8 dicas especias de Warren Buffett para quem quer investir na bolsa de valores

Vou listar nesse post dicas para investir na bolsa de valores segundo o Oráculo de Omaha, Warren Buffett. Ele diz que a experiência é a chave final para ser um investidor bem sucedido.

Quando uma pessoa com dinheiro encontra uma pessoa com experiência, a pessoa com experiência acaba com o dinheiro e a pessoa com dinheiro sai com experiência.

Esta foi a resposta de Warren Buffett, aos 87 anos de idade, quando perguntado sobre seus melhores conselhos de investimento. No entanto, o que acontece com aqueles que são novos ao investir? E se você não tiver experiência?

Bem, felizmente, você pode aprender com investidores que têm experiência – investidores como o próprio Warren Buffett.

Dê uma olhada nestas 8 dicas para investir na bolsa de valores comprovadas da Warren Buffett:

#1 – A DIVERSIFICAÇÃO NEM SEMPRE É UMA BOA IDEIA

dicas para quem quer investir na bolsa de valoresMuitos bons investidores enfatizam a importância da diversificação. Mas Warren Buffett tende a discordar da ideia. Buffett diz que a diversificação é para pessoas que não sabem muito sobre o investimento. Um investidor experiente deve escolher ações a longo prazo e deve ter fé em seus investimentos.

Alguns investidores diversificam suas carteiras porque temem que uma ação possa afundar todo o portfólio. Mas, ao fazê-lo, torna-se muito mais difícil acompanhar os eventos atuais que afetam cada empresa. Assim, ao diversificar, eles podem reduzir a volatilidade do seu portfólio, mas, ao mesmo tempo, eles reduzem seu foco em investimentos individuais.

Buffett espera oportunidades para comprar boas ações, e quando essas oportunidades chegam, ele aproveita. De acordo com Buffett, ” quando está chovendo o ouro, apague o balde e não o dedal”.

#2 – INVISTA EM SI MESMO PRIMEIRO

dicas para começar a investir na bolsa de valores

O melhor investimento que você pode fazer é em suas próprias habilidades. Tudo o que você pode fazer para desenvolver suas próprias habilidades ou negócios provavelmente será mais produtivo.

Warren Buffett diz que o melhor investimento que se pode fazer é em suas próprias habilidades. A maioria das pessoas não vai multiplicar a maior parte do seu capital no mercado de ações. Eles vão conseguir a partir de seus empregos. Então, coloque-se em primeiro lugar.

O parceiro de Buffett, Charlie Munger, teve um pensamento semelhante. O segredo de Munger para o sucesso: se venda uma hora por dia e use essa hora para melhorar a sua vida.

#3 – CONFIE EM SI MESMO PARA SER UM INVESTIDOR DE SUCESSO

dicas como investir na bolsa de valores

Buffett diz que o mais difícil é confiar nas suas decisões de investimento. Você sempre pensa que os outros estão certos e você está errado. Em vez disso, você precisa estudar e acreditar em si mesmo.

Para ser bem-sucedido, você precisa superar o medo e não prestar atenção ao que os outros estão lhe dizendo. Acumule conhecimento e tome decisões de investimento por conta própria para se afasta da manada e ser um vencedor. Essa é uma das dicas para investir na bolsa de valores mais valiosas.

#4 – FAÇA INVESTIMENTOS QUE VOCÊ ENTENDA

dicas para investir na bolsa de valores

Warren Buffett diz que muitas pessoas pensam pouco antes de fazer qualquer investimento. E às vezes pensam muito.

Buffett adverte que você nunca deve investir em empresas que você não compreende completamente.

Ele diz que, antes de investir em ações de uma empresa, deve-se primeiro entender como a empresa ganha dinheiro e os principais impulsionadores que afetam sua indústria. Se não consegue entender isso, ele passa a avaliar outra empresa nesta mesma filosofia.

A maioria das pessoas não conseguem prever a próxima tendência da moda entre os adolescentes ou se um medicamento será ou não bem sucedido no mercado. Mesmo se você tivesse mais dados do que qualquer outra pessoa, ainda é impossível prever o futuro com 100% de precisão.

Em situações que dependem de uma previsão precisa do futuro, Buffett aconselha a não investir. Se é complexo para você, basta procurar outras empresas para investir.

Buffet disse uma vez que, em cerca de cerca de 10.000 empresas de capital aberto, ele gostaria de investir em apenas algumas centenas de empresas antes mesmo de levar em consideração a avaliação!

