6 armadilhas psicológicas financeiras que você deve evitar a partir de hoje!

Há muitos autores que escrevem sobre a psicologia do mercado de ações que levam as pessoas a tomar decisões erradas na hora de investir. Com muita frequência, algumas formas clássicas de psicologia são diretamente evidentes no comportamento dos investidores.

Vamos dar uma olhada em algumas das armadilhas psicológicas mais comuns cometidas pelos investidores e como evitá-las.

Armadilha 1 – Heurística da Ancoragem

A armadilha comportamental da ancoragem, se refere a uma dependência excessiva de um pensamento passado. Imagine apostar em uma luta de boxe e escolher o lutador apenas por quem deu mais socos nas últimas cinco lutas.

Você pode sair bem escolhendo o lutador estatisticamente mais ativo, mas o lutador com menos socos pode ter vencido cinco lutas por nocautes no primeiro round. Claramente, qualquer métrica pode se tornar sem sentido quando é tirada do contexto.

Por exemplo, se você pensar em uma determinada empresa como bem-sucedida, pode estar muito confiante de que suas ações são uma boa aposta. Esse preconceito pode estar totalmente incorreto na situação predominante ou em algum momento no futuro.

Para evitar essa armadilha, você precisa permanecer flexível em seu pensamento e aberto a novas fontes de informação. É necessário entender a realidade de que qualquer empresa pode estar aqui hoje e falir amanhã. Qualquer gestor pode desaparecer também, para esse assunto.

Outro exemplo típico é de um investidor que venderá suas ações somente se o preço ultrapassar determinado valor. Ou de um analista ou gestor de ativos que foca a decisão de negociar somente no preço do papel.

Armadilha 2 – Heurística da Representatividade

A heurística de representatividade remete à influência de acontecimentos passados no processo decisório. Em outras palavras, trata-se de uma tendência que o decisor apresenta a extrapolar o futuro a partir de acontecimentos passados.

Tversky e Kahneman verificaram essa heurística com uma pesquisa que fizeram, na qual pediam aos respondentes que previssem a profissão de determinado sujeito, a partir de um breve relato de sua personalidade.

A conclusão a que os autores chegaram foi que as pessoas têm concepções errôneas sobre o acaso. Pois esperam que uma sequência de eventos gerados aleatoriamente represente as características essenciais de determinado processo. Mesmo se a sequência dos eventos é curta.

Nesse sentido, suas pesquisas indicaram que as pessoas esperam que os resultados sigam uma sequência representativa de determinado evento. É como se o acaso fosse visto como um processo “autocorretor”, em que o desvio em uma direção induziria a outro desvio, mas na direção oposta, como forma de ‘contrabalancear’ e restaurar o equilíbrio.

Um exemplo típico dessa heurística é de um investidor que se baseia somente no desempenho passado do preço de um ativo para adquiri-lo. Ele assumi que essa situação se comportará no futuro da mesma forma que no passado.

Ou ainda um investidor que compre determinado ativo simplesmente porque o preço vem caindo há alguns dias. Ele acredita numa tendência de mercado de que tal ativo recupere seu preço, como ocorrido no passado.

Armadilha 3 – Viés da Confirmação

No comportamento enviesado da confirmação, as pessoas procuram outras pessoas que cometeram o mesmo erro e persistem nele. Certifique-se de obter conselhos objetivos de novas fontes, em vez de consultar a pessoa que lhe deu os maus conselhos em primeiro lugar.

Se você se encontrar dizendo algo como: “Nossas ações caíram 30%, mas certamente é melhor segurá-las, não é?”, Então você está buscando a confirmação de algum outro investidor infeliz  na mesma situação. Você pode consolar um ao outro a curto prazo. Isso é apenas uma auto-ilusão.

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Armadilha 4 – Movimento da Manada

O processo de tomada de decisão também pode ser simplificado se o decisor optar pela decisão que demais estão optando. Nesse sentido, pode-se preferir escolher conforme outras pessoas e, com isso, o processo decisório seria simplificado.

Essa dinâmica revelou-se presente em alguns estudos, principalmente quando o decisor tem pouca ou nenhuma informação a respeito do problema envolvido e, estando em um grupo no qual os demais participantes decidem por determinada opção, esse decisor tende a seguir os demais. Trata-se do chamado Efeito Manada. Evite esse comportamento da psicologia do mercado de ações.

Armadilha 5 – Viés da Relatividade

Esse é outro comportamento que também está lá esperando para te desviar do caminho. Todos têm uma composição psicológica diferente. Isso é combinada com um conjunto único de circunstâncias que se estendem ao trabalho, família, perspectivas de carreira e possíveis heranças.

Significa que, embora você precise estar ciente do que os outros estão fazendo e dizendo, sua situação e pontos de vista não são necessariamente relevantes fora de seu próprio contexto.

Esteja ciente, mas cuidado! Você deve investir para si mesmo e apenas em seu próprio contexto. Seus amigos podem ter tanto o dinheiro quanto o risco de especular sobre o futuro, mas se for uma pessoa ansiosa, isso não é para você.

Armadilha 6 – Heurística da Disponibilidade

A disponibilidade remete à facilidade com que determinadas ideias, lembranças ou situações vêm à mente e influenciam, dessa forma, o processo decisório. Pode também estar associada à memória recente do decisor e que influencia de alguma forma seu processo decisório.

Devido à teoria da disponibilidade, as pessoas estimam a frequência de uma classe ou a probabilidade de um evento pela facilidade com que instâncias ou ocorrências podem ser trazidas à mente. Seus julgamentos seriam bastante influenciados pela facilidade com que ocorrências de eventos podem ser lembradas ou resgatadas por livre associação. Por exemplo, pode-se avaliar a probabilidade de uma dada especulação financeira falhar ou dar certo em função de acontecimentos recentes com o investidor ou com pessoas de sua relação.

Um exemplo do efeito da saliência foi a significativa queda da procura por passagens aéreas nos Estados Unidos logo após os ataques terroristas de 11 de setembro de 2001. Apesar de o transporte aéreo ser o mais seguro, se avaliarmos o número de acidentes comparativamente ao número de viagens realizadas, muitos optaram por transportes terrestres, que são menos seguros, na mesma comparação.

Psicologia do mercado de ações

A psicologia humana é uma coisa perigosa, e há alguns erros padrões que as pessoas fazem repetidas vezes. É muito fácil, no calor do momento, ou quando sujeito a tensão ou tentação, cair numa dessas armadilhas mentais.

As percepções erradas, auto-ilusão, freneticamente tentando evitar perdas, desesperadamente buscando o conforto de outras vítimas, excluindo a realidade e muito mais, tudo pode custar caro.

Esteja ciente da natureza desses comportamentos e seja sempre honesto e realista consigo mesmo. Além disso, busque conselhos de pessoas competentes e conhecedoras e íntegras que o levarão de volta à realidade antes que seja tarde demais.

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