Warren Buffett

Warren Buffett é o chefe executivo (CEO) da Berkshire Hathaway Holdings, uma firma de investimentos localizada em Omaha, Nebraska, USA. Originalmente um investidor focado em ativos, Buffett tem se tornado um investidor de longo prazo em ações de crescimento. É considerado o pai da análise fundamentalista, ou, value investing.

Conhecido como o “Oráculo de Omaha”, suas estratégias servem de parâmetro para inúmeros investidores, inclusive os bilionários daqui, Luiz Barsi e Jorge Paulo Lemann — este último, o brasileiro mais rico e parceiro de negócios do próprio Buffett.

Perfil de Warren Buffett

Buffett é um fenômeno. Em 1986, era o homem mais rico do mundo, com um patrimônio líquido de 16 Bilhões de dólares, graças inteiramente a sua habilidade de escolha de ações e a administração de investimentos de outras pessoas. Ele possui hoje mais de 20 Bilhões de dólares.

Iniciou sua carreira em 1954 com apenas cem dólares para investir. Depois de ser treinado por Benjamin Graham, fundou uma parceria de investimento na qual era o administrador. Buffett dirigiu esta parceria até 1969, quando saiu do Mercado devido aos níveis extremamente altos da Bolsa.

Em 1965, comprou uma firma com problemas financeiros no setor têxtil chamada 

Berkshire Hathaway. Ela deveria se tornar uma holding de investimentos na mídia, seguros e companhias do setor de consumo. Buffett comprou várias dessas companhias a preços muito baixos na recessão de 1973-4. Isso auxiliou a manter seu retorno bem superior ao do Mercado durante as décadas de 70 e 80.

Warren Buffett

Buffett já era considerado uma lenda viva no campo dos investimentos quando comprou uma grande quantidade da Coca-Cola em 1988. Mas foi no momento que obteve sucesso nesta compra que se transformou num verdadeiro herói. Desde então, Buffett se tornou o símbolo do que há de melhor na forma mais tradicional de se encontrar valor, com os pés no chão, ao Leste da América.

As piadas e exemplos empregados nas suas aulas e relatórios anuais ajudaram a espalhar sua reputação para bem longe dos confins de Wall Street, empurrados ainda por um “bando” de investidores satisfeitos que Buffett ajudou a transformar em milionários.

Resultados de Warren Buffett

Buffett é tido como o investidor com mais sucesso em todos os tempos, com uma taxa de retorno composta de 22,3% durante 36 anos.

A compra da Coca-Cola por Buffett resultou num lucro de cerca de 800% em 12 anos para seus investidores. Menos conhecido foi seu investimento no Grupo de propaganda Interpublic em 1973, que ofereceu ganhos superiores a 900% em pouco mais de 11 anos.

Estratégias e Métodos de Warren Buffett

Buffett seleciona apenas as melhores companhias, aquelas que terão lucros grandes, sólidos e crescentes com o passar dos anos, isto é, não escolhe ações, e sim empresas.

Ações não são simples pedaços de papel, representam uma participação em um negócio. Desta forma, quando analisado um investimento, pense como dono do negócio. Foque no negócio, não na ação. O que a companhia faz? Quão bem ela faz?

Limite-se aos investimentos que você consiga entender. De outra forma você nunca irá conseguir medir o verdadeiro valor daquilo que possui. Existem muito poucos negócios que valem a pena comprar. O mundo é dividido em uma mão de excelentes negócios e uma massa de investimentos pobres e medíocres. Mantenha sua busca nos primeiros.

Os Grandes negócios possuem as seguintes características:

  1. Simplicidade – São fáceis de entender e fáceis de administrar;
  2. Possuem características fortes de franchise – Possuem “Goodwill econômico”, ou seja, a habilidade de aumentar seus preços acima da inflação;
  3. Previsibilidade – seus lucros podem ser projetados para o futuro com grande previsibilidade;
  4. Alto retorno sobre o capital investido – Conseguido sem malabarismos contábeis ou excesso de dívidas. Isto ainda é mais importante que um lucro espetacular;
  5. Geração forte de caixa – Elas “transbordam dinheiro” e não precisão altos investimentos em ativos para manterem-se no negócio, ao invés disto, eles podem investir o dinheiro para aumentar, ainda mais, os seus lucros;
  6. Devoção ao valor do acionista – a administração que possuí um montante significativo de capital investido no negócio pensa nos acionistas como sócios, que possuem os mesmos interesses.

Calculando a Margem de Segurança

Estime o valor intrínseco do negócio. Preço é o que você paga, valor é o que você leva. Mantenha uma “margem de segurança” entre os dois, de maneira que você pague cinqüenta a sessenta centavos de preço por cada dólar de valor. Dessa forma, você ainda poderá obter um bom retorno, mesmo que suas projeções tiverem sido muito otimistas.

Buffett utiliza um cálculo chamado de fluxo de caixa descontado, ou FCD. Este cálculo envolve a estimativa dos fluxos de caixa futuros do negócio descontado para os dias de hoje, empregando-se uma taxa que você conseguiria, sem risco, colocando seu dinheiro, por exemplo, em um título público do governo de 10 anos.

Este cálculo mostra se existe uma diferença entre o preço atual e o valor projetado, e se ele é grande o suficiente para fornecer ao investidor uma margem de segurança.

Ignore as flutuações do Mercado. Buffett disse que depois de comprada uma ação, não se importaria se a Bolsa fechasse por 10 anos desde que, estivesse suficiente confiante do valor intrínseco de seus papéis. Para ele não é necessária uma confirmação do Mercado.

Só venda suas ações se ocorrerem as seguintes situações:

  • Se o valor da companhia não está crescendo em uma taxa satisfatória;
  • Se o valor de mercado ultrapassar significativamente o valor intrínseco;
  • Quando você precisar de dinheiro para investir em outra companhia que é ainda mais atrativa sob a ótica da diferença do valor intrínseco e o preço do mercado.

Citações de Warren Buffett

Regra número Um: Nunca perca dinheiro. Regra número Dois: Nunca se esqueça da regra número Um.

 

Ben Graham disse: ‘Investimento é muito mais inteligente quando é feito como se fosse um negócio.’ Estas são as palavras mais importantes já escritas sobre investimentos.

 

Um bom negócio não é sempre uma boa compra, embora seja um bom lugar para se procurar por uma.

 

Eu prefiro compra um excelente negócio por um preço razoável do que comprar um negócio razoável por um excelente preço.

 

 “Quando uma administração com brilhante reputação encontra um negócio economicamente ruim, é a reputação do negócio que se mantém intacta”. 

Bibliografia de Warren Buffett

Buffett até agora não escreveu um livro. Mas seus relatórios anuais foram publicados no “Essays of Warren Buffett “ (agora traduzido para o Português como os ensaios de Warren Buffett) (1998).

Você também poderá visitar o website da Berkshire Hathaway. O livro mais lido do tipo “como copiar Warren Buffett” é o “The WarrenBuffettt Way” (1994) de Robert Hagstrom que foi seguido pelo “The Warren Buffettt Portfolio “(1999).


Esperamos que tenha gostado do conteúdo! Cadastre-se na nossa Newsletters ao lado e fique por dentro de todas as dicas e sacadas para alavancar seus investimentos.


CLIQUE no link abaixo e compartilhe o conteúdo Financials nas redes sociais! Ajude outros investidores!