O que faz um consultor financeiro? Veja como esse profissional pode te ajudar!

Muitos leitores me perguntam o que faz um consultor financeiro. Principalmente como esse profissional decide sobre os melhores investimentos e o plano de ação para um cliente. Este artigo divide, passo a passo, exatamente o que um consultor financeiro faz.

Você entenderá o que acontece no processo de assessoria e como o profissional seleciona investimentos adequados aos clientes. Em suma, este profissional tem um plano e um sistema detalhado para ajudá-lo a construir sua vida financeira e orçamentária. Bem como a forma de aumentar sua riqueza.

O consultor financeiro é o seu parceiro de planejamento. Por exemplo, você pode querer comprar uma casa ou enviar seu filho para uma universidade no exterior daqui 10 anos. Se você não está conseguindo atingir seus objetivos é necessário ter alguém para ajudar a tornar esses planos em realidade. É aí que um consultor financeiro entra.

Juntos, você e o consultor irão abordar muitos tópicos, incluindo quanto dinheiro precisa economizar. Quais tipos de investimento são mais adequados aos seus objetivos e perfil de risco. O tipo de seguro que você deve ter, incluindo cuidados de longo prazo, prazos de investimentos, bem como temas de planejamento tributário e de imóveis.

O consultor financeiro também é educador. Parte da tarefa é ajudá-lo a entender o que está envolvido no cumprimento de seus objetivos futuros. O processo educacional pode incluir ajuda detalhada de tópicos financeiros. No início, isso poderia ser o orçamento e a poupança. Em um passo mais avançado, o consultor irá ajudá-lo a compreender questões complexas de investimento, seguros e impostos.

O primeiro passo no processo de consultoria financeira é entender sua saúde financeira. Você não pode planejar adequadamente o futuro sem saber onde está hoje. Normalmente, há um extenso questionário escrito para você completar. Essas perguntas ajudam o consultor a entender sua situação e certificar-se de que você não negligencia nenhuma informação útil.

O QUESTIONÁRIO INICIAL

o que faz um consultor financeiro pessoal

O consultor trabalha com você para esclarecer seus ativos (o que você possui), passivos (o que você deve), receitas e despesas. Também indicará futuras fontes de renda, necessidades de projetos de aposentadoria e quaisquer obrigações financeiras de longo prazo. Todos os investimentos e fontes de renda atuais e esperados serão listados e projetados para o futuro.

O componente de investimento do questionário aborda temas mais subjetivos, como sua tolerância ao risco e capacidade de risco. Uma compreensão do risco auxilia o consultor na hora de determinar sua alocação de ativos de investimento. Você vai deixar o consultor conhecer suas preferências de investimento também. Prefere ações, títulos públicos, fundos de investimento ou uma combinação de ambos?

O consultor financeiro precisa estar atento ao seu plano financeiro atual. Bem como a outros profissionais que estejam envolvidos em sua equipe de planejamento, como seu contador e advogado. Uma vez que você e o consultor entendam sua posição financeira atual e as projeções futuras, estamos prontos para trabalhar juntos em um plano para atingir suas metas financeiras.

O consultor sintetiza toda essa informação inicial em um plano financeiro. Eu chamo, particularmente, de Plano de Ação e considero a parte mais importante no o que faz um consultor financeiro.

O PLANO FINANCEIRO

o que é um consultor financeiro

O plano financeiro vem depois de preencher um questionário e de uma boa conversa com o consultor para conhecer o processo. Considere o plano financeiro como um roteiro para seu futuro financeiro. Essa é a parte imprescindível sobre o que faz um consultor financeiro.

O plano começa com um resumo das principais descobertas do seu questionário inicial. O plano irá resumir a sua situação financeira atual, incluindo patrimônio líquido, ativos, passivos, liquidez ou capital de giro.

O plano financeiro também resume os objetivos que você e o consultor discutiram.

A seção de análise deste longo documento detalha vários tópicos, incluindo sua tolerância ao risco de investimento. Detalhes de planejamento imobiliário, situação familiar, risco de cuidados ao longo prazo e outras questões financeiras atuais e futuras pertinentes relacionadas à sua situação individual.

