O esperado IPO do Carrefour

O esperado IPO do Carrefour

O projeto de oferta pública inicial de ações (IPO, da sigla em inglês) do Carrefour no país tem avançado nos últimos meses e a expectativa da empresa é que a operação possa ocorrer no segundo trimestre do próximo ano, antecipou na sexta-feira o Valor PRO, serviço de informações em tempo real do Valor.

Dentro do planejamento já traçado internamente, o grupo tem trabalhado com a hipótese de lançar o IPO até maio de 2017, segundo fonte a par do assunto.

Os recursos financiariam expansão da rede no país, ainda muito pulverizada em pequenas redes e lojinhas de bairro. A rede quer ainda começar a operar seu próprio marketplace antes de oferecer ações ao público brasileiro.

A varejista teria, em 2015, 60% das vendas e 70% dos lucros vindos de seu formato atacadista (O Atacadão). A maior concentração no formato lhe permite crescimento bem acima do mercado na crise.

A notícia deixa claro que não é só sua maior concorrente Pão de Açúcar (PCAR4) que sofre com a recessão e o consequente aumento da competição.