira. Eu pensei que esta era uma excelente pergunta e que muitas outras pessoas provavelmente também teriam. Isso realmente me fez pensar: “Se eu pudesse apenas fornecer três conselhos, quais seriam?”

Quando se trata do seu sucesso financeiro, é preciso dominar algumas regras financeiras para fornecer a base sólida necessária para construir sua riqueza. E os passos para o sucesso financeiro provavelmente são muito menos complicados do que você imagina.

Primeiro, vamos definir a boa saúde financeira como sendo os meios para atingir todos os seus objetivos (seja lá o que for). Então, como você pode alcançar seus objetivos de forma consistente ao longo de sua vida? Aqui estão as três regras inquebráveis ​​que todos devem seguir para se preparar para o sucesso financeiro:

REGRA #1 – VIVER DENTRO DOS SEUS TERMOS

como ter sucesso financeiramente

Pode parecer óbvio, mas viver dentro dos seus termos é tão fundamental para o sucesso financeiro que pode ser repetido com bastante frequência. Na verdade, o senso comum nos diz que, se gastarmos mais do que recebemos, nosso patrimônio líquido irá diminuir.

Mas o que exatamente estamos tentando dizer quando insistimos em dizer para você viver dentro de seus termos? Simplificando, viver de acordo com seus termos implica ter bastante sobra ao longo de cada mês para investir, poupar e contribuir para os objetivos do seu fundo de aposentadoria.

Idealmente, você deve economizar e investir 20% de suas receitas. Parece muito? Estar comprometido com seu futuro sucesso financeiro significa que tenha disciplina e vontade de colocar o seu dinheiro para trabalhar para você. Por exemplo, atualmente meu custo de vida consome no máximo 40% das minhas receitas, assim, eu invisto 50% e dou 10%.

Lembre-se, o tempo é o seu melhor ativo para aumentar sua riqueza. Se você começar a investir cedo, por conta do juros compostos, seu dinheiro se multiplica durante um longo período de tempo. Além disso, se viver dentro dos seus termos fosse fácil, todos seriam financeiramente bem sucedidos.

Então, agora, sabemos o que significa viver dentro dos seus termos. Como fazemos isso? Confira este artigo para saber como as pessoas verdadeiramente bem sucedidas priorizam suas finanças.

REGRA #2 – MANTENHA UMA VIDA SIMPLES

como ter uma vida financeira de sucesso

Não importa de qual área de sua vida financeira estamos falando, quanto mais simples, melhor. Como podemos mantê-la simples? Por exemplo, quando se trata de gerenciamento de orçamento você pode:

  • Reduzir o número de contas correntes em Bancos ou conta poupança que possui.
  • Automatize o máximo de sua conta pagando o que puder.
  • Automatize suas receitas para que o dinheiro saia diretamente da sua conta corrente para uma conta poupança ou conta investimento sempre que receber seus salário.
  • Não transporte seus cartões de crédito com você para que não seja tentado a usá-los.

Do lado do investimento, se você não entende como funciona, matricule-se no nosso curso gratuito para investidores iniciantes. Também fazemos uma consultoria financeira pessoal especializada para quem precisa de um consultor dedicado às suas finanças.

REGRA #3 – NÃO PERSIGA O PRÓXIMO GRANDE INVESTIMENTO

dicas para ter sucesso na vida financeira

A terceira regra inquebrável tem duas partes. É imperativo que você mantenha sua estratégia de investimento simples. Aqui estão duas maneiras de fazer isso:

  • Não persiga o próximo grande investimento (por exemplo, o Bitcoin). Você não precisa de um grande acerto para aumentar sua riqueza. É preciso ter retornos médios no mercado. Também não podemos dar o luxo de não arriscar uma pequena parcela do nosso portfólio. Não importa o quão tentador se torne investir em um novo setor florescente, você deve manter o seu portfólio diversificado a todo custo.
  • Seja paciente. Não sucumbir aos caprichos do mercado quando as coisas ficam voláteis é primordial. Se você for um investidor inteligente que trabalha com grande margem de segurança e de acordo com sua tolerância ao risco, não será necessário fazer mudanças drásticas.

Conclusão de como ter sucesso na vida financeira

Embora seja verdade que cada investidor seja diferente, existem algumas regras que os mais bem sucedidos sempre seguem. Algumas pessoas dizem que investir é pouco mais do que uma forma refinada de apostas, mas isso só é verdade em um sentido extremamente limitado. Sim, investir envolve riscos e uma pequena quantidade do que alguns podem chamar de sorte/chance.

Mas qualquer pessoa que esteja no jogo de investimento para longo prazo deve entender que o sucesso e o fracasso dependem inteiramente de seus hábitos, de temperamento e comportamentos de decisão. Seguir estas três regras inquebráveis ​​ajudará você a melhorar e obter sucesso financeiro.

Ainda tem dúvidas de como ter sucesso na vida financeira? Veja aqui 10 hábitos para obter sucesso e estabilidade financeira, um artigo do Rafael Seabra, fundador do blog Quero Ficar Rico.


Gostou do nosso artigo? Cadastre-se na nossa Newsletters ao lado e fique por dentro de todas as dicas e sacadas para alavancar seus investimentos.


CLIQUE no link abaixo e COMPARTILHE nosso conteúdo nas redes sociais! Ajude outros investidores a saber como ter sucesso na vida financeira!

Flavio Moura

Consultor Financeiro