Revelado os 10 Segredos dos Maiores Investidores do Mundo – Parte I

Os maiores investidores do mundo sempre aprendem a confiar no processo que gera resultados de investimento vencedor no longo prazo. Refiro-me especificamente ao processo recentemente apresentado em “Reflexões sobre os 10 Atributos dos Grandes Investidores”, um ensaio de Michael J. Mauboussin.

Ele é um investidor de valor proeminente, autor e professor adjunto de longa data na Universidade de Columbia.

Os investidores que procuram um processo vencedor de investimento devem considerar a lista de Mauboussin um presente neste ano. Neste post veremos os primeiros 05 segredos:

#1 – Saiba o básico de contabilidade

Você não tem que ser um expert ou um contador para ser um investidor bem sucedido. No entanto, precisa estar confortável com os números para encontrar empresas dignas de seu capital de investimento.

Mauboussin diz que o primeiro objetivo de sua análise deve ser “traduzir as demonstrações financeiras em fluxo de caixa livre”. Isso é o que resta depois de subtrair os investimentos de capital dos ganhos em dinheiro.

Em última análise, o fluxo de caixa livre (“FCL”) é o capital precioso que a administração tem à sua disposição para aumentar os retornos dos acionistas (dividendos ou recompras de ações) sem comprometer as perspectivas futuras de criação de valor da empresa. É por isso que é muito mais importante do que o lucro líquido. Como o economista Alfred Rappaport gosta de dizer, “O dinheiro é um fato, o lucro é uma opinião”.

#2 – Compreender o Valor Intrínseco

Grandes investidores fundamentalistas nunca esquecem que o valor intrínseco de uma empresa é o valor presente de todos os seus futuros FCFs. É por isso que eles são estão preocupados com o fluxo de caixa anualmente.

Metade de um século atrás, um dos maiores investidores do mundo Warren Buffett sabia que tinha encontrado um vencedor na agência de seguros Geico porque seu modelo de negócios de baixo custo difícil de duplicar garantiu anuidade como FCFs que continuaria até hoje.

Quando você está avaliando uma empresa pela primeira vez, pergunte a si mesmo: A empresa sempre gera FCF ano após ano, mesmo em períodos econômicos difíceis? Quando a resposta é sim, é um negócio que você definitivamente quer saber mais sobre.

#3 – Avaliar devidamente a estratégia ou como a empresa faz dinheiro

Mauboussin diz que os grandes investidores podem explicar claramente como uma empresa ganha dinheiro. Você nunca pode possuir ações de uma empresa se não entender os fatores cruciais do negócio.

Em outras palavras, não há absolutamente nenhuma vergonha em mantê-lo simples. Se você não entender como uma empresa ganha dinheiro, passe para a próxima.

#4 – Saber a diferença entre informação e influência

Mauboussin diz que é melhor…

Grandes investidores não são sugados pela influência. Isso requer a característica de não se importar com o que os outros pensam de você… Sucesso implica considerar vários pontos de vista, mas em última análise moldar uma tese que é pensativo e longe do consenso. A multidão é muitas vezes certa, mas quando está errado você precisa da força psicológica para ir contra a manada.

#5 – Comparação efetiva entre expectativas e fundamentos

Mauboussin acredita que o que realmente separa quem são os maiores investidores do mundo de todos os outros é a sua habilidade em comparar os “fundamentos” de uma determinada empresa (ou seja, crescimento das vendas, margens de lucro, estrutura de capital…) com as “expectativas” implícitas no preço das ações.

Ao invés de tentar estimar quanto FCFs futuro pode parecer durante a próxima década para uma determinada empresa, a ideia aqui é estimar o nível de crescimento atual no preço das ações , então antecipar corretamente as alterações que ainda não estão totalmente refletidas no seu preço.

Também é importante ter em mente que grandes empresas com perspectivas brilhantes e de longo prazo nem sempre oferecem retornos superiores. Isso porque as expectativas de crescimento elevadas já estão embutidos no preço das ações.

Por exemplo, se uma empresa é suscetível de crescer 20% ao ano no futuro previsível, mas os investidores têm empurrado seu preço das ações tão alto que o referido crescimento já está refletido no preço das ações hoje, você está destinado a retornos de investimento modesto (ou pior ) a menos que a empresa pode de alguma forma acelerar as expectativas de crescimento ainda maior.

Conclusão da Estratégia Adota pelos Maiores Investidores do Mundo

Em suma, como Mauboussin vê, aqueles que aspiram à grandeza do investimento deve tornar-se hábil em comparar os fundamentos de uma empresa com as expectativas implícitas em seu preço das ações.

Semana que vêm, na Parte II, vamos ver os outros cinco segredos dos maiores investidores do mundo. Até lá!

CLIQUE AQUI e conheça os 10 investidores mais ricos do mundo.


Gostou do nosso artigo? Cadastre-se na nossa Newsletters ao lado e fique por dentro de todas as dicas e sacadas para alavancar seus investimentos.


CLIQUE no link abaixo e COMPARTILHE nosso conteúdo nas redes sociais! Ajude outros investidores!

Flavio Moura

Consultor Financeiro