Home Broker

O Home Broker é o sistema que as corretoras utilizam para permitir que seus clientes operem na Bovespa por meio da internet. Semelhante com o serviço de internet banking, oferecido pelos principais bancos de varejo.

Home Broker

Este instrumento está interligado ao sistema de negociação da Bovespa e permite que o investidor envie ordens de compra e venda de ações. Geralmente é acessado por meio do site da corretora na internet, facilitando o acesso ao o investidor comum.

O Home Broker é a plataforma de negociação normalmente acessada pelo navegador, usada para operar diretamente nas bolsas de valores por meio de uma corretora, podendo apresentar variações de características e serviços de uma corretora para outra.

Serviços e Características do Home Broker

Cotações: podem ser atualizadas em real time, ou seja, instantaneamente, ao mesmo tempo em que ocorrem.

Tempo de envio das ordens: as ordens de compra e venda são processadas imediatamente após a confirmação dos clientes. A Bovespa estipula parâmetros de tempo para envio de ordens, que pode chegar até a seis segundos.

Tempo de recebimento de status das ordens: a Bovespa também define parâmetros para envio dos status das ordens, após a confirmação de recebimento na mesma, para o acompanhamento dos clientes. Os principais status de ordens podem ser: Pendente de execução, Cancelada, Executada Total, Executada Parcial.

Livro de Ofertas (book): disponibilização de listas de quantidades, valores e nomes de corretoras que estão negociando a ação escolhida. Na lista de ofertas de um determinado ativo, aparecem todas as ofertas de compra e de venda e as respectivas corretoras intermediadoras das ordens.

Listagem da Carteira: auxilia o controle por meio da disponibilização de uma lista dos ativos em que o cliente pode escolher os que lhe interessam, com a cotação atual e a quantidade disponível do ativo.

Disponibilidade: a disponibilidade do Home Broker é essencial, pois uma falha na infraestrutura da corretora pode prejudicar a negociação. Também pode acontecer da comunicação por meio da internet ser prejudicada, independente da corretora.

Quais as Vantagens do Home Broker?

  • Agilidade no cadastramento e no trâmite de documentos.
  • Acompanhamento da carteira de ações.
  • Acesso às cotações (algumas corretoras poderão oferecer também notícias e análises sobre o mercado).
  • Envio de ordens imediatas ou programadas de compra e venda de ações.
  • Recebimento da confirmação de ordens executadas.

É necessário que o investidor se torne cliente em uma corretora que disponha do sistema Home Broker. O investidor deverá preencher um cadastro, exigido pela Instrução 301 da CVM.

Ao se cadastrar o investidor recebe um código, por meio do qual serão feitas as negociações e os registros. O cliente também deve possuir um computador com acesso à internet e recursos financeiros disponíveis para liquidação das operações.

A negociação de ações pela internet envolve os mesmos tipos de risco operacional de qualquer outra operação realizada por meio da rede mundial de computadores. Riscos semelhantes se aplicam a transações e transferências bancárias, aplicações e investimentos, bem como compras on-line.


Para saber mais, cadastre-se ao lado e receba todas as nossas dicas! A hora é agora!


Agora que você já aprendeu como investir, clique no Link abaixo e compartilhe nosso conteúdo nas redes sociais! Ajude outros investidores!