Renda Fixa

Nos investimentos de renda fixa, a forma de rendimento do título e seu prazo de resgate são conhecidos previamente. O rendimento pode ser determinado por taxa de juros prefixada ou pós-fixada, sendo afetado sobretudo pelas mudanças na política de juros do país.

renda fixa

Fazer um investimento de renda fixa não significa que a rentabilidade não varie, há oscilações, porém geralmente elas são pequenas.

É importante observar que ao investir seu dinheiro em um título de renda fixa o investidor estará emprestando a quantia investida ao emissor do título. Assim, em troca, depois de um certo período, receber o valor aplicado, acrescido de juros pagos como forma de remuneração de seu empréstimo.

No investimento de renda fixa, como em qualquer investimento, sempre existe a possibilidade de perda do capital investido, no todo ou em parte, bastando para isso que o emissor do título não cumpra a obrigação assumida.

Os investimentos de renda fixa são compostos por ativos cuja remuneração ou retorno de capital pode ser dimensionado no momento da aplicação. Esses investimentos são ideais para investidores que não têm disposição para risco.

Principais Investimentos de Renda Fixa

Debêntures e Debêntures Conversíveis em Ações

Títulos emitidos por sociedades anônimas, representativos de parcela de empréstimo contraído pela emitente com o investidor, a médio e/ou longo prazos, garantidos pelo ativo da empresa.

Debêntures não conversíveis – o empréstimo é liquidado normalmente no prazo previsto

Debêntures conversíveis em ações – o investidor poderá, em prazos determinados e sob condições previamente definidas, optar pela conversão de seu valor em ações, incorporando-o ao capital da sociedade emitente.

Todas as condições pertinentes à emissão, aos prazos, aos resgates, aos rendimentos, à conversão em ações e ao vencimento de debêntures são obrigatoriamente fixadas em assembleia geral de acionistas.

Letras de Câmbio – LC

Emitidas por sociedades de crédito, financiamento e investimento, para captação de recursos para financiamento da compra de bens de consumo durável ou do capital de giro das empresas. São lançadas na forma nominativa e têm renda fixa e prazo certo de vencimento.

Letras Imobiliárias – LCI

Títulos emitidos por sociedade de crédito imobiliário, com garantia da Caixa Econômica Federal. Sua captação de poupança é destinada ao Sistema Financeiro da Habitação.

Poupança

Emitidas nominativamente, por sociedade de crédito imobiliário, associações de poupança e empréstimos e caixas econômicas estaduais e federal. Seu objetivo é captar recursos para o financiamento de construtores e adquirentes de imóveis.

As aplicações são corrigidas a cada período de 30 dias pela Taxa Referencial (TR) mais uma taxa de juros de 0,5% ao mês. Podem ser resgatadas sem perda da remuneração a cada “aniversário” de 30 dias, a partir da data da aplicação.

Certificados de Depósito Bancário – CDB

Títulos representativos de depósitos a prazo determinado, emitidos por bancos de investimentos e comerciais. Negocidos antes de seu vencimento, por meio de endosso. A remuneração oferecida pode ser pós ou prefixados.

CDBs prefixados – estabelecem a priori a taxa de remuneração pelo período do investimento.

CDBs pós-fixados – são aqueles cuja remuneração está total ou parcialmente atrelada à variação de um índice, como CDI, TR, IGP-M.

Recibos de Depósito Bancário – RDB

Têm as mesmas características do CDB, com a diferença de não serem negociados em mercado.

Principais Títulos Públicos de Renda Fixa:

Fundos de Investimentos – FI

Os bancos e corretoras colocam a disposição de seus clientes todos os Fundos de Investimento e as informações necessárias em suas plataformas. Neste ambiente é possível acessar tudo que precisa saber para escolher bem seu investimento. Saiba Mais.

CLIQUE AQUI e aprenda em detalhes cada tipo de investimento em Renda Fixa.


Gostou do conteúdo? Cadastre-se na nossa Newsletter ao lado e fique por dentro de todas as dicas e sacadas para alavancar seus investimentos.


 CLIQUE no link abaixo e compartilhe nosso conteúdo nas redes sociais! Ajude outros investidores!