Veja aqui a importância do planejamento financeiro para aposentadoria nas 6 etapas dessa nova fase de vida!

A maioria dos eventos importantes que mudam a vida, como casamento ou divórcio, envolvem um processo contínuo de ajuste emocional. Aposentadoria não é exceção. Por isso é necessário o planejamento financeiro para aposentadoria.

Enquanto o casamento, o divórcio e outras questões relacionadas à família têm sido o foco de décadas de pesquisa, a fronteira emocional e psicológica da aposentadoria permaneceu praticamente inexplorada até recentemente.

No planejamento de aposentadoria eu ajudo meus clientes a responderem perguntas do estilo de vida exigido na pós-aposentadoria. Isso é um aspecto importante do planejamento financeiro pessoal de aposentadoria.

Algumas das perguntas que faço na minha consultoria financeira para ajudar os clientes a explorar sua identidade pós-aposentadoria são:

  • Como você planeja gastar seu tempo?
  • Quais são seus hobbies?
  • Quais atividades preencherão seus dias?
  • As pessoas do seu círculo social já estão aposentadas?

Diante dessas e outras perguntas não me surpreende quando alguns clientes percebem que mesmo que estivessem financeiramente prontos para aposentadoria, eles não haviam pensado em alguns aspectos não financeiros importantes para criar uma aposentadoria feliz. Muitos optam por adiar sua aposentadoria por meses ou anos.

Embora as pesquisas sobre esse assunto tenha apenas começado, fica claro que o processo psicológico da aposentadoria segue um padrão similar às emoções que acompanham outras fases da vida.

Aposentadoria: a fronteira final.

planejamento financeiro aposentadoria

Aposentados devem enfrentar o que é essencialmente a última transição em suas vidas. A primeira transição ocorre quando deixamos a segurança do lar para começar nossa vida escolar, deixando-nos o final da tarde e à noite livre.

Outra transição importante ocorre quando iniciamos uma carreira profissional. Agora trabalhamos a semana toda, mas ainda temos o fim de semana livre. Então, finalmente chega a aposentadoria, uma época em que as carreiras terminam – e temos o resto de nossas vidas para fazer o que quiser.

Todos nós pensamos que cortar uma rotina é tarefa fácil. Pense de novo. Existem rotinas que provavelmente começaram no jardim de infância, mais de 60 anos da mesma coisa. Levantar. Vestir-se. Almoçar. Sair. Comer. Ir para a cama. Repetir e repetir.

Minha recomendação aos meus clientes é a seguinte: ao planejar a aposentadoria, pense em como ela se parece. Fale com seus amigos. Escreva sobre isso. Crie uma rotina fictícia. Seja imaginativo. Seus planos financeiros e seu planejamento financeiro para aposentadoria devem andar de mãos dadas. Esta é a sua identidade de aposentadoria.

Agora vamos dar uma olhada mais de perto em cada uma das seis fases da aposentadoria.

1. Pré-aposentadoria: tempo de planejamento.

planejamento financeiro pessoal aposentadoria

Durante os anos de trabalho, a aposentadoria pode parecer um fardo que se aproxima e um paraíso distante. Os trabalhadores sabem que esta fase de suas vidas está chegando, e fazem tudo o que podem para poupar e alcançar esse sonho.

Mas muitas vezes dão pouca atenção ao que eles realmente farão quando alcançarem essa meta. As tarefas atuais que são colocadas sobre eles deixam pouco tempo para refletir sobre esta questão.

Muitas pessoas enfrentam a aposentadoria como um momento complicado. É difícil para muitos trabalhadores pensar seriamente em como serão suas vidas em 20 ou 30 anos. Justo quando estão tentando quitar o financiamento habitacional, colocar seus netos numa boa faculdade e se divertir um pouco enquanto isso.

Todos querem chegar à reta final, mas muitas questões precisam ser decididas antes.

Guarde essa frase com você:

A vida não é medida pelo número em sua conta bancária, mas pelas lembranças que você cria. Portanto, concentre-se em como suas finanças podem maximizar sua vida, e não o contrário.

2. O grande dia: sorrisos, apertos de mão, despedidas!

festa de aposentadoria

De longe, o estágio mais curto do processo de aposentadoria é a despedida real do próprio emprego. Isto é frequentemente marcado por algum tipo de jantar, festa ou outra celebração e tornou-se um rito de passagem para muitos.

Especialmente para aqueles com carreiras de longo prazo. Em alguns aspectos, esse evento é comparável à cerimônia que marca o início de um casamento. Com um planejamento financeiro para aposentadoria você fará a melhor festa da sua vida!