#5 – CERTIFIQUE-SE DE VALIDAR CERTAS NOTÍCIAS

dicas para investir na bolsa

Uma das melhores dicas de investimento de Warren Buffett é não acreditar em manchetes de notícias que você vê. Antes de tomar qualquer decisão valide essas informações e veja se a noticia irá, verdadeiramente, impactar nos negócios da empresa.

Buffett acredita na regra 99-1. A maioria dos investidores tomam decisões com base em 1% das notícias financeiras que eles consomem. Ao fazer isso, eles vendem rapidamente suas ações sempre que surjem más notícias.

Por exemplo, as receitas de uma empresa caíram 10%. Se a empresa neste exemplo particular estiver no negócio por, digamos, 100 anos, então Buffett diz que é definitivamente capaz de resistir a tais eventos. Em outras palavras, muitas vezes as pessoas tendem a reagir exageradamente. Das dicas para investir na bolsa de valores, fique atento à essa.

Como o Jack Bogle do Fundo Vanguard poderia dizer: “Não faça nada, fique quieto!”

#6 – COMPRAR UMA AÇÃO SIGNIFICA SER PROPRIETÁRIO DA EMPRESA

dicas de investimento na bolsa de valores

Imagine que você está comprando uma participação de propriedade na loja de conveniência do posto de gasolina perto da sua casa. Automaticamente, você pensará sobre a concorrência, fornecedores, preços, etc. Você terá que pensar tanto sobre a localização específica como sobre sua posição competitiva no mercado.

Da mesma forma, ao comprar ações, você precisa pensar sobre todas essas coisas. Assim como as pessoas que executam o negócio.

Quando você compra uma ação, não está apenas comprando um pedaço de papel ou um símbolo de letras. Comprar ação de uma empresa significa está comprando uma participação de propriedade em um NEGÓCIO.

#7 – APRENDA COM SEUS ERROS E VÁ EM FRENTE

dicas para investir em bolsa de valores

Você pode ficar surpreso ao saber que mesmo Warren Buffett comete erros. Mas ele se certifica de que ele aprende com seus erros.

Buffett aconselha manter um registro dos erros cometidos para que você saiba o que deu errado e certifique-se de não repeti-los novamente.

Buffett ainda diz que você deve compartilhar essas lições com seus filhos e netos para que eles saibam quais erros não devem cometer.

#8 – NÃO MOVIMENTE SUA CARTEIRA DIARIAMENTE

investir bolsa valores pouco dinheiro

De acordo com Buffett, o segredo para obter um melhor retorno sobre o investimento é comprar um ação e esquecê-l. Ele acredita em ter uma mentalidade de buy-and-hold e insiste em manter ações por décadas.

Há dois princípios por trás disso:

  • (1) se você comprar uma ação abaixo do seu verdadeiro valor, o preço da ação eventualmente subirá acima do seu valor intrínseco;
  • (2) se você comprar um negócio maravilhoso, o valor desse negócio será composto e aumentará exponencialmente quanto mais tempo segurar a ação.

Então, o investidor paciente será, em última instância, recompensado se manterem suas ações por mais tempo. Para Buffett, o tempo é o amigo de um negócio maravilhoso.

Se você não está disposto a possuir uma ação por 10 anos, nem pense em possuí-la por dez minutos.

Ele diz que se você constantemente comprar e vender ações, isso levará uma porcentagem significativa de seus retornos na forma de taxas e impostos. Então, é melhor comprar ótimas ações e mantê-las por muito tempo.

Dicas para investir na bolsa de valores!

Espero que tenha gostado dessas dicas de investimento da Warren Buffett. Elas podem ser seguidas por quase qualquer pessoa que deseja ser um investidor bem-sucedido.

Você pode tomar essas dicas de investimento e aplicá-las ao seu próprio investimento. Seja você um novo investidor ou um investidor experiente.

Para pessoas que ainda estão completamente perdidas, Buffett diz que deve-se investir em fundos indexados ou confiar em outros investidores experientes (CONHEÇA MINHA CONSULTORA DE INVESTIMENTOS).

Ainda está com dúvidas? CLIQUE AQUI e veja essa guia completo!


Gostou do nosso artigo? Cadastre-se na nossa Newsletters ao lado e fique por dentro de todas as dicas e sacadas para alavancar seus investimentos.


CLIQUE no link abaixo e COMPARTILHE nosso conteúdo nas redes sociais! Ajude outros investidores a conhecer essas dicas para investir na bolsa de valores!

Flavio Moura

Consultor Financeiro