Veja os 12 erros na sua educação financeira pessoal que te afastam da riqueza

Ficar rico é o sonho de quase todas as pessoas. Alguns estudos que analisam o comportamento das pessoas ricas podem te ajudar a identificar quais atitudes te afastam da riqueza. Aqui vamos abordar dicas de educação financeira pessoal, dentre elas 12 erros para evitar a partir de hoje.

Algumas atitudes que são tomadas no decorrer do dia podem estar te deixando mais longe do sonho de se tornar uma pessoa rica. Assim, é importante ter consciência das consequências do que você faz.

O grande diferencial das pessoas que ficam ricas e das que não se tornam, está justamente em descobrir todos os comportamentos que as estão afastando de alcançar a riqueza. Entenda que tudo o que acontece na sua vida é em decorrência das escolhas que você fez.

Identificando os comportamentos que te afastam da riqueza

Outra grande diferença entre uma pessoa que conseguiu progredir na vida e a pessoa que não conseguiu, está no modo que essas pessoas lidam com falhas. É muito importante saber corrigir os erros para que eles não se repitam e você progrida ao invés de regredir.

Por esse motivo decidimos te ajudar com essas dicas de educação financeira pessoal que te afastam da riqueza e o que você não deve fazer para conseguir progredir financeiramente. É claro que existem outras coisas, como não investir, não poupar, porém, esses 12 erros são os que escolhemos trazer aqui hoje.

ERRO #1 – Não definir seus objetivos

dicas de educação financeira pessoal

Infelizmente esse é um comportamento que muitas pessoas possuem, de não definir seus objetivos, não decidem onde querem chegar. Você precisa mudar e começar a traçar quais são suas metas, além disso, importante também é obter um planejamento financeiro. Determine quanto pretende investir e se organize para isso.

ERRO #2 – Desistir facilmente

dicas de educação financeira para jovens

Algumas pessoas quando decidem iniciar algo, se empolgam, são otimistas, porém no primeiro empecilho que surge elas não conseguem seguir em frente e desistem. Esse é um comportamento inadmissível para quem tem como objetivo a riqueza, pessoas bem sucedidas não desistem facilmente, mas persistem mesmo com inúmeros problemas.

Talvez esse seja o pior de todos os comportamentos que impedem você de alcançar a riqueza, desistir ao primeiro sinal de derrota. A dica é, não desista de seguir até alcançar o que deseja, aprenda com seu fracasso e use-o como uma alavanca para melhorar e progredir.

A desistência acontece emocionalmente primeiro, depois encontramos motivos racionais para aceitá-la. E essa desistência emocional ocorre por não definir ou não saber definir seus propósitos, objetivos e metas financeiras. Essas dicas de educação financeira pessoal são essenciais.

ERRO #3 – Ausência de Determinação

dicas de educação financeira pdf

As pessoas que venceram na vida financeiramente possuíam o hábito de estar decididos, sempre que fosse necessário revolver algo eles tomavam a frente e sem reclamar, resolviam tudo. Quem não consegue vencer financeiramente, geralmente tem o hábito de pensar lentamente e mesmo após decidir algo, voltam atrás, ou seja, não são pessoas seguras, não confiam nelas mesmas.

Se você não confiar no seu potencial, quem vai confiar? O grande passo para você chegar ao sucesso financeiro, está em você saber acreditar na sua capacidade. Seja determinado, decida tudo com certeza, sem dúvidas, sem desistências. E lembre-se que uma decisão errada pode comprometer todas as outras.

ERRO #4 – Ter a mente fechada

como fazer um planejamento financeiro pessoal

Uma dica é nunca ficar preso a um pensamento só, você deve enxergar novas oportunidades, inovar, imaginar novas ideias. Deve se manter informado sobre todas as atualidades e nunca ter medo de ousar. As pessoas bem sucedidas pensam diferente.

Por isso faça coisas diferentes, exponha suas ideias, mesmo que sejam ideias diferentes das que imaginou. Manter a mente fechada, não gera progresso, mas é sim um dos comportamentos que te afastam da riqueza.

