Investimento em Valor – 10 Dicas dos Investidores Lendários

Os investidores de valor vêm batendo as médias do mercado por quase 100 anos. Desde o grande Ben Graham, este estilo de Investimento em Valor tornou-se mais popular entre os investidores. Apesar de saber que ele pode render retornos extraordinários, a maioria das pessoas ainda tentam perseguir a última tendência em investir e, assim, obter lucros abaixo da média.

Investidores que estão de olho em superar o mercado podem facilmente fazê-lo seguindo as estratégias de investimento e princípios de investimento em valor. Abaixo vamos listar de 10 dicas inestimáveis ​​de alguns dos maiores investidores em valor no mundo.

Dica #1 – O segredo para investir é descobrir o valor de algo e depois pagar muito menos. Joel Greenblatt

Esta citação captura bem a essência do investimento em valor. Ou seja, é comprar partes de uma companhia com descontos formidáveis. Agora o valor real é perceber o que é um desconto numa determinada ação. Para um investidor inexperiente, um desconto de 70% em relação ao valor intrínseco passaria despercebido. Enquanto os investidores em valor vão comprar pesadamente essas ações.

Dica #2 – A única grande vantagem que um investidor pode ter é uma orientação de longo prazo. Seth Klarman

É difícil avaliar o comportamento de uma ação no curto prazo. A diferença no valor intrínseco de uma ação e o preço atual pode oscilar muito em um curto espaço de tempo. Em um horizonte de tempo mais longo, os dois eventualmente se alinharão na maioria dos casos, criando lucros aos investidores que tiveram a força de vontade para segurar as ações nos tempos em que o mercado subvalorizou elas.

Dica #3 – Lembre-se que as ações não são pedaços de papel – elas são fracões das empresas. Seth Klarman

As pessoas tendem a esquecer que as cotações de preços nem sempre representam o valor do negócio. Os preços variam com notícias, boatos, mudanças fundamentalistas e em muitos outros fatores. Assim a decisão de investimento deve ser feita sobre o valor subjacente que as ações representam.

Dica #4 – Quando você constrói uma ponte, insiste que pode levar 30.000 kg, mas você só dirige caminhões de 10.000 kg sobre ela. E esse mesmo princípio funciona no investimento em valor. Warren Buffett

O que o Sr. Buffett quer dizer é que precisamos ter uma margem de segurança ao fazer nossos investimentos. Esta margem é geralmente fornecida entre o preço que pago vs o valor real da empresa com um certo desconto. E como este último é algo baseado em suas próprias expectativas, é razoável ter um desconto suficientemente grande em preço e valor para minimizar o risco de queda e aumentar potencialmente o crescimento do lucro.

Dica #5 – Ser um investidor em valor significa: olhar o lado negativo antes de olhar o positivo. Li Lu

A essência da estratégia de investimento em valor é primeiro proteger seu capital e depois que tentar crescer. Uma perda de 50% do seu capital exigiria um ganho de 100% para compensar a perda. É por isso que os investidores em valor se concentram tão profundamente na preservação do capital.

Dica #6 – Peixe mais profundo, peixe sozinho. Paul Sonkin

É muito difícil encontrar empresas subvalorizadas que outras pessoas tenham perdido capital (razão por elas estarem subvalorizadas). Para localizar tal oportunidade, é preciso cavar fundo nos fundamentos e especificidades da empresa. É necessário pesquisá-la completamente e sempre ter sua própria opinião antes de ouvir qualquer outra pessoa.

Dica #7 – Os grandes investidores são inversamente emocionais. Ficam preocupados quando o mercado está em alta e se sentem bem quando todo mundo está preocupado. Bill Miller

Ser racional quando os outros não são sempre foi uma ótima maneira de ganhar retornos astronômicos. As emoções devem ter pouco a ver com as decisões de investimento, embora isso não seja o caso da maioria dos investidores.

Mesmo se não podemos evitá-los, podemos ser consciente de sua existência e ajustar suas decisões em conformidade. Ser um investidor de valor em tempos de dificuldades econômicas é como ser uma criança rica em uma loja de doces, como Warren Buffet coloca.

Dica #8 – Você nunca vende na alta e compra a baixa. Walter Schloss

Tentando escolher o topo máximo ou mínimo de uma ação é pura especulação e na maioria dos casos é uma questão de sorte. É mais razoável agir com base no preço relativo e disparidade de valor em vez disso. Se uma ação chegou perto de seu valor intrínseco, é sábio vendê-la e procurar outro negócio em vez de tentar escolher o topo ou fundo exato do movimento.

Dica #9 – A situação de baixo risco – Ganho muito e perco pouco! Mohnish Pabrai

Razão de risco desproporcional é um elemento-chave no sucesso da filosofia de investimento em valor. Perder pouco ou ganhar muito, estas são grandes probabilidades de conseguir no longo prazo. A curto prazo podemos sofrer perdas, mas o sucesso é quase garantido no longo prazo, desde que seja diligente o suficiente para avaliar as probabilidades corretamente.

Dica #10 – As ações de valor são tão excitantes como ver a grama crescer. Mas você já notou o quanto sua grama cresce em uma semana? Christopher H. Browne

As melhores ações de valor tendem a ser chatas e, portanto, raramente são faladas na mídia. Mas isso também é por que os investidores em busca de emoção se negligenciam. Assim acabam criando oportunidades maravilhosas para aqueles que buscam lucros em vez de aventuras.

Ainda tem dúvidas de como fazer um investimento em valor?

CLIQUE AQUI e saiba tudo sobre Investimento em Valor.


Gostou do nosso artigo? Seja um membro Financials se cadastrando ao lado e receba nosso conteúdo exclusivo e potencialize seu planejamento financeiro.


CLIQUE no link abaixo e COMPARTILHE o conteúdo Financials nas redes sociais! Ajude outros investidores a descobrir o que é Investimento em Valor!

Flavio Moura

Consultor Financeiro