Revelado os 10 Segredos dos Maiores Investidores do Mundo – Parte II

No artigo anterior sobre os maiores investidores do mundo, apresentamos o Michael J. Mauboussin, um investidor em valor proeminente, autor e professor adjunto de longa data na Universidade de Columbia.

Mauboussin dedicou dois terços de sua carreira de 30 anos para pensar e escrever sobre o processo de investimento. No ano passado, ele condensou essas duas décadas de idéias e análises em um ensaio intitulado “Reflexões sobre os 10 atributos de grandes investidores.”

Semana passada, analisamos os primeiros cinco segredos. Hoje, vamos explorar os cinco restantes.

#6 – Cuidado com os preconceitos comportamentais

A maneira como pensamos e sentimos afeta diretamente o nosso comportamento nos investimentos e no processo de tomada de decisão. Robert P. Seawright, um gerente e autor de sucesso, considera que tenha resumido, conforme abaixo, algumas das tendências comportamentais mais comuns para os investidores:

  • Confirmação de Viés: É uma tendência para chegar a uma conclusão em primeiro lugar, em seguida, reunir dados que “confirmar” esse preconceito.
  • Aversão à perda: os investidores são duas vezes mais suscetíveis de serem influenciados pela dor de uma perda do que o gozo de um ganho. Isso favorece a inação sobre a ação, mesmo quando os fatos sugerem o contrário.
  • Escolha Paralisia: A sobrecarga de informação promove a indecisão.
  • Manada: seguir a multidão, mesmo que os fatos sugerem que não deveria. Warren Buffett refere-se a este como o “imperativo institucional”, uma tendência dos gestores de dinheiro para seguir as ações de seus pares, mesmo quando não faz sentido.
  • Tendência de Viés: vendedor curto Notável e gerente de dinheiro Scott Fearon chama isso de “miopia histórica”, uma tendência a assumir o passado recente é um melhor indicador do futuro do que do passado distante.
  • O Viés Ponto Cego: Esta é a nossa inclinação para acreditar que não são suscetíveis aos vieses comportamentais anteriores que afligem todos os outros.

Mauboussin acredita que os maiores investidores do mundo são geralmente menos afetados por estas tendências comportamentais. Porque eles reconhecem a existência destes preconceitos e aprenderem a lidar com eles. Eles criam um ambiente de trabalho (investimento) que os ajuda a “pensar bem.”

#7 – Pense probabilisticamente

O falecido Amos Tversky era um psicólogo matemático brilhante e autor de obras conceituadas sobre economia comportamental. Philip E. Tetlock, em seu excelente livro, Superforecasting: The Art and Science of Prediction, lembra Tversky dizendo-lhe que a maioria das pessoas só tem três configurações de probabilidade:”Vai acontecer”, “não vai acontecer”, e “talvez”.

Se você aspira investir com grandeza, estas três configurações de probabilidade não vão te afetar. Como diz Mauboussin, retornos superiores vêm de buscar constantemente uma vantagem. Onde o preço de um ativo deturpa tanto as probabilidades quanto os resultados.

#8 – Atualize seu ponto de vista de forma eficaz

Mauboussin diz que os maiores investidores do mundo fazem duas coisas que a maioria de nós não fazemos:

  1. Eles procuram informações e/ou pontos de vista diferentes dos outros;
  2. Atualizam suas crenças quando a evidência sugere que deveriam.

Como ele diz:

As crenças são hipóteses a serem testadas, e não tesouros a serem protegidos.

#9 – Maximizar Retornos

É fácil esquecer que existem dois aspectos a retornos superiores: encontrar uma vantagem e em seguida, explorá-lo com propriedade.

Se você desenvolver uma forte convicção para um determinado investimento, mas não dimensionar-lo em conformidade, você não está maximizando o retorno potencial de sua vantagem. É por isso que recomendamos aos nossos leitores alocar maiores proporções de capital para as escolhas de maior convicção.

#10 – Ler sobre os maiores investidores do mundo

Charlie Munger da Berkshire Hathaway diz que: “Em toda a minha vida, tenho conhecido pessoas sábias (mais de uma ampla área de assuntos) que não leram todo o tempo – nenhum, zero.”

Muitas pessoas bem sucedidas fazem a leitura uma prioridade. Se você aspira a investir com grandeza, você deve, também.

Cada investidor, iniciante ou profissional, deve aspirar a realizar os 10 atributos de Mauboussin. Se você aspira ser um grande investidor é fundamental considerar todos os tópicos desse artigo.

CLIQUE AQUI e conheça os outros 5 segredos sobre os maiores investidores do mundo.


Gostou do nosso artigo? Seja um membro Financials e fique por dentro de todas as dicas e sacadas para alavancar seus investimentos.


COMPARTILHE no link abaixo nosso conteúdo nas redes sociais! Ajude outros investidores!

Flavio Moura

Consultor Financeiro