ERRO #5 – Gastar mais do que você tem

educação financeira pessoal pdf

Esse é um comportamento que no momento em que é praticado você não percebe muito os efeitos, mas depois que a conta chega você consegue perceber as consequências. Isso causa um grande estresse financeiro. A maioria das pessoas não economiza e vai além disso, pois acumulam dívidas para mostrar que vive em um padrão, que na verdade não é dela.

Ou seja, a tão falada “ostentação”. São pessoas que gastam muito dinheiro com coisas que não têm como pagar. Esse tipo de comportamento afasta totalmente da riqueza. A grande consequência é se endividar e não possuir dinheiro para o futuro, e nesses casos ao invés da riqueza, o que você vai conseguir é a pobreza.

ERRO #6 – Trabalhar com aquilo que você odeia

planejamento financeiro pessoal excel

Trabalhar onde você não gosta pode diminuir suas chances de ficar rico, além de deixá-lo irritado e muito estressado. Buscar a verdadeira paixão é o que todas as pessoas que alcançaram a riqueza fizeram.  Fazer o que gosta vai te tonar uma pessoa bem sucedida e com certeza vai te levar até a sua sonhada riqueza.

Só é preciso ser inteligente e superar suas habilidades e expectativas. Além disso, você ficará mais feliz, animado com o trabalho e conseguirá rapidamente realizar seus objetivos. Uma energia contagiante invade as pessoas que praticam aquilo que gostam, deixando também o foco mais certo para conseguir superar os erros e as falhas.

ERRO #7 – Conviver com pessoas negativas

educação financeira pessoal gratis

A grande maioria das pessoas ricas e bem sucedidas possui o hábito de só conviver com pessoas otimistas e que pensam no sucesso. E elas escolhem não conviver com pessoas negativas. É extremamente importante que você busque estar junto das pessoas talentosas e que te motivem a progredir, pensam positivamente dentro e fora do ambiente de trabalho.

O otimismo deve ser um dos ingredientes da sua vida. Lembrando sempre que uma parte daquilo que você se torna tem a ver com as pessoas com as quais você convive. Por isso, mantenha ao seu lado as pessoas que você percebe que estão em busca de sucesso e que somem isso com você. A riqueza vai ao seu encontro.

ERRO #8 – Evitar as críticas

planejamento financeiro pessoal pdf

Todo mundo adora receber um elogio, mas não sabem se comportar quando recebem uma crítica. E muitas vezes por medo das críticas, as pessoas não buscam um retorno de outras pessoas.

O que você precisa aprender é que receber uma crítica pode ser difícil no momento, mas depois começa a entender que pode usa-la a seu favor e melhorar para que da próxima vez faça muito melhor.

Outra vantagem é que você pode mudar o rumo que estava levando, e começar a experimentar o novo, o inusitado e ir ao encontro da tão sonhada riqueza que você deseja. Tá gostando das nossas dicas de educação financeira pessoal? Continue lendo!

ERRO #9 – Procrastinação

organização financeira pessoal planilha

Outro comportamento comum, deixar tudo para amanhã. Essa é uma falha terrível que podemos cometer. Algumas pessoas estão sempre em busca do tempo certo para começar algo.

Mas não espere, porque nunca chegará esse tempo certo, justamente porque ele é hoje, agora!  Quer alcançar sua riqueza? Comece hoje mesmo, estude, se dedique e alcance!

O grande segredo é não procrastinar, não deixar para depois! Pois procrastinar te causará um grande problema, pois sua credibilidade estará afetada. Seu trabalho ficará afetado, arriscando a qualidade prestada e levando para longe sua riqueza futura.

ERRO #10 – Não cuidar da saúde

planejamento financeiro familiar

Ninguém conseguirá chegar ao auge do sucesso se não estiver bem de saúde. O que muitos milionários fazem diariamente é exatamente isso, cuidar da saúde, praticando algum exercício físico e se alimentando corretamente.

