Qual o perfil dos investidores no mercado financeiro que melhor descreve você?

De acordo com muitos estudos, nossos diferentes traços de personalidade e preferências, juntamente com uma série de tendências comportamentais emocionais e mentais, têm um forte impacto na maneira como investimos. Veja aqui o perfil dos investidores no mercado financeiro.

Isso é comumente referido como finanças comportamentais. Começaremos por explorar os diferentes tipos de personalidade da maioria dos investidores.

No que diz respeito ao dinheiro e ao investimento, existem muitos fatores que contribuem para o “como” e o “porquê” de importantes decisões financeiras que são tomadas.

Tipos de personalidade do investidor

Existem quatro tipos diferentes de investidores, sendo que cada um tem com seus próprios preconceitos comportamentais distintos. Compreender o seu perfil dos investidores no mercado financeiro pode levar um longo tempo para ajudá-lo a determinar e atingir seus objetivos de investimento de longo prazo, além de produzir melhores retornos.

Então, qual desses perfis melhor descreve você?

Conservadores

Conservadores são os investidores que colocam uma grande ênfase na segurança financeira e na preservação da riqueza ao invés de assumir riscos para aumentar seu patrimônio. Os conservadores observam atentamente seus ativos e estão preocupados com perdas e desempenho de curto prazo.

Este perfil de investidor também têm problemas para tomar riscos por medo de tomar decisões erradas de investimentos.

Problemas comuns com conservadores: uma estratégia de investimento deve levar em consideração metas de curto, médio e longo prazos. Ao enfatizar excessivamente os retornos de curto prazo, um investidor arrisca-se a tomar uma decisão emocional com base no desempenho a curto prazo, o que pode acabar sendo mais prejudicial para eles no longo prazo.

Acumuladores

Os acumuladores são investidores interessados ​​em acumular riqueza e estão confiantes de que podem fazê-lo. Tendem a estar no comando quando se trata de tomar decisões de investimento. Eles são tomadores de risco e normalmente acreditam que qualquer caminho que eles escolham seja o correto.

Os acumuladores têm sido frequentemente bem-sucedidos em investimentos feitos anteriormente e estão confiantes de que eles também irão ser bem-sucedido.

Problemas comuns com os acumuladores: excesso de confiança. O excesso de confiança é uma tendência humana natural. Como investidores, os acumuladores constantemente superestimam sua capacidade de prever os retornos futuros. A história mostrou que é impossível prever os mercados em larga escala, mas os acumuladores continuam tentando fazê-lo e se exporem a riscos extremos.

Seguidores

Os seguidores são investidores que tendem a seguir dicas de seus amigos e colegas, um status quo. Estes investidores em vez de ter suas próprias ideias ou tomar suas próprias decisões sobre o investimento preferem seguir o mesmo caminho de investidores com perfil distinto.

Os seguidores podem não ter interesse e/ou conhecimento dos mercados financeiros e seu processo de tomada de decisão pode não ter um plano de longo prazo.

Problemas comuns com os seguidores: a mentalidade do “seguindo a manada” é um conceito que podemos definir para este perfil. Este comportamental é muitas vezes a base das bolhas de investimento e subsequentes falhas no mercado acionário.

Quando você é um seguidor, normalmente está seguindo pessoas que possuem ferramentas e recursos para atuar com novas informações numa fração de segundos. No momento em que o investidor médio os “segue” em uma posição, muitas vezes é tarde demais. É sempre importante entender suas decisões de investimento e como elas se encaixam em seu plano de investimento.

Independentes

Os independentes são investidores que têm ideias originais sobre investir e gostam de se envolver no processo de investimento. Ao contrário dos seguidores, eles estão muito interessados ​​no processo de investir e estão envolvidos nos mercados financeiros. Muitos independentes são pensadores analíticos e críticos. Acreditam em si mesmos para tomar decisões confiantes e informadas, mas arriscam apenas seguindo suas próprias pesquisas.

Problemas comuns com independentes: semelhante ao viés de sobreconfiança associado a acumuladores, os independentes enfrentam problemas semelhantes, como depender muito de seu próprio pensamento. Nós, como seres humanos, temos capacidade para nos convencer de que estamos corretos ou de que não precisamos de orientação, mesmo que não seja esse o caso.

Perfil dos investidores no mercado financeiro

Então, que tipo de investidor você é?

Cada personalidade possui características próprias que representam generalizações de possíveis comportamentos adotados pelos investidores.

Cada um desses perfis possui características específicas. Elas tendem a orientar o comportamento e a tomada de decisão no momento de investir.

A decisão da postura que cada um tem ao atuar no mercado de capitais é de caráter individual. No entanto, recomendamos fortemente aos nossos leitores que sejam investidores e não especuladores.

Nossa opinião vai de acordo com a frase de Mark Twain:

Há duas vezes na vida de um homem em que ele não deve especular: quando ele não pode pagar e quando ele pode.

CLIQUE AQUI e saiba mais o perfil dos investidores no mercado financeiro.


Gostou do nosso artigo? Seja um membro Financials cadastrando seu e-mail ao lado e receba nosso conteúdo exclusivo!


COMPARTILHE no link abaixo o conteúdo Financials nas redes sociais! Ajude outros investidores a saber qual o seu perfil dos investidores no mercado financeiro!

Flavio Moura

Consultor Financeiro