Vendeu tudo: Grupo Hypermarcas se transforma em farmacêutica

O Grupo Hypermarcas (HYPE3) anunciou, ontem à noite, após o fechamento do mercado, a venda do seu negócio de produtos descartáveis composto pelas marcas de fraldas infantis Pom Pom, Cremer, Sapeka, além da Bigfral, para belga Ontex (ONTEX) por R$ 1 bilhão. O pagamento deve ocorrer “na data de fechamento da transação, esperado para ocorrer no 1º Trimestre de 2017”, segundo comunicado.

Com essa transação o Grupo Hypermarcas torna-se uma empresa farmacêutica pura, concluindo o processo de reestruturação iniciado em 2015. A companhia agora vai concentrar seus investimentos no negócio farmacêutico, ao avaliar uma tendência atrativa de crescimento no setor. Essa estratégia é dada pelo envelhecimento da população brasileira.

Impactos para 2017 com a venda da divisão do Grupo Hypermarcas

Separadamente, a Ontex informou que a compra da divisão da Hypermarcas deve permitir acréscimo de dois dígitos no lucro por ação do primeiro ano. A companhia belga ainda prevê para 2017 modesto crescimento. Especialmente na margem de Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) ajustado depois das sinergias.

Embora já esperado pelo mercado, analistas elogiaram o negócio. Segundo o BTG Pactual, o valor anunciado ficou no piso do estimado, mas ainda assim adiciona R$ 1,60 por ação. “Dado o posicionamento atual da empresa, o mercado deve receber bem a notícia.

O Credit Suisse também comentou que a conclusão do desinvestimento vai fortalecer ainda mais o balanço da empresa. “Apesar de já ser esperado, por ter ocorrido este ano, o anúncio pode ser uma surpresa positiva para o mercado. Não existia ainda um timing claro para a transação”, disseram os analistas. Tanto o BTG quanto o Credit ressaltaram que a conclusão da venda abre caminho para que a empresa pague eventualmente mais dividendos.


Gostou do nosso artigo? Cadastre-se na nossa Newsletters e fique por dentro de todas as dicas e sacadas para alavancar seus investimentos.

 [wysija_form id=”1″]

CLIQUE no link abaixo e COMPARTILHE nosso conteúdo nas redes sociais! Ajude outros investidores!

Flavio Moura

Consultor Financeiro