A Surpreendente verdade que nunca contaram a você sobre fundos de investimentos

Quando se trata de investimento existem várias opções. Muitos leitores perguntam: “Os Fundos de Investimentos são bons ou não?” Talvez esteja procurando alguns conselhos sobre Fundos de Investimento com alguém que não é um gestor de fundos.

Lembre-se sempre que seu gerente quer manter o seu dinheiro no banco, assim como seu corretor, e todo o outro profissional dos serviços financeiros que queira lucrar com seu bolso. Experimente dizer a eles que deseja investir por conta própria e ouvirá os seguintes argumentos:

  1. Você não sabe o que está fazendo;
  2. Você não tem nenhuma experiência;
  3. Investir é como cirurgia no cérebro, é melhor deixar para os profissionais;
  4. Ninguém bate o mercado de qualquer maneira;
  5. 15% ao ano é muito improvável para amadores, então não tente;
  6. Se os profissionais não podem fazê-lo, você certamente não pode;
  7. Se você pudesse fazê-lo, todo mundo estaria fazendo isso.

A Revolução Financeira

Da mesma forma, acho que a alfabetização financeira está a caminho, e nós já fazemos parte dessa revolução.

É fácil, e em breve todos estarão fazendo isso. Seu objetivo é continuar a aprender e praticar como ensinamos aqui no Financials se beneficiando por estar entre os primeiros a investir por conta própria (excluindo, é claro, o pequeno grupo de investidores que já vem praticando nossas dicas e sacadas).

Fundos de Investimentos São Bons ou Não?

Se possui aplicações em fundos de investimentos que estão tentando bater o mercado, e você está esperando que seu gerente possa lhe dar uma aposentadoria agradável, prepare-se. Provavelmente será vítima de um golpe enorme.

Posso provar isso. Não se sinta sozinho, cerca de 100 milhões de investidores estão nas mesmas condições. A maioria dos gestores de fundos não conseguem vencer o mercado, e de acordo com a Fortune eles não conseguem vencer nem mesmo os Fundos Indexados. Em outras palavras, quase nenhum gestor de fundos tem feito o que é pago para fazer – bater o mercado.

Por que então eu pagaria alguém para fazer algo que eu mesmo poderia fazer melhor e de graça?

Esse fato significativo passou despercebido nas décadas de 1980 e 1990 quando o mercado de ações cresceu cerca de dois dígitos, trazendo os gestores de fundos para o “passeio da alegria”. Mas, agora a viagem acabou, e os investidores estão começando a notar que seus gerentes são praticamente inúteis. Esta não é uma observação nova.

Diversos anos atrás, Warren Buffett disse isso sobre gerentes de fundos:

Profissionais em outros campos, como dentistas, trazem muito mais para o leigo, mas estes não recebem nada por seu dinheiro como os gerentes profissionais – Warren Buffett.

O que Fazer Agora?

Dá o seu suado dinheiro para um desses caras e esperar que eles possam entregar aqueles 15% de retorno ou melhores como os que ocorreram na década de 1990?

Sabe porque a maioria das pessoas não querem investir seu próprio dinheiro? Fomos convencidos por toda a indústria de serviços financeiros que não podemos fazer isso sozinho.

Vamos ser realistas. De 2000 a 2003, os fundos de investimentos perderam metade de seu valor. Poderíamos ter perdido 50% do nosso dinheiro sem a ajuda de um profissional. De fato, em 1996 um macaco foi contratado para competir com os melhores gestores de fundos em Nova York. Ele os venceu dois anos seguidos.

Em outras palavras, você deve fazer isso sozinho.

A razão de não fazermos é que toda a indústria de serviços financeiros perpetua os mitos de investir. Isso é feito para manter os investimentos nos Bancos, apesar do desempenho desagradável em qualquer longo período. Porém a grande pergunta continua, os fundos de investimentos são bons?

Os fundos de investimentos são bons, mas, podem bater o Mercado?

Ok, é verdade que 96% de todos os gestores de fundos de investimentos não vencem o mercado.

Mas, não somos gestores de fundos e não seremos julgados por bater o mercado ou não. Nossa habilidade financeira será julgada se vivermos confortavelmente quando tiver 75 anos.

Você não deve se importar se vai bater o mercado. Se o mercado cair 50%, mas seu gerente de fundos perde apenas 40% do seu dinheiro, ele pode ter batido o mercado, mas isso parece bom?

Os investidores da Financials esperam uma taxa de retorno anual mínima de 15% ao ano ou mais. Se conseguirmos isso, não importa o que o mercado fez. Vamos nos aposentar ricos de qualquer maneira.

Então, o que achou? Tudo que tem a fazer é ler e estudar um pouco mais aqui na Financials e aprender a pagar a si mesmo, e não o seu banco ou gestor de fundos. Os fundos de investimentos são uma boa aplicação, basta escolher com cuidado o gestor.


CLIQUE AQUI e veja ranking de rentabilidade de todos os Fundos de Investimentos


Gostou do nosso artigo? Seja um membro Financials se cadastrando na nossa Newsletters ao lado e fique por dentro de todas as dicas e sacadas para alavancar seus investimentos.


CLIQUE no link abaixo e COMPARTILHE o conteúdo Financials nas redes sociais! Ajude outros investidores a descobrir como investir em fundos de investimentos de forma eficaz!

Flavio Moura

Consultor Financeiro