6 dicas de finanças pessoais para uma mulher estar preparada na aposentadoria

O número de mulheres atualmente casadas que viverão sozinhas em algum momento durante seus anos de aposentadoria continua a crescer a um ritmo constante. Por isso escrevi esse post sobre dicas de finanças pessoais femininas, uma vez que muitas mulheres podem encontrar-se despreparadas para voar financeiramente sozinhas.

O divórcio tardio é uma razão crescente para que as mulheres estejam solteiras na aposentadoria. Segundo pesquisas, a taxa geral de divórcio tem diminuído de forma constante desde 1990, enquanto as taxas de divórcio entre indivíduos de 50 anos ou mais dobraram. Para aqueles com mais de 65 anos é triplicado . As conclusões também mostram que mais de 55% dos divórcios tardios envolvem casais casados ​​há mais de 20 anos.

Não importa quando isso aconteça, tornar-se solteira é uma experiência estressante e emocional. Também pode ser um fardo financeiro. Especialmente durante seus anos de aposentadoria. Em muitas famílias, apenas um dos cônjuges lida com as finanças, planejamento de aposentadoria, investimento e assuntos relacionados.

Se você não é esse cônjuge e algo acontece, não tenha duvidas que se sentirá sobrecarregada e confusa sobre o que fazer e quais atitudes tomar. Aqui estão seis dicas de finanças pessoais femininas para se preparar melhor.

1. Gerenciar e planejar ativamente seu futuro financeiro

finanças femininas planilha

Se o plano de aposentadoria e os investimentos a interessam ou não, você e seu cônjuge devem ser participantes ativos. Quando houver reuniões com seu consultor financeiro ou advogado, certifique-se de estar presente e envolvida nas discussões.

Embora você possa confiar plenamente em seu cônjuge para lidar com suas finanças, ainda precisa saber o que está acontecendo. Então, se você for deixada sozinha, pode continuar com esses planos sem se sentir sobrecarregada ou confusa.

Certifique-se de ter uma boa compreensão de sua situação financeira geral. Isso inclui o valor e a localização de seus ativos, saldo do financiamento habitacional, dívida de cartão de crédito, empréstimos estudantis e financiamentos automotivos. Leia todos os documentos legais que podem afetar suas finanças e a disposição de ativos se qualquer um de vocês vier a faltar.

2. Calcule suas potenciais receitas e despesas

finanças femininas blog

Provavelmente, a parte mais importante do planejamento financeiro para seus anos de aposentadoria é descobrir como viver com apenas um rendimento em vez de dois. Para muitas mulheres, a renda doméstica diminuirá significativamente após o fim do casamento.

Planejar a vida financeira se houver separação na meia idade é financeiramente mais fácil do que um divórcio tardio. Em um divórcio, você geralmente está dividindo a maioria dos seus bens, incluindo sua casa, e depois determinando a melhor maneira de viver do que resta.

Enquanto isso, uma viúva ainda tem o uso da maioria, se não de todos, de seus ativos combinados e potenciais benefícios de pensão.

3. Determine sua renda disponível

finanças femininas youtube

Fazer planos de contingência demonstram uma visão de suas opções e cursos de ação. Uma informação importante é a renda que você ainda terá disponível em alguma situação. Pode-se calcular facilmente sua renda de sobrevivência e benefícios de segurança social se você é viúva, mas a renda para um divorciado é mais complicado.

Comece com as fontes de renda que terá disponível em seu nome e determinará quais as melhores opções de investimento.

Procure a ajuda de um consultor financeiro qualificado ou advogado especializado em divórcio para determinar a quantidade de renda que você pode gerar com segurança.

4. Criar um orçamento simplificado

planilha de gastos pessoais feminina

Uma vez que você tenha uma ideia melhor de sua renda, compare isso com suas despesas. Crie um orçamento simplificado e determine onde você pode precisar fazer ajustes. (BAIXE AQUI NOSSA PLANILHA D ORÇAMENTO FINANCEIRO)

Uma maneira de certificar-se de que ainda poderá cumprir obrigações mensais se estiver solteira na aposentadoria é ter um plano para pagar grandes dívidas antes da aposentadoria. Se os itens que compõem a maioria de suas despesas mensais são pagos, isso liberará seu orçamento a cada mês e facilitará o pagamento de seus mantimentos, medicamentos e outras despesas recorrentes da casa.

Não se esqueça de considerar suas opções de plano de saúde e custos potenciais de medicamentos. Isso pode ser uma despesa significativa se você ainda não possui plano de saúde fornecido pelo empregador.

5. Considere sua saúde

finanças pessoais femininas

O cuidado de longo prazo sempre foi principalmente uma questão das mulheres. Porém, nunca houve tantos homens quanto mulheres em instalações na saúde pública. Nosso sistema de saúde pública não atende os cuidados necessários para uma vida longa. Assim nossa saúde torna-se uma despesa que pode descarrilar completamente seu bem estar financeiro na aposentadoria.

Considere o impacto de despesas mensais adicionais de R$4.000,00 ou mais. Como isso afetaria a capacidade de seus ativos e renda para sustentar esses custos por qualquer período prolongado?

Se o seu objetivo é proteger seus ativos para seus herdeiros ou ter algum controle sobre como e onde você recebe cuidados, considere procurar um seguro de vida e um bom plano de saúde. Dentre as dicas de finanças pessoais femininas, acredito essa ser a mais importante.

6. Ter um Fundo de Emergência

livros de finanças femininas

Não importa qual idade tenha, todos devem ter um fundo de emergência. Particularmente importante durante seus anos de aposentadoria. Se algo acontecer com seu cônjuge, uma forte almofada de dinheiro pode dar-lhe o tempo necessário para readequar suas finanças e tomar decisões importantes sem se sentir pressionado, o que pode levar a poucas escolhas.

Dicas de finanças pessoais femininas:

Ainda precisa de mais dicas de finanças pessoais femininas? CLIQUE AQUI e veja 5 dicas de Empoderamento Feminino para Finanças Pessoais!


Gostou do nosso artigo? Cadastre-se na nossa Newsletters ao lado e fique por dentro de todas as dicas e sacadas para alavancar seus investimentos.


CLIQUE no link abaixo e COMPARTILHE nosso conteúdo nas redes sociais! Ajude outros investidores a conhecer as 6 dicas de finanças pessoais femininas!

Flavio Moura

Consultor Financeiro