3. Fase de Lua de Mel: Eu estou livre!

liberdade financeira na aposentadoria

Claro, lua de mel vai além dos casamentos. Uma vez terminadas as celebrações da aposentadoria, muitas vezes acontece um período em que os aposentados conseguem fazer tudo que desejavam fazer quando pararam de trabalhar.

Viajar, se dedicar a hobbies, visitar parentes e assim por diante. Esta fase não tem prazo definido e irá variar dependendo da atividade de lua de mel planejada pelo aposentado.

4. Desencanto: então é isso?

descanso na aposentadoria

Esta fase se assemelha ao estágio no casamento, quando o alto nível emocional da paixão se esgotou e o casal agora tem que se dedicar a realidade de construir uma vida juntos. Depois de ansiosos por esse estágio de via, muitos aposentados precisam lidar com uma sensação de decepção.

Isso é semelhante à dos recém-casados ​​quando a lua-de-mel acaba. Aposentadoria não é uma férias permanente depois de tudo. Também pode trazer solidão, tédio, sentimentos de inutilidade e desilusão.

A transição mais difícil que a maioria dos meus clientes é a de trabalhar e economizar para aposentadoria e gastos futuros. Pode ser emocional e financeiramente mais difícil do que eles esperavam. Se eles se aposentarem mais jovens e têm amigos e familiares ainda trabalhando, também pode ser muito solitário, especialmente se eles não tiverem um plano.

Por isso eu reforço que um plano de aposentadoria adequado inclui três coisas:

  • Um plano financeiro;
  • Um orçamento;
  • Um plano de DIVERSÃO!

O plano de diversão inclui coisas que eles querem fazer, lugares que querem visitar e quanto dinheiro está incluído no orçamento para essas coisas.

5. Reorientação: construindo uma nova identidade!

novos objetivos de vida na aposentadoria

Felizmente, a fase de decepção da aposentadoria não dura para sempre. Assim como casais casados ​​acabam aprendendo a viver juntos, os aposentados começam a se familiarizar com a paisagem de suas novas circunstâncias e a viver de acordo com a nova realidade. Este é facilmente o estágio mais difícil no processo de aposentadoria e leva tempo e esforço consciente para se adequar.

Talvez os aspectos mais difíceis desse estágio sejam as inevitáveis ​​perguntas sobre um auto-exame que precisam ser respondidas mais uma vez, como:

  • “Quem sou eu agora?”
  • “Qual é o meu propósito neste momento?”
  • “Ainda sou útil de alguma forma?”

Novas e satisfatórias respostas a essas perguntas devem ser exploradas se o aposentado sentir uma sensação de inutilidade de trabalho. Muitos aposentados não fazem esse exercício. Certifique-se de fazê-lo.

6. Rotina: seguir em frente.

novas rotinas de aposentadoria

Finalmente, uma nova agenda diária é criada! Novas regras básicas conjugais para o tempo juntos versus o tempo são estabelecidas e uma nova identidade foi criada, pelo menos parcialmente. Por fim, a nova paisagem torna-se território familiar e os aposentados podem aproveitar essa fase de suas vidas com um novo sentido de propósito.

Alguns dos meus clientes recém aposentados, relatam que parecem estar andando em uma montanha russa. Picos e vales exigem atenção e paciência para gerenciar. Com o tempo, a nova rotina será a sua nova realidade.

Planejamento financeiro para aposentadoria

planejamento financeiro para a aposentadoria

O planejamento financeiro para aposentadoria é uma chave importante para uma vida bem-sucedida. Os trabalhadores que dedicaram a muito tempo seu estilo de vida e pensaram no que farão depois de se aposentar geralmente experimentam uma transição mais suave do que aqueles que não fizeram.

Sonhos e objetivos que não foram planejados podem se traduzir em trabalhar meio período ou um trabalho voluntário. Aquela viagem de 3 meses, um projeto de empreendimentos, etc.. Nunca é tarde demais para começar a mapear o curso da sua aposentadoria.

Como acontece com todos os processos emocionais que podem ser divididos em fases separadas, não é necessário alcançar completamente uma fase antes de começar outra (exceto, é claro, pelo término real do emprego).

Praticamente todos os aposentados experimentarão alguma forma desse processo depois que pararem de trabalhar. Sua capacidade de navegar nessas águas desconhecidas acabará determinando como viverá nessa última fase de sua vida.

Quer saber mais sobre planejamento financeiro para aposentadoria? CLIQUE AQUI e saiba mais.


Gostou do nosso artigo? Cadastre-se na nossa Newsletters ao lado e fique por dentro de todas as dicas e sacadas para alavancar seus investimentos.


CLIQUE no link abaixo e COMPARTILHE nosso conteúdo nas redes sociais! Ajude outros investidores a fazer seu planejamento financeiro para aposentadoria!