4 Passos Para se Tornar Financeiramente Independente em 7 Anos ou Menos

Você quer a sonhada Independencia Financeira? Seu patrimônio líquido está escasso? Sua renda é apenas suficiente para atender às suas despesas? E essas despesas estão subindo?

Mas o que você pode fazer?

Você deve desistir do seu sonho de se aposentar confortavelmente um dia? Deveria aceitar um futuro de existência cada vez mais escassa?

Ou você deve assumir a responsabilidade pela sua independencia financeira e fazer mudanças?

Essa última pergunta é retórica, claro. Mas às vezes, eu me pergunto se as pessoas realmente entendem suas opções. Coisas acontecem na vida que não podemos controlar. Mas nós podemos controlar a maneira como reagimos a eles.

Eu entendo que quando você está no meio da sua vida e mal sabe administrar suas despesas, parece que a única chance de se tornar financeiramente bem sucedido é ganhar na loteria. Por isso, pode ser frustrante ouvir um cara rico dizer-lhe que você não poderá transformar R$ 25.000 em R$ 100.000, investindo em ações.

Mas eu acredito – não estou certo – que quem tem inteligência modesta e uma atitude positiva pode tornar-se financeiramente independente em sete anos ou menos, se ele está disposto a trabalhar muito duro.

Você não tem que desistir de seu sonho de ser rico. Você sempre tem a capacidade de mudar sua vida e alcançar a independencia financeira. Vai levar um pouco de tempo e paciência. E vai exigir que você mude alguns dos pensamentos e sentimentos que você tem sobre a riqueza e seu relacionamento com o dinheiro.

Aqui estão quatro passos simples para começar a sua caminhada rumo à independência financeira:

Passo #1 – Aceite o fato de que é o único e completamente responsável por sua situação e independencia financeira

Antes de reagir defensivamente, leia a frase novamente! Eu não disse que você é a causa de sua situação. Eu disse que você é responsável por isso.

Ao assumir a responsabilidade pela sua condição atual, você também assumirá a responsabilidade pelo seu futuro. Ninguém pode mudar sua fortuna, mas você sim. E ninguém mais o fará. Quanto mais cedo você aceitar essa realidade, mais cedo você vai lançar a raiva e culpa e começar a sentir-se financeiramente poderoso.

Eu estou te dizendo a verdade. É um ajuste simples do seu pensamento, mas é extremamente poderoso. Ele funciona instantaneamente. Sem ele, você não pode avançar, mesmo por uma única polegada.

Passo #2 – Defina expectativas realistas

Eu tenho colegas que não querem uma rentabilidade de 10% ou 15% ao ano em seus investimentos. Eles acham que retornos como esse são “ruins”. Quando ouço alguém dizer isso, eu penso: “Esta pessoa nunca se tornará rica”.

Perceba que 10% a 15% é uma taxa de retorno alta. Warren Buffett – o investidor mais bem sucedido de todos os tempos e uma das pessoas mais ricas do planeta – tem uma média de 19% em seus investimentos ao longo de toda a sua carreira.

Você deve estar disposto a aceitar este fato para mover sua vida financeira para a frente. Sua vida financeira é como um trem que parou. E agora, você quer estar dirigindo a 100 km/h. Mas não pode ir de zero a 100 km/h em nenhum momento. A inércia é contra você. Seja feliz com 10 km/h agora, e então 20, e então 30. Isto é como a riqueza acumula: gradualmente no início, mas eventualmente na velocidade do relâmpago.

Passo #3 – Entender completamente a diferença entre gastos e poupança

Com cada tipo de pagamento que você começar, cubra suas despesas necessárias primeiro (contas, prestação da casa, etc). Então, coloque algum dinheiro para poupar. Isso inclui o que você usa para investir, pois não há distinção entre poupar e bons investimentos. O que você economiza, você pode aproveitar para criar renda adicional.

Só depois de ter “pago a si mesmo” deve-se separar o valor da sua poupança.

Passo #4 – Reconhecer que o seu rendimento líquido é o fator mais importante para determinar quão rapidamente você vai se tornar rico

Comprometer-se a adicionar ao seu orçamento uma segunda fonte de renda. Faça uma contagem honesta do número de horas por mês que você passa em frente à televisão e outras atividades não produtivas.

Dedique-os à construção de riqueza em vez disso. Deixar de lado os sapatos confortáveis ​​de vitimização. Coloque as botas de trabalho de um herói financeiro.

Não é divertido perceber, no meio da sua vida, que você não adquiriu a riqueza que você deseja. Mas a boa notícia é que o seu passado não tem de ser um prólogo. Ou a menos que você permitir que ele seja um. Você pode mudar sua fortuna hoje, fazendo as quatro coisas que eu acabei de lhe dizer para fazer.

Você tem apenas 47, não 87. Você tem muito tempo para aumentar sua renda e aumentar seu patrimônio líquido. Por que você supõe que tudo está perdido quando – como qualquer garoto de 87 anos dirá – você tem toda uma vida maravilhosa pela frente. Uma vida que pode ser rica de inúmeras maneiras!

CLIQUE AQUI e conheça mais 8 dicas sobre Independência Financeira.


Gostou do nosso artigo? Cadastre-se na nossa Newsletters ao lado e fique por dentro de todas as dicas e sacadas para alavancar seus investimentos.


CLIQUE no link abaixo e COMPARTILHE nosso conteúdo nas redes sociais! Ajude outros investidores!

Flavio Moura

Consultor Financeiro