Entenda como os 3 grandes mitos sobre investimentos influenciam seu comportamento

mitos sobre investimentos no mercado de ações que muitas vezes podem assustar o investidor individual. Por isso é essencial saber se essa modalidade de investimento vale a pena ou não.

Vamos listar aqui 3 grandes mitos sobre investimentos em ações e suas realidades, para que você possa aumentar a sua riqueza e alcançar seus objetivos financeiros.

MITO #1: VOCÊ TEM QUE SER UM ESPECIALISTA PARA INVESTIR EM AÇÕES

mitos sobre investimentos em ações

Um dos maiores mitos sobre o investimento é saber analisar qual o melhor ou pior investimento. Muitas vezes deixamos a decisão para os “especialistas” ou gerente do banco. Você não deve ser um especialista, apenas tem que ser um “expert” em uma pequena parte do mercado acionário.

Você deve simplesmente pegar um nicho do mercado acionário em que já tenha interesse em virtude de seus hobbies, paixões, preferências, experiência de trabalho e de compras.

Por exemplo, eu amo motos, reconstruí-las por diversão é lucro, portanto, sei muito sobre empresas como a Harley Davidson, Honda e Yamaha. Essa intimidade com um produto pode ser facilmente estendido para produtos semelhantes, como restaurantes favoritos ou bens de consumo.

Um pouco de conhecimento sobre o porque eu gosto Starbucks mais do que McDonalds pode, com um pouco de leitura, dá-me uma experiência em empresas de fast food como o Subway, Burger King, e muitos mais.

Uma vez que tenha essa percepção de conhecimento em certo nicho de mercado, você será capaz de colocar um valor razoável em muitas das empresas e indústrias através da análise fundamentalista. Então é só uma questão de esperar pacientemente. Logo que as situações normais de mercado abaixarem o “preço” da ação da empresa é quando montamos nossa posição.

Você tem que ser paciente com o Mercado de Ações!

Mesmo Warren Buffett não tem a pretensão de ser um especialista em todo o mercado. Seu parceiro, Charlie Munger, disse que ele e Warren tem uma vantagem sobre a maioria dos gestores de fundos profissionais, porque eles sabem o que eles sabem.

Por exemplo, a carteira de Buffett é investida em apenas algumas empresas. Apenas se concentre no que você sabe, cumpra seu ritual religiosamente, e esperar que o Sr. Mercado deixe cair o preço.

CLIQUE AQUI e conheça as técnicas e estratégias do Oráculo de Omaha.

MITO #2: VOÇÊ NÃO PODE BATER O MERCADO

batendo o mercado acionário

Embora seja verdade que os caras que dirigem um fundo de pensão ou um fundo de investimento não batem o mercado (96% não conseguem fazê-lo mais de 5-10 anos), investidores individuais armados com conhecimento básico de como avaliar um negócio podem esmagar o mercado.

A razão para a discrepância é o tamanho. Os grandes investidores/fundos e os valores totais tornam bastante ilíquidos. Isso significa que é difícil entrar por um preço e impossível sair por outro preço em um ativo. Na verdade, o ato de um grande investidor sair de uma ação é a razão que o preço das ações vai para baixo.

A queda de preço é o que faz com que outros grandes investidores entrem em pânico e vendam também. É neste cenário que o investidor individual compra, uma vez que o preço ainda cai mais rápido.

Um grande investidor precisa de algo como 8 a 12 semanas para sair de uma posição. Este fato é o que cria tanta emoção no mercado e está na raiz de porque boas empresas são vendidas abaixo de seu “valor”. Geralmente algum problema relativamente de curto prazo cria pânico no mercado acionário. Isso faz com que o preço da ação caia muito abaixo do valor.

Se você é um investidor capaz de suportar grandes volatilidades e estiver bem informado sobre suas empresas e indústrias escolhidas, com certeza poderá comprá-las a um preço excelente quando os caras grandes estão em pânico completo. E quando você faz isso, você vai esmagar o mercado.

MITO #3: A MELHOR MANEIRA DE MINIMIZAR O RISCO É DIVERSIFICAR

Este é realmente um bom conselho para pessoas que são ignorantes sobre o investimento básico. Se você não sabe se um negócio vale a pena, você deve diversificar para se proteger de sua própria ignorância.

Mas a verdade sobre o investimento é bem diferente, quase sempre grandes investidores diversificam.

A carteira de mais de $100.000.000.000 de Warren Buffett está focada em cerca de 10 ações. Como disse Buffett, a diversificação é para o ignorante. O caminho certo para investir é possuir talvez 5 a 10 grandes empresas.

Risco não vem de não diversificar, vem de não saber o valor desse negócio. A ideia de realizar a longo prazo é uma boa, mas quando as coisas mudam, o investimento tem de mudar também.

Conclusão dos 3 grandes mitos sobre investimentos

Segurar uma ação má a longo prazo é uma receita para um desastre. Isso vai convencer qualquer investidor ignorante que a diversificação é a resposta para o problema.

Mas a verdadeira resposta é investir apenas no que você entende e só quando ele está à venda. Se você fazer isso, essencialmente você está comprando R$10,00 por R$5,00. Se você pode fazer isso, a diversificação é um desperdício de tempo e, provavelmente, pode diminuir seus retornos.

O grande segredo é encontrar um grande negócio que você conhece e que está à venda por pelo menos a metade do “valor”.

Ainda tem dúvidas? CLIQUE AQUI e conheça mais 10 mitos sobre investimentos.


Gostou do nosso artigo? Cadastre-se na nossa Newsletters ao lado e fique por dentro de todas as dicas e sacadas para alavancar seus investimentos.


CLIQUE no link abaixo e COMPARTILHE nosso conteúdo nas redes sociais! Ajude outros investidores a desmistificar os mitos sobre investimentos!

Flavio Moura

Consultor Financeiro