4 características dos empreendedores de sucesso – O caso Bloomberg

O empreendedorismo pode significar muitas coisas, mas, trata-se de você fazer o seu próprio caminho. Será que você tem o que é preciso para ser um empreendedor? Vou falar no post de hoje de 4 características de empreendedores de sucesso!

A primeira coisa que qualquer empreendedor lhe dirá é que o sucesso não vem de uma tela de computador, ou lendo artigos como esses. Tudo começa com uma ideia.

Para aprender essas características de empreendedores de sucesso vamos analisar a ascensão de um dos empreendedores de maior sucesso do mundo, Michael Bloomberg.

Vamos analisar as escolhas que ele fez no caminho até o topo do sucesso. Além disso comparar o que ele fez com opiniões de especialistas sobre como alcançar o sucesso empresarial.

Michael Bloomberg

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Além de ser prefeito da cidade de Nova York após o ataque de 11 de setembro, Michael Bloomberg alcançou o primeiro sucesso como corretor da bolsa de valores.

O patrimônio líquido atual da Bloomberg é de cerca de 47 bilhões de dólares. Em 1981, ele co-fundou a empresa de informação financeira e mídia NewYork, a Bloomberg LP.

Ele também é um grande filantropo e doou mais de 5 bilhões de dólares para as causas de mudança climática, o controle de armas e outras causas. Ele possui pelo menos seis casas de ajuda em Londres.

Então, como Bloomberg começou? Ele iniciou sua jornada em Wall Street em 1966 com um emprego em um banco de investimento de sucesso, o famoso Salomon Brothers.

Na Salomon Brothers, ele se destacou como trader e se tornou sócio do banco. Mas, em 1978, ele foi demitido. Em suas próprias palavras:

Aos 39 anos, fui demitido do único emprego que já tive, um emprego que amava.

Esta era a empresa para a qual ele trabalhava desde que tinha se formado na Harvard Business School.

Apesar de ter sido demitido de um emprego que amava, isso pode até soar como um fracasso. Mas para a Bloomberg, sua demissão foi um dos passos mais importantes para alcançar as características de empreendedores de sucesso!

Isso nos leva à nossa primeira chave para o sucesso empresarial:

1. Assuma riscos

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O banco Salomon Brother’s deu um tapinha nas costas de Bloomberg e uma indenização de 10 milhões de dólares e o mandou embora.

No dia, após sua demissão, ele assumiu um grande risco e começou sua própria empresa com base em uma ideia não comprovada que quase todo mundo achava que falharia: disponibilizar informações financeiras para as pessoas, em seus computadores.

Lembre-se, isso foi antes de as pessoas terem computadores.

Bloomberg pegou uma parte de seus 10 milhões e, sem perder tempo, criou seu próprio negócio. Ele mesclou as duas habilidades que desenvolveu na Salomon Brothers:

  • Conhecimento do mundo dos valores mobiliários e investimentos
  • Conhecimento das tecnologias que fizeram esses negócios acontecerem

Ele achava que, se pudesse construir um sistema que pegasse informações sobre uma massa de diferentes tipos de investimento, como ações, títulos e moedas, e organizasse, os operadores poderiam usá-lo para ver oportunidades de investimento antes escondidas por muitos dados.

Uma das características de empreendedores de sucesso é que eles fazem. A maioria dos empreendedores lhe dirá que a parte mais difícil é começar.

É muito motivadora a história de Bloomberg. Após sua demissão, sem um momento de descanso, contratou quatro pessoas que trabalharam com ele antes e começou a criar, e em seguida, vendendo o que eventualmente se tornaria o bem conhecido Terminal Bloomberg.

Isso nos leva à nossa próxima lição:

2. Seja persistente

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Então a Bloomberg tem essa ideia, e ele acha que isso pode impactar todo o mundo financeiro, mas ninguém acha que vai funcionar.