Cuide do seu corpo, porque ele é sua casa e é com ele que vai alcançar seus objetivos, mas para isso ele precisa estar saudável. A partir da falta de cuidado, as coisas ruins podem aparecer, como pensamentos negativos, falta de controle, impaciência, e os resultados almejados não chegarão.

Dedique um pouco de tempo para isso. Não cometa o erro de permanecer no comportamento sedentário ou sem saúde. Se estiver gostando das nossas dicas de educação financeira pessoal, deixe seu comentário!

ERRO #11 – Ser desonesto

planejamento financeiro empresarial

Uma das dicas de educação financeira pessoal é jamais ser desonesto. Pessoas desonestas conseguem vencer na vida em curto prazo, porque nada que é errado dura por muito tempo. Para você conseguir um sucesso e uma riqueza contínua é necessário ter a honestidade como uma das suas qualidades.

As pessoas que decidem ser desonestas jamais alcançarão a riqueza que desejam, e só conseguirão uma perda da reputação, ficando sujo no mercado e perdendo grandes chances. Lembre-se sempre que a honestidade é um dos ingredientes para alcançar a sua riqueza.

ERRO #12 – Ter preguiça de estudar

planejamento financeiro

Não é só por um diploma universitário, é mais que isso. Pessoas de sucesso que conseguiram vencer na vida e adquirir uma grande riqueza possuem conhecimento. Poder é para quem tem conhecimento, e você precisa praticar na sua vida. Você precisa adquirir conhecimento e saber o que fazer com ele.

O conhecimento deve ser sua prioridade, por isso leia bastante, tenha sede em estudar, é isso que muitos milionários fazem, eles leem muito. Determine alguns assuntos que você tem necessidade e interesse em aprender e pesquise, estude , tente ser bom em qualquer assunto.

Imagine você em uma grande reunião de negócios, você deve ter um conhecimento sobre diversos assuntos para não passar batido e ficar calado. Pessoas de sucesso discutem qualquer tema.

Diga não a todos os comportamentos que te afastam da riqueza

Todos nós sabemos que errar faz parte do ser humano, pois ninguém é perfeito. O que deve entender é que permanecer no erro é tolice e pode prejudica-lo eternamente.

Aprenda com seus erros e com suas falhas, a partir dai estará apto a seguir em frente, com mais maturidade e conhecimento. Quem aprende com os erros que cometeu, adquire conhecimento.

Analise todas as suas decisões financeira e faça um bom planejamento. Siga sua meta com garra, foco e muita força, podendo ter certeza que o que você almeja chegará mais rapidamente. O sonho da maioria da população é o mesmo do seu, e o que vai diferenciar e fazer você chegar aonde a maioria talvez não chegue é a sua determinação, vontade  de vencer e a preparação necessária.

Sempre que ultrapassar um sonho, tenha outros em mente e corra atrás dele. Isso vai te manter motivado, determinado e com uma força de vontade inigualável. Com as dicas de educação financeira pessoal você vai ou não mudar de vida?

Dicas de educação financeira pessoal – Conclusão

Siga a listinha, estude bastante, adquiria conhecimento e vença! O sucesso está batendo na sua porta, é só você saber agir e deixá-lo fazer parte da sua vida!

Por fim, deixe de aplicar no seu cotidiano todos esses 12 comportamentos que te afastam da riqueza. A partir do momento que você começar a fazer tudo da maneira correta, sua riqueza e o sucesso chegará até você.

Ainda tem dúvidas? CLIQUE AQUI e conheça mais 10 dicas para fazer seu planejamento financeiro pessoal.


Gostou do nosso artigo? Cadastre-se na nossa Newsletters ao lado e fique por dentro de todas as dicas e sacadas para alavancar seus investimentos.


CLIQUE no link abaixo e COMPARTILHE nosso conteúdo nas redes sociais! Ajude outros investidores a saber das dicas de educação financeira pessoal!

Flavio Moura

Consultor Financeiro