Mercado a Termo

Mercado a Termo é um mercado em que as partes assumem compromisso de compra e/ou venda para liquidação em data futura. No mercado a termo não há ajuste diário nem troca de posições, ficando as partes vinculadas uma à outra até a liquidação do contrato.

O que é uma operação a termo?

No Mercado a Termo a operação a termo é simplesmente a compra ou venda de uma determinada quantidade de ações, a um preço fixado. A liquidação é em um prazo determinado, a contar da data da operação em pregão, resultando em um contrato entre as partes.

Mercado a Termo

O prazo do contrato a termo é livremente escolhido pelos investidores, obedecendo ao limite mínimo de 12 dias úteis e máximo de 999 dias corridos.

É uma ação negociada a termo. Todas as ações negociáveis na Bovespa podem ser objeto de um contrato a termo.

O preço a termo de uma ação resulta da adição, ao valor cotado no mercado à vista, de uma parcela correspondente aos juros. Estes são fixados livremente em mercado, em função do prazo do contrato.

A realização de um negócio a termo é semelhante à de um negócio à vista. Necessita da intermediação de uma sociedade corretora, que executará a operação, em pregão, por um de seus representantes.

Garantias do Mercado a Termo

Toda transação a termo requer um depósito de garantia na sociedade corretora, e desta na CBLC. Qualquer corretora pode pedir a seus clientes garantias adicionais àquelas exigidas pela CBLC. Essas garantias são prestadas em duas formas: cobertura ou margem.

Cobertura: um vendedor a termo que possua os títulos-objeto pode depositá-los na CBLC, como garantia de sua obrigação. Esse depósito, denominado cobertura, dispensa o vendedor de prestar outras garantias adicionais;

Margem: o valor da margem inicial requerida é igual ao diferencial entre o preço à vista e o preço a termo do papel. É acrescido do montante que represente a diferença entre o preço à vista e o menor preço à vista possível no pregão seguinte (estimado com base na volatilidade histórica do título);

Margem Adicional: sempre que ocorrer redução no valor de garantia do contrato. Decorrente de oscilação na cotação dos títulos depositados como margem e/ou dos títulos-objeto da negociação. Será necessário o reforço da garantia inicial, que poderá ser efetuado mediante o depósito de dinheiro ou demais ativos autorizados pela CBLC.

Liquidação do Contrato a Termo

A liquidação de uma operação a termo, implica a entrega dos títulos pelo vendedor. Isso ocorre após o pagamento do preço estipulado no contrato pelo comprador. Essa liquidação é realizada na CBLC sob sua garantia, fiscalização e controle, o que assegura o cumprimento dos compromissos.

Uma operação no Mercado a Termo ou Futuro, compreende a compra ou a venda de um ativo. O preço acordado entre as partes é chamado de Preço Negociado para liquidação em uma data futura específica, previamente autorizada.

Somente os contratos previamente autorizados podem ser negociados no Mercado Futuro. A modalidade de futuro transacionada na Bolsa é conhecida como “futuro com ajuste diário de resultados”. Assim, diariamente os preços de todas as posições em aberto no Mercado Futuro são comparados a um preço de referência. Isso se chama de preço de ajuste.

A liquidação da operação de encerramento é exclusivamente financeira. O preço de liquidação corresponde à diferença entre o preço de encerramento e o preço de ajuste do dia anterior.

Preço de Ajuste do Mercado a Termo

O preço de ajuste é calculado para cada ativo/vencimento. Para as posições abertas no dia, o preço de ajuste daquele dia é comparado com o preço futuro. Já se o preço de ajuste for superior ao preço futuro, então:

Posição compradora: tem um crédito em sua conta equivalente à diferença entre o preço de ajuste e o preço negociado.

Posição vendedora: tem um débito em sua conta equivalente à diferença entre o preço de ajuste e o preço negociado.

Já se o preço de ajuste do dia for inferior ao preço futuro, significa que a posição compradora obteve um prejuízo. Portanto terá um débito em sua conta, enquanto a posição vendedora auferiu um ganho, tendo por isso um crédito em sua conta.

Para as posições abertas em dias anteriores, a única diferença é que o preço de ajuste é comparado com o preço de ajuste do dia anterior. A aplicação da mesma lógica à questão dos débitos e créditos.

As posições no Mercado a Termo são ajustadas desde o dia de sua abertura até o dia de vencimento, inclusive. O lucro ou prejuízo correspondente a determinado dia deve ser liquidado no primeiro dia útil imediatamente posterior e os acertos são realizados exclusivamente em dinheiro.

Saiba mais sobre Renda Variável, Mercado de Opções, Ações e diversifique seus investimentos.

CLIQUE AQUI e aprenda mais sobre Mercado a Termo.


Gostou do nosso artigo? Seja um membro Financials se cadastrando na nossa Newsletters ao lado e receba nosso conteúdo exclusivo.


CLIQUE no link abaixo e COMPARTILHE nosso conteúdo nas redes sociais! Ajude outros investidores!