4 passos para você se tornar financeiramente independente em 7 anos ou menos

Você quer alcançar a sonhada Independência Financeira? Como está seu patrimônio líquido? Com está sua renda? Superavitária ou deficitária? E suas despesas? Estão subindo ao passar do tempo?

Mas o que você pode fazer? Desistir do sonho de se aposentar confortavelmente um dia? Aceitar um futuro de existência cada vez mais escasso?

Ou deve assumir a responsabilidade pela sua independência financeira e fazer mudanças?

Essa última pergunta é retórica, claro. Mas às vezes, eu me pergunto se as pessoas realmente entendem suas opções. Coisas acontecem na vida que não podemos controlar. Mas nós podemos controlar a maneira como reagimos a eles.

Eu entendo que quando você está no meio da sua vida e mal sabe administrar suas despesas, parece que a única chance de se tornar financeiramente bem sucedido é ganhar na loteria. Por isso, pode ser frustrante ouvir um cara rico dizer-lhe que você não poderá transformar R$ 25.000 em R$ 100.000, investindo em ações.

Mas eu acredito – não estou certo – que quem tem inteligência modesta e uma atitude positiva pode tornar-se financeiramente independente em sete anos ou menos, se ele está disposto a trabalhar duro.

Você não tem que desistir do sonho de ser rico. Todos nós temos a capacidade de mudar nossa vida e alcançar a independência financeira. Vai levar um pouco de tempo e paciência. E vai exigir que você mude alguns dos pensamentos e sentimentos que tem sobre riqueza e relacionamento com o dinheiro.

Por isso vou listar aqui quatro passos simples para começar a sua caminhada rumo à independência financeira:

Passo 1 – Aceite o fato de que você é o único responsável por sua independência financeira

Antes de reagir defensivamente, leia a frase novamente! Eu não disse que você é a causa de sua situação. Eu disse que você é responsável por isso.

Ao assumir a responsabilidade pela sua condição atual, naturalmente também assumirá a responsabilidade pelo seu futuro. Ninguém pode mudar sua riqueza, mas você sim. E ninguém mais o fará. Quanto mais cedo aceitar essa realidade, mais cedo vai lançar a raiva e culpa e começar a sentir-se financeiramente poderoso.

Eu te falo a verdade! É um ajuste simples de pensamento e extremamente poderoso. Ele funciona instantaneamente. Sem ele, você não pode avançar, mesmo por um centímetro.

Passo 2 – Defina expectativas realistas

Imagem relacionada

Eu tenho colegas que não querem uma rentabilidade menor que 10% ou 15% ao ano em seus investimentos. Eles acham que retornos como esses são “ruins”. Quando ouço alguém dizer isso, eu penso: “Esta pessoa nunca se tornará rica”.

Perceba que 10% a 15% é uma taxa de retorno alta. Warren Buffett – o investidor mais bem sucedido de todos os tempos e uma das pessoas mais ricas do planeta – tem uma média de 19% em seus investimentos ao longo de toda a sua carreira.

Você deve estar disposto a aceitar este fato para mudar sua vida financeira daqui para a frente. Pense na seguinte situação: sua vida financeira é como um trem que parou.

E agora, você quer estar dirigindo a 100 km/h. Mas não pode ir de zero a 100 km/h em nenhum momento. A inércia está contra você. Seja feliz com 10 km/h agora, e então 20, 30… Este é o processo de acumulação de riqueza: gradualmente no início, mas no final a velocidade é de um relâmpago.

Passo 3 – Entender a diferença entre gastos e poupança

Imagem relacionada

Antes de fazer qualquer compra, cubra suas despesas fixas primeiro (contas, prestação da casa, etc). Então, coloque algum dinheiro para poupar. Isso inclui o que usa para investir, pois não há distinção entre poupar e bons investimentos. O que economizar, você pode aproveitar para criar renda adicional.

Só depois de ter “pago a si mesmo” deve-se separar o valor para gastos adicionais e poupança.

Passo 4 – Reconhecer que o seu rendimento líquido é o fator mais importante

Imagem relacionada

Comprometa-se a adicionar ao seu orçamento uma segunda fonte de renda. Faça uma contagem honesta do número de horas por mês que você passa em frente à televisão e outras atividades não produtivas.

Dedique-os à construção de riqueza em vez disso. Deixar de lado os sapatos confortáveis ​​de vitimização. Coloque as botas de trabalho de um herói financeiro.

Não é divertido perceber, no meio da sua vida, que não adquiriu a riqueza que desejava. Mas a boa notícia é que o seu passado não tem de ser um prólogo. Ou a menos que você permitir que ele seja um. Você pode mudar sua riqueza hoje, fazendo as quatro coisas que eu acabei de lhe dizer para fazer.

Você tem quantos anos hoje? Nunca é tarde para mudar. Eu não tenho dúvidas que têm muito tempo para aumentar sua renda e seu patrimônio líquido. Não ache que que tudo está perdido. Nós temos toda uma vida maravilhosa pela frente. Uma vida que pode ser rica de inúmeras maneiras!

CLIQUE AQUI e conheça mais 8 dicas sobre Independência Financeira.


Gostou do nosso artigo? Cadastre-se na nossa Newsletters ao lado e fique por dentro de todas as dicas e sacadas para alavancar seus investimentos.


CLIQUE no link abaixo e COMPARTILHE nosso conteúdo nas redes sociais! Ajude outros investidores a alcançar a Independência Financeira!