5 Maneiras de Preparar sua Carteira de Investimentos Para Qualquer Crise de Mercado

Hoje, vamos discutir como gerenciar sua carteira de investimentos em face das incertezas. Em vez de confiar em previsões, é melhor estar pronto para qualquer volatilidade nos mercados este ano.

Em vez de perdermos tempo prevendo resultados específicos e apostando neles (aumentando assim o risco), prepare seu portfólio ou carteira de investimentos para uma ampla gama de resultados potenciais. Assim preencha-o com ativos que podem suportar vários choques de volatilidade.

Isso não é fácil, mas recomendamos consistentemente algumas estratégias básicas para fazê-lo:

#1 – Não pagar caro em ações da sua carteira de investimentos

Nós falamos muitas vezes que mesmo um grande negócio pode ser um investimento terrível se você pagar muito caro. Isso pode arruinar o resultado da sua carteira de investimentos no longo prazo.

#2 – Nunca tenha medo de comprar um grande negócio a preço de banana

Não importa se o mercado de ações está barato, caro, ou em algum lugar no meio. Uma pechincha é sempre está lá fora em algum lugar. Claro, eles ficam mais difíceis de encontrar quando muitas ações são caras (como hoje). Mas eles ainda existem.

Fazendo isso irá você ficará preparado para o resultado que esperamos ter no longo prazo. As coisas vão melhorar para a maioria das pessoas que tiverem paciência e aguardar o momento certo para comprar e vender.

#3 – Não tenha medo de guardar dinheiro até encontrar uma pechincha

Não há nada como a paz de espírito quando nós temos muito dinheiro extra na mão. Também não há nada como os retornos que você obterá após aplicar esse dinheiro quando finalmente encontrar um bom negócio a um preço barato. E, em seguida, mantê-lo por um longo prazo, vendo o seu dinheiro multiplicar ao passar do tempo.

Isso irá prepará-lo para o resultado que acontece de vez em quando, um que a maioria das pessoas nunca estão preparados para uma grande queda nos preços das ações. É raro, mas quando isso acontece e você tem muito dinheiro para comprar grandes ações a preços baratos, vai se sentir muito melhor do que se não tivesse dinheiro para gastar.

#4 – Não tenha medo de comprar ações no curto prazo sempre que isso fizer sentido

Você poderá perder muitas vezes fazendo isso. Apostar contra um negócio é arriscado. Mas a venda no curto prazo pode fazê-lo ganhar dinheiro quando quase nada mais faz. E esses são os momentos que vai querer ter dinheiro extra na mão para aproveitar. Essas pechinchas surgem quando os preços das ações caem.

Se não tem estômago para pequenas perdas, evite a compra e venda no curto prazo e esteja satisfeito com a realização de abundância de dinheiro.

#5 – Se investir no longo prazo, evite se endividar para comprar ações

Se você confiar na dívida, quando o valor do patrimônio líquido da sua carteira de investimentos cair, seu corretor irá chamá-lo e exigir que deposite mais dinheiro ou vender algumas ações.

É difícil dormir quando temos grandes dívidas sobre nossa cabeça. Ficar longe da alavancagem irá prepará-lo para muitas noites de sono satisfatório e regenerativo. Assim, sua carteira de investimentos não deve ser reflexo de um montante de dívidas.

Estas cinco dicas são ótimas para começar a criar sua carteira de investimentos. Se você adequar sua mentalidade, aposto que vai encontrar algumas maneiras de se preparar para uma ampla gama de possíveis resultados.

Tempo gasto para prever o desempenho do mercado de ações em 2017 é o tempo que poderia ter sido gasto na triagem de ações, desfrutando de uma xícara de chá, ou assistindo a um episódio de seriado americano. Use seu tempo sabiamente este ano, e não tente prever o mercado.

Ainda tem dúvidas? CLIQUE AQUI e saiba como montar e diversificar sua carteira!


Gostou do nosso artigo? Cadastre-se na nossa Newsletters ao lado e fique por dentro de todas as dicas e sacadas para alavancar seus investimentos.


CLIQUE no link abaixo e COMPARTILHE nosso conteúdo nas redes sociais! Ajude outros investidores!

Flavio Moura

Consultor Financeiro