Veja as vantagens especiais na diversificação de investimentos ao alocar seus ativos

A diversificação é uma técnica que reduz o risco ao alocar investimentos entre vários instrumentos financeiros, indústrias e outras categorias. Uma das maiores vantagens da diversificação de investimentos é maximizar o retorno ao investir em diferentes áreas, onde cada uma reage de forma diferente ao mesmo evento.

A maioria dos consultores de investimento concordam que, embora não garanta uma perda, a diversificação é o componente mais importante para alcançar metas financeiras de longo prazo e minimizar o risco. Aqui, vamos analisar por que isso é verdade e como diversificar seu portfólio de investimentos.

Diferentes tipos de risco

Os investidores enfrentam dois tipos principais de risco ao investir:

Não Diversificável: Também conhecido como “sistemático” ou “risco de mercado”, o risco não diversificável está associado a todas as empresas. Causas como taxas de inflação, taxas de câmbio, instabilidade política, guerra e taxas de juros. Este tipo de risco não é específico para uma determinada empresa ou indústria, e não pode ser eliminado ou reduzido através da diversificação. É apenas um risco que os investidores devem aceitar.

Diversificável: Este risco também é conhecido como “risco não sistemático” e é específico para uma empresa, indústria, mercado, economia ou país. Pode ser reduzido através da diversificação. As fontes mais comuns de risco não sistemático são o risco comercial e o risco financeiro. Assim, o objetivo é investir em vários ativos para que eles não sejam todos afetados da mesma forma por eventos de mercado.

Por que você deve diversificar

diversificação nos investimentos

Digamos que você tenha um portfólio apenas com ações de companhias aéreas. Se for anunciado publicamente que os pilotos da linha aérea estão em greve por tempo indefinido e que todos os vôos estão cancelados, os preços das ações das companhias aéreas cairão. Seu portfólio experimentará uma queda significativa no valor.

Se, no entanto, você contrabalançou as ações da indústria aérea com algumas ações ferroviárias, apenas uma parte do seu portfólio seria afetada. Na verdade, há uma boa chance de que os preços das ações ferroviárias subiriam. Já que os passageiros passam a andar de trens como uma forma alternativa de transporte.

Mas, você poderia diversificar-se ainda mais porque existem muitos riscos que afetam tanto os trilhos quanto o ar porque cada um está envolvido no segmento de transporte. Um evento que reduz qualquer forma de viagem prejudica ambos os tipos de empresas. Os estatísticos diriam que as ações de empresas ferroviárias e aéreas têm uma forte correlação.

Portanto, você gostaria de diversificar, não apenas diferentes tipos de empresas, mas também diferentes tipos de indústrias. Quanto mais estão correlacionadas suas ações, melhor.

Alocação de Ativos estratégicos

vantagem em diversificar fundos de investimento

Também é importante que você se diversifique entre diferentes classes de ativos . Diferentes ativos, como títulos de renda fixa e ações, não reagirão da mesma forma para eventos adversos. Uma combinação de classes de ativos reduzirá a sensibilidade do seu portfólio na oscilação do mercado.

Geralmente, os mercados de títulos e ações se movem em direções opostas. Então, se seu portfólio for diversificado em ambas as áreas, os movimentos desagradáveis ​​em um serão compensados ​​por resultados positivos em outro. (Para saber mais sobre as classes de ativos, CLIQUE AQUI).

Existem vários tipos de diversificação. E muitos produtos de investimento foram criados para acomodar os níveis de tolerância ao risco dos investidores. No entanto, esses produtos podem ser muito complicados e não devem ser adquiridos por investidores iniciantes.

Para aqueles que têm menos experiência de investimento e não têm o apoio financeiro para entrar em atividades de hedge, os títulos de renda fixa são a maneira mais popular de diversificar em relação ao mercado de ações.

Infelizmente, mesmo a melhor análise de uma empresa e suas demonstrações financeiras não podem garantir que não seja um investimento perdedor no futuro. As vantagens da diversificação de investimentos não impedirá uma perda, mas pode reduzir o impacto da fraude e informações ruins em seu portfólio.

Quantas ações você deve ter

alocação de ativos

Obviamente, possuir cinco ações de empresas distintas é melhor do que possuir apenas uma. Mas chega um ponto em que adicionar mais ações ao seu portfólio deixa de fazer a diferença. Há um debate sobre quantas ações são necessárias para reduzir o risco, mantendo um alto retorno.

A visão mais convencional argumenta que um investidor pode alcançar uma diversificação ótima, com apenas 15 a 20 ações espalhadas por várias indústrias. Para saber mais sobre o que constitui um portfólio de ações adequadamente diversificado, entre em contato comigo pessoalmente.

Para saber como determinar qual tipo de mix de ativos é apropriado para sua tolerância ao risco, consulte Conseguindo Alocação Ótima de Ativos.

Vantagens da diversificação de investimentos

A diversificação pode ajudar um investidor a gerenciar riscos e reduzir a volatilidade dos movimentos do seu portfólio. Lembre-se, no entanto, que, independentemente da diversidade do seu portfólio, o risco nunca pode ser eliminado completamente.

Você pode reduzir o risco associado às ações individuais, mas os riscos gerais de mercado afetam quase todas as ações. Por isso também é importante diversificar entre diferentes classes de ativos. A chave é encontrar um meio entre risco e retorno. Isso garante que você alcance seus objetivos financeiros enquanto ainda está tendo uma boa noite de sono.

Ainda está com duvidas sobre as vantagens da diversificação de investimentos? CLIQUE AQUI e veja mais vantagens dessa estratégia.


Gostou do nosso artigo? Cadastre-se na nossa Newsletters ao lado e fique por dentro de todas as dicas e sacadas para alavancar seus investimentos.


CLIQUE no link abaixo e COMPARTILHE nosso conteúdo nas redes sociais! Ajude outros investidores a conhecer as vantagens da diversificação de investimentos!

Flavio Moura

Consultor Financeiro