Como Posso Ganhar Dinheiro na Bolsa de Valores? Veja os 4 Fundamentos Essenciais

Ganhar dinheiro na bolsa e fazer riqueza não é uma tarefa simples. Não existe fórmula mágica. Porém, vamos ensinar aqui 4 elementos que chamamos de “FAMR” que significa: Fundamento; Avaliação; Momento e Risco. São os quatro elementos diferentes a serem considerados ao determinar a atratividade de uma ação na bolsa de valores.

#1 – Fundamento

A lucratividade de uma empresa mostra se ela é bem administrada ou não. Escolha empresas com alta ou crescente rentabilidade. Alguns índices financeiros a considerar aqui são o retorno sobre os ativos , o retorno sobre o patrimônio líquido, a rotatividade de ativos ou a margem de lucro operacional. Clique Aqui e saiba mais sobre Análise Fundamentalista.

#2 – Avaliação

Como o mercado percebe esta ação. Procure bons fundamentos a preços baixos e considere um balanço de avaliação e fundamentos. Uma ação com bons fundamentos ainda pode ser atraente em uma avaliação mais elevada. Alguns múltiplos comuns para determinar a avaliação são P/L, P/VP, ROE e ROIC.

#3 – Momento

Evite “armadilhas de valor” procurando um impulso positivo tanto no preço quanto nos ganhos. No “Momento” em que examina se o preço da ação está subindo durante um determinado período, verifique também se os ganhos da empresa têm aumentado por algum tempo. Um impulso de preço forte diz que o mercado está otimista sobre a ação e seu setor.

#4 – Risco

Opte por baixo risco comercial e de preço . Nem todas as ações estão indo bem, por isso, considere a realização de alguns que proporcionam retornos estáveis ​​e dividendos fortes.

Manter um portfólio concentrado = ganhar dinheiro na bolsa

Diversificação é o conceito necessário de reduzir o risco medido como volatilidade em sua carteira, mantendo um grande número de ações. Um fundo passivo como um exemplo segurará quase todas as ações do mercado e, teoricamente, elimina todos os riscos específicos da empresa.

Para ganhar dinheiro na bolsa diversifique e evite o risco desnecessariamente alto. Muita diversificação, porém, reduz sua chance de obter um retorno acima do mercado, que deve ser o objetivo de qualquer investidor ativo (caso contrário, poupar tempo e esforço, basta comprar um fundo de índice passivo de baixo custo).

Uma carteira concentrada de dez ações usa diversificação para reduzir o risco, mas também aumenta a chance de superação.

Gerencie o risco constantemente

O guru do investimento Warren Buffet disse: “Regra # 1: Nunca perca dinheiro; Regra # 2: Nunca se esqueça da regra nº 1”. Embora possa ser difícil ou impossível mesmo nunca perder dinheiro, essas palavras de sabedoria nos dizem que uma parte crucial do investimento é gerenciar seu risco.

Gostaria mesmo de ir tão longe para dizer que a gestão do seu risco é mais importante do que encontrar as melhores ações. A razão é bastante simples. Sabemos que as ações e os mercados despencam agora e então, se você pode limitar suas perdas quando isso acontece, terá um pedaço maior de riqueza para acumular retornos quando o mercado se transforma e sobe.

Parar a perda é uma ferramenta simples, contudo poderosa, da gerência de risco. O benefício de um stop loss é que predeterminamos nossa perda. Quando investimos em uma ação, podemos decidir que se o preço cair para um determinado nível, vamos vendê-la.

O nível de stop loss pode variar com os mercados e estratégias de investimento, mas 20% é muitas vezes suficiente. Ou seja, se o preço da ação cai em 20% de seu preço de compra, você vai vendê-la. Assim vai preservar o capital e proteger-se de suas emoções.

Clique Aqui e saiba mais sobre como ganhar dinheiro na bolsa.


Gostou do nosso artigo? Seja um membro Financials se cadastrando na nossa Newsletters e fique por dentro de todas as dicas e sacadas no desenvolvimento dos seus investimentos.


CLIQUE no link abaixo e COMPARTILHE o conteúdo Financials nas redes sociais! Ajude outros investidores a descobrir Como Ganhar Dinheiro na Bolsa!

Flavio Moura

Consultor Financeiro

  • Alberto Tavares

    boas dicas!

    saudacoes
    educacaomaisinvestimento.blogspot.com.br