Notícias Mundo: EUA e UE agitam o mercado nesta semana

Notícias Mundo: EUA e UE agitam o mercado nesta semana

A semana começou com fortes ganhos para as bolsas mundiais, que registram ânimo com resultados corporativos e também repercutindo dois dados econômicos, vindos da zona do euro e do Japão. Confira abaixo as principais notícias mundo.

A atividade empresarial na zona do euro expandiu em outubro ao ritmo mais rápido neste ano. Mesmo com as empresas elevando os preços da forma mais acentuada em mais de cinco anos, mostrou (PMI).

O PMI Composto preliminar do IHS Markit, considerado bom indicador do crescimento, saltou para 53,7 de 52,6 em setembro. Foi a leitura mais alta desde dezembro e ficou bem acima da marca de 50 que indica crescimento. Já no Japão, dados do governo mostraram que as exportações caíram 6,9% em setembro na comparação anual. O resultado foi abaixo dos 10,4% esperados de acordo com os economistas consultados pela Reuters.

Na China, as ações subiram com especulações de que governo pode aumentar investimentos em infraestrutura e acelerar reformas das empresas estatais. Hoje, atenção ainda para as falas dos presidentes regionais do Federal Reserve William Dudley, James Bullard e Charles Evans.

Mercado Americano

O destaque na agenda americana desta semana fica para a primeira prévia do PIB dos EUA para o terceiro trimestre, que será conhecida na sexta-feira (28) às 10h30.

O mercado espera aceleração do ritmo de crescimento ante os três meses anteriores. “Assim, juntamente com os sinais adicionais de aperto do mercado de trabalho e aceleração da inflação, os dados deverão reforçar nossa expectativa de alta da taxa de juros dos EUA em dezembro”, comentou o economista-chefe do Bradesco.

Além disso, atenção para as divulgações das leituras preliminares dos índices PMI compostos dos Estados Unidos na quarta-feira. Na Europa, o presidente do BCE (Banco Central Europeu) Mario Draghi falará em evento em Berlim na próxima terça-feira. Na China, o destaque fica para a divulgação dos lucros industriais na quarta-feira.

No noticiário corporativo internacional, Wall Street fica de olho na divulgação dos resultados da Apple na terça, e da Google na próxima quinta. A quarta-feira terá como destaque os resultados do banco alemão Deutsche Bank.