Os Segredos de Tony Robbins Para Alcançar a Liberdade Financeira

Se você está querendo aprender lições de vida e como alcançar a liberdade financeira, que tal ser com alguém que possui uma ilha privada de 525 hectares na Ilha Fiji?

Essa é a vida de Tony Robbins, o treinador e coaching de sucesso cujos livros e seminários têm motivado as pessoas por décadas nos Estados Unidos e no mundo.

A mais recente reportagem da série de “Life Lessons” da Reuters, Robbins revela sua própria história com dinheiro. Ele explica como passou de um tostão no bolso a uma riqueza extraordinária e o que significa ser realmente rico.

Abaixo segue a entrevista completa de Tony e como ele conseguiu conquistar a liberdade financeira:


Pergunta: Quais foram as suas primeiras lições sobre dinheiro?

Resposta: Na minha infância e adolescência minha família estava totalmente quebrada. Sempre houve brigas por dinheiro, o que produziu um tremendo impulso em mim para poder prover minha própria família. Então eu comecei a investir. Fiz o meu primeiro investimento em imóveis com 18 anos. A taxa de juros daquela hipoteca foi de 18%. Mas isso me colocou no jogo. O segredo é se não investir no início, vai perde.


Pergunta: Como você estabeleceu sua carreira e o que aprendeu sobre a manipulação de riqueza?

Resposta: Não pense em tomar grandes riscos para obter grandes retornos. Pense sobre a menor quantidade de risco para a maior recompensa, e ser extremamente disciplinado. Eu também aprendi sobre a eficiência fiscal. Como investidores, fomos ensinados a nos concentrar nos retornos, mas não é o que ganhamos que importa, é o que mantemos. A eficiência tributária é a maneira mais rápida de alcançar a liberdade financeira e qualidade de vida podendo ter retornos equivalentes a anos de ganhos.


Pergunta: Como montou uma equipe financeira certa ao seu redor?

Resposta: Quando se trata de parceiros e construir equipes, eu aprendi a ser extremamente seletivo. Alguns dos meus maiores erros nos negócios foram escolher os parceiros errados em diferentes estágios. Portanto, é importante que estejam alinhados e tenham os mesmos objetivos da sua equipe e parceiros.


Pergunta: Você cometeu algum erro de investimento ao longo da vida?

Resposta: Muitos. Quando eu tinha cerca de 25 anos vivia em Marina Del Rey, Califórnia. Estava em uma área rica e um dia conheci uma mulher que estava dirigindo um Rolls Royce, que me disse que seu marido possuía uma empresa de investimento de moeda de um centavo. Então eu perguntei a ela se ela tinha alguma dica de investimento. Peguei seu conselho e coloquei meu dinheiro nessas ações. E eu perdi tudo.


Pergunta: Como você definiria “rico”?

Resposta: Abundância é uma mentalidade, não uma quantia em dólares. Cultive gratidão pelas coisas que tem agora e tudo o que é adicionado vai sentir como um bônus.


Pergunta: O que leva você a doar, em termos de filantropia?

Resposta: Quando era criança o dinheiro sempre foi uma fonte de estresse. No Dia de Ação de Graças, quando eu tinha 11 anos, algo aconteceu que mudou profundamente minha vida. Como de costume não havia comida em casa e minha mãe e meu pai estavam gritando um com o outro.

Ouvi alguém batendo na porta da frente e havia um homem ali de pé com grandes sacos de comida e um peru cru. Eu mal pude acreditar.

Meu pai sempre dizia que ninguém se importava com ninguém. Mas de repente alguém que eu não conhecia, que não estava pedindo nada em troca, estava olhando para nós.

Isso me fez perceber que os estranhos se preocupam. E assim, comecei a me preocupar com estranhos. Quando eu tinha 17 anos já alimentava duas famílias. No meu último ano solteiro, eu forneci mais de 100 milhões de refeições para famílias em necessidade através da América Alimentar.


Pergunta: Onde as pessoas tropeçam  quando o assunto é dinheiro?

Resposta: Muitas pessoas pensam que precisamos de uma enorme quantia de dinheiro para investir, mas a coisa mais importante é começar com tudo o que temos.


Pergunta: Quais lições sobre dinheiro você passará para seus próprios filhos?

Resposta: Nenhuma quantidade de dinheiro vai fazer qualquer pessoa rica. O segredo da riqueza é a gratidão. Quando perceber que já tem os recursos que precisa para traçar o caminho para liberdade financeira à realidade, você olha para o mundo de forma diferente, toma decisões diferentes e faz o tipo de coisas que realmente vai colocá-lo no caminho da riqueza.


Caminho para a Liberdade Financeira

O ponto de vista de Tony Robbins é perfeito. Acreditamos nessa filosofia de riqueza, ou seja, o primeiro passo é ser grato por todas as conquistas. A riqueza sempre será consequência da gratidão.

Clique aqui e saiba mais sobre o que significa ter Liberdade Financeira.

Gostou do nosso artigo? Seja um membro Financials cadastrando seu e-mail ao lado e receba nosso conteúdo exclusivo!


CLIQUE no link abaixo e COMPARTILHE o conteúdo Financials nas redes sociais! Ajude outros investidores a descobrir como alcançar a Liberdade Financeira!

Flavio Moura

Consultor Financeiro