Por que a poupança é o pior investimento do Brasil?

Como fugir da poupança e planejar minha carteira de investimentos sem um Banco?

A maioria dos investidores brasileiros ainda é refém dos grandes bancos e de seus produtos ruins (capitalização, poupança, previdência…). Até mesmo os correntistas do segmento de alta renda, que, teoricamente, possuem acesso a investimentos “diferenciados”.

O gerente do banco não deve ser seu planejador financeiro, pois há um claro conflito de interesses nessa relação. O gerente trabalha para o banco e deve gerar receita para ele. Mais receita para a instituição financeira nos investimentos implica menor rentabilidade para você. Além de oferecer apenas produtos do próprio banco.

Em corretoras independentes você pode encontrar custos menores e produtos de diversas instituições (bancos, gestoras, seguradoras, financeiras…), mas deve se atentar às recomendações, pois mais receita para elas significa mais corretagens (estimulam a fazer mais operações) e recebem maiores rebates/spreads em produtos que geralmente não são os melhores. Portanto, sugerimos utilizar a corretora apenas como intermediadora de suas operações.

Por que a poupança e o planejamento financeiro são importantes?

Porque permite otimizar seus recursos para alcançar objetivos de curto, médio e longo prazo – alocar seu patrimônio de forma eficiente. Independentemente do nível de renda, seja um pequeno ou um grande investidor, é muito importante saber investir no Brasil, onde há muita incerteza na economia e alta volatilidade nos juros e inflação.

Você trabalha duro para ganhar dinheiro, mas se não aplicá-lo corretamente, poderá ter seu poder de compra corroído pela inflação. Infelizmente, a educação financeira nas escolas e faculdades do País ainda é muito precária (praticamente inexistente).

A poupança é o destino do dinheiro de muitos brasileiros, ainda leigos em finanças que, em 2016, rendeu míseros 8,07%, perdendo para a variação da inflação (medida pelo IPCA) no mesmo período (10,67%). Como saber se você está no caminho certo?

No próximo artigo vamos listar um roteiro simples que pode ser útil para você avaliar o seu planejamento financeiro atual e, eventualmente, fazer algum “recálculo de rota”.

CLIQUE AQUI e saiba a remuneração da poupança.


Gostou do nosso artigo? Seja um membro Financials cadastrando seu e-mail ao lado e receba nosso conteúdo exclusivo!


CLIQUE no link abaixo e COMPARTILHE o conteúdo Financials nas redes sociais! Ajude outros investidores a descobrir como poupar e se tornar um investidor de sucesso!

Flavio Moura

Consultor Financeiro