Com base no seu patrimônio líquido esperado e na receita futura da aposentadoria, o plano criará simulações de cenários de aposentadoria melhores ou piores. Ele verá taxas de renda razoáveis ​​na aposentadoria de seus ativos de portfólio. Além disso, o plano precisa detalhar-se em questões de sobrevivência e cenários financeiros para o cônjuge.

Um tópico chave que deve ser coberto no plano financeiro é quanto dinheiro você precisará para atingir os objetivos desejados. Aqui o consultor restringe seu orçamento para garantir que seus objetivos sejam alcançados de forma saudável.

Depois de revisar o plano com o consultor e ajustá-lo, se necessário, então você está pronto para ação.

ETAPAS DO PLANO FINANCEIRO

o que um consultor financeiro deve saber

O questionário inicial e o plano financeiro conduzem a próxima etapa.

O consultor irá configurar uma alocação de ativos que corresponda tanto à sua tolerância ao risco quanto à capacidade de risco. A alocação de ativos é simplesmente uma rubrica para determinar qual porcentagem de sua carteira financeira total será distribuída em várias classes de ativos.

Um indivíduo mais avesso ao risco terá uma maior concentração de ativos de Renda Fixa. Já um investidor com perfil mais moderado de risco terá ações e outros investimentos de Renda Variável. Tudo isso será ajustado de acordo com sua idade e quanto tempo é necessário antes da aposentadoria.

O processo de seleção de investimentos varia. Alguns consultores financeiros trabalham com um único fundo mútuos e limitam os investimentos a esse gestor. Outros misturam ações individuais, títulos e outros tipos de ativos financeiros, como commodities, fundos imobiliários e até recursos alternativos.

É importante para você, como consumidor, entender o que seu consultor recomenda e por quê. Atente-se a questões como o custo da consultoria e quanto vai pagar de taxas aos fundos comprados para você.

Pergunte por que os investimentos específicos são recomendados e se o seu consultor está recebendo uma comissão.

Os produtos financeiros devem ser selecionados para se adequarem ao perfil de risco do cliente. Por exemplo, um homem de 50 anos que já tenha acumulado um valor líquido suficiente para a aposentadoria e está predominantemente interessado em guardar capital e ter uma alocação de ativos arrojada de 45% em ativos de ações e 55% em ativos fixos.

Considerando que uma mulher de 40 anos com menor patrimônio líquido e uma vontade de assumir mais riscos para construir sua carteira de investimentos pode optar por uma alocação de ativos de 70% de ações, 25% de renda fixa e 5% de investimentos alternativos.

Ao levar em conta a filosofia de investimento, seu portfólio pessoal deve atender às suas necessidades. Em quanto tempo vai precisar do dinheiro? Qual seu horizonte de tempo? Quais são seus objetivos atuais e futuros.

MONITORAMENTO CONTÍNUO

o que faz o consultor financeiro

Você receberá regularmente atualizações do seu portfólio de investimentos. O consultor irá agendar reuniões regulares para rever seus objetivos e progresso. Talvez reunir remotamente via bate-papo de vídeo pode ajudar a fazer com que esses contatos aconteçam com mais frequência.

É importante analisar com seu consultor financeiro sempre que houver uma mudança significativa em sua vida que possa impactar seus objetivos financeiros.

Por fim, o que faz um consultor financeiro?

Nem todos os consultores financeiros têm o mesmo nível de treinamento ou oferecerão a mesma profundidade de serviços. Assim, ao contratar o consultor, faça sua própria pesquisa inicial e certifique-se de que o consultor financeiro possa atender suas necessidades de planejamento financeiro.

Confira suas certificações antes de comprar o serviço. Certifique-se de que entende e concorda com a estrutura e a abordagem do valor do seu consultor financeiro. Por exemplo, com que frequência você receberá atualizações de portfólio?

Gostaria de conhecer nossa consultoria? Clique no link abaixo e vamos conversar pessoalmente!

QUERO MINHA CONSULTORIA DE INVESTIMENTOS

Ainda tem dúvidas sobre o que faz um consultor financeiro? CLIQUE AQUI e veja mais 7 dicas!


Gostou do nosso artigo? Cadastre-se na nossa Newsletters ao lado e fique por dentro de todas as dicas e sacadas para alavancar seus investimentos.


CLIQUE no link abaixo e COMPARTILHE nosso conteúdo nas redes sociais! Ajude outros investidores a saber o que faz um consultor financeiro!

Flavio Moura

Consultor Financeiro