É aqui que a sorte entra, mas esse é um tipo diferente de sorte. Bloomberg disse certa vez:

A sorte desempenha um papel no sucesso, mas quanto mais você trabalha, mais sorte você ganha … O trabalho duro cria oportunidades onde o seu currículo não pode.

Ele trabalhou incansavelmente para ter seu nome e sua ideia colocada em prática.

Quando ele começou sua empresa, ele usou a seguinte estratégia. Ia diariamente ao centro de NY, compraria xícaras de café e as levaria para os operadores de bolsa, seu público-alvo.

Ao passar pelos corredores ele dizia “Oi” “Sou Mike Bloomberg e trouxe uma xícara de café para você. Posso falar com você?”

Bloomberg continuava voltando dia após dia, trabalhando para construir relacionamentos com clientes em potencial.

Bloomberg aprendeu sobre o seu público iria usar o produto e o que eles realmente poderiam fazer para ganhar dinheiro com aquilo.

Se a Bloomberg não tivesse sido persistente em conversar com clientes em potencial e entender o mercado, ele poderia não ter tido um sucesso tão grande.

Seu truque da xícara de café ilustrou a importância da persistência e da sua própria sorte, mas também ilustra outra importante lição:

3. Encontre um público para servir

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Por trás de toda boa ideia há uma hipótese, uma crença de que sua ideia será valiosa para um mercado-alvo.

Para a Bloomberg, essa hipótese era de que os investidores poderiam fazer investimentos mais inteligentes se tivessem melhor acesso e uma compreensão dos dados de investimento.

Ele acreditava que uma tecnologia que simplificasse e organizasse esses dados seria imensamente valiosa para a comunidade de investidores. E ele estava certo.

Bill Campbell, um empresário respeitado no Vale do Silício, explica:

No centro de qualquer grande negócio está um empreendedor que cria uma hipótese de valor em primeiro lugar para que o valor do produto principal, uma solução real e significativa para um problema valioso do cliente, possa ser testado e descoberto.

Pessoas com as características de empreendedores de sucesso conhecem seu produto por dentro e por fora. Eles também conhecem o mercado.

A maioria torna-se bem sucedida porque cria algo que já não existia ou melhora significativamente um produto existente depois de experimentar a frustração com a maneira como ele funcionava.

Os dois últimos conselhos podem parecer não relacionados ao empreendimento, mas Michael Bloomberg discordaria.

4. Nunca pare de aprender

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De acordo com a Bloomberg , a palavra mais poderosa é “Porquê”. Não existe nada tão poderoso como uma mente aberta e inquiridora.

Qualquer que seja o campo que escolha para começar um negócio – seja um aluno para toda a vida. Bloomberg argumenta que o mundo está cheio de pessoas que pararam de aprender.

As pessoas pensam que já descobriram tudo. “Você, sem dúvida, já conheceu alguns deles …” diz Bloomberg, “Sua palavra favorita é Não”.

Eles vão te dar um milhão de razões pelas quais você não pode fazer algo ou não deveria ser feito. O conselho de Bloomberg é simplesmente não ouvi-los. E certamente, não se torne um deles.

Características de empreendedores de sucesso

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Você é o responsável pelo seu sucesso e fracasso, mas só é bem sucedido se compartilhar a recompensa com os outros.

Bloomberg

Depois de servir como prefeito da cidade de Nova York, Bloomberg voltou à Bloomberg LP, mas também dedicou mais tempo à filantropia, que se tornou uma prioridade para ele.

A Bloomberg Philanthropies usa uma abordagem baseada em dados que reflete sua abordagem no Terminal Bloomberg.

A organização concentra-se em cinco áreas: saúde pública, artes e cultura, meio ambiente, educação e inovação governamental.

Até o momento, a Bloomberg doou mais de 6 bilhões de dólares a uma variedade de causas e organizações. Em suas próprias palavras, “no final do dia, pergunte-se: Estou fazendo diferença na vida dos outros?”

Somente se a resposta for sim, você pode considerar possuir as características de empreendedores de sucesso!

CLIQUE AQUI e conheça mais 5 características de empreendedores de sucesso!


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