Consequências da Reforma da Previdência: 5 dicas essenciais e por que elas importam

A satisfação com sua aposentadoria é determinada pelo planejamento financeiro feito de antemão. Muitos leitores perguntam como me aposentar com as novas regras da Previdência Pública no Brasil.

Cabe lembrar que investidores bem sucedidos passam anos acumulando recursos necessários para cobrir as despesas e circunstâncias imprevistas que vêm junto com uma aposentadoria.

O planejamento financeiro feito em seus anos de trabalho permitem anos sem estresse que você tanto merece na aposentadoria.

Aqui vamos listar 5 termos de como me aposentar bem:

#1 – O que são ativos?

Ativos são itens que têm valor no mercado. Recursos controlados por uma empresa da qual se espera que sejam gerados benefícios econômicos futuros.

Um ativo intangível é um ativo que tem um valor em real, mas pode não valer nada a menos que o negócio seja bem sucedido. Normalmente, este é um ativo que foi adquirido através da compra de outro negócio.

#2 – O que é margem de segurança?

Margem de Segurança é o desconto para o valor real de uma empresa.

Essa é a diferença entre o valor intrínseco e o preço da ação. Esta redução no preço da ação ajuda a isolar os investidores de possíveis erros de avaliação.

Por exemplo, na carteira de Ações da Financials usamos uma margem de segurança de 50%. Isso significa que qualquer que seja o negócio, queremos comprá-lo pela metade do preço.

Nunca compre ações pelo preço de mercado. Em vez disso, espere que o mercado venda a empresa à sua margem.

#3 – O que é valor intrínseco?

É o valor de uma empresa, apesar do preço de venda no mercado. Os investidores procuram comprar essas empresas com cerca de 50% de desconto em relação ao preço de mercado, quando elas estão subvalorizadas. O valor intrínseco é determinado executando cálculos nas taxas e índices de crescimento. CLIQUE AQUI e saiba como calcular o valor intrínseco.

#4 – O que é o mercado de ações?

Ações são pedaços de empresas negociadas na Bolsa de Valores, o que significa que elas venderam uma certa parte de seu capital.

Juntos como um grupo, esta coleção de empresas é conhecida como o mercado de ações. A chave para o sucesso no mercado de ações é comprar um bom negócio que vai sobreviver por 10-15 mais anos.

É um mito que o mercado de ações está constantemente subindo com o tempo. O retorno médio composto no mercado de ações nos últimos 120 anos é de 5%.

Certifique-se de que o negócio é durável e tem um CEO com integridade.

#5 – Fundos Indexados vs Fundos Mútuos

Um fundo de índice é um tipo de fundo mútuo com uma carteira construída para combinar ou rastrear os componentes de um índice de mercado, como o índice Ibovespa.

Os fundos mútuos estão fazendo a mesma coisa que os fundos de índice, a não ser que cobram taxas mais elevadas. Ambos diversificam sua carteira em centenas de ações.

Os fundos de índices são apenas muito específicos para o índice que está rastreando.

E agora? Como me aposentar?

Saiba mais aqui sobre as regras de aposentaria.


Gostou do nosso artigo? Seja um membro Financials cadastrando seu e-mail ao lado e receba nosso conteúdo exclusivo!


CLIQUE no link abaixo e COMPARTILHE o conteúdo Financials nas redes sociais! Ajude outros investidores a descobrir como me aposentar e se tornar um investidor de sucesso!

Flavio Moura

Consultor Financeiro