5 dicas fáceis que você deve colocar em prática hoje para melhorar seu controle financeiro pessoal

A falta de controle financeiro pessoal pode resultar em uma grande quantidade de dívidas ou instabilidade financeira. A tomada de decisão financeira é algo que pode ser ensinado, mas muitas pessoas não têm um “mentor financeiro” e muitas vezes descobrem isso por conta própria através de um processo de tentativa e erro.

Para te ajudar, vou descrever aqui cinco ótimas dicas que qualquer pessoa, independentemente da situação financeira, pode colocar em prática:

1. Criar um orçamento financeiro

planilha controle financeiro pessoal anual

Claro que você precisa garantir que suas despesas básicas como habitação, alimentação, veículo, etc. sejam cumpridas. Mas muitas vezes eu vejo que as pessoas não conseguem manter um orçamento porque estão  concentradas em classificar pequenas despesas em vez de focar nos objetivos financeiros de longo prazo.

Assim como uma dieta da moda, eles focam nisso por um tempo. Mas sempre falta uma direção simples de longo prazo para que eles não desistam tão rápido quanto começaram. Nosso controle financeiro pessoal deve ser um processo simples e repetitivo.

Determine quais são suas receitas e despesas básicas, crie uma meta de poupança automatizada em cima disso. E então tudo o que sobrar no final do mês (superavit ou deficit) será seu para fazer o que quiser. (Ainda não sabe como controlar seu orçamento? CLIQUE AQUI E BAIXE NOSSA PLANILHA  FINANCEIRA)

2. Criar um plano de aposentadoria

programa de controle financeiro pessoal

A maioria dos aposentados erram ao desistir da sua renda ativa. Sim, eu sei que isso é exatamente o que você espera fazer ao se aposentar. Mas, para manter riqueza ao longo da vida é necessário ter múltiplos fluxos de renda passiva.

Seu objetivo deve ser a construção de cada fluxo de renda a um nível onde você pode viver com isso e só isso. Na fase de acumulação de patrimônio é essencial ter um controle financeiro pessoal eficiente.

Há duas maneiras que os investimentos podem construir a riqueza. Uma delas é através da geração de renda. A outra é através da valorização de um ativo. Determinadas classes de ativos são inerentemente estruturados para aumentar em valor, outros para preservar o valor, e outros para fazer as duas coisas.

3. Refinanciar dividas com menor taxa de juros

controle financeiro pessoal cartão de crédito

Dê uma olhada nas sua dividas e compare as taxas de juros. Se você tiver uma dívida de cheque especial ou cartão de crédito, por exemplo, um empréstimo pessoal (CDC ou Consignado) a uma taxa mais baixa pode ser uma ótima maneira de economizar dinheiro. Outra opção poderia ser um novo cartão de crédito que não cobre anuidade (Nubank ou Dígio).

Para empréstimos estudantis, além do financiamento do governo, existem várias universidades excelentes que oferecem taxas razoáveis ​​e podem ajudá-lo. Um bom planejador financeiro poderá ajudá-lo a determinar o que é melhor para você, ou se o custo é um problema, procure a ajuda de uma organização de aconselhamento sobre dívidas sem fins lucrativos.

4. Definir Alertas de limite de gastos nos cartões de crédito

planilha controle financeiro pessoal baixar

Entenda! Há muitos benefícios para usar cartões de crédito, como ganhar pontos ou milhas, ter certas proteções em compras e muito mais. No entanto, não permita que sua necessidade ou desejo de usar um cartão de crédito seja uma oportunidade de aumentar sua dívida. Isso pode ficar fora de controle. Uma maneira simples de evitar isso é criar um alerta de gastos em seu cartão, para que você seja notificado sempre que o cartão for usado.

Eu geralmente recomendo configurá-lo sem limitador de compra. Se deixar com alguma espécie de limitador, por exemplo compras abaixo de R$100,00 não precisa de alerta, você pode facilmente tomar um susto no final do mês. Sem limitador, ou seja, será alertado em qualquer compra, ajudará a ficar atento sobre suas compras.

Com os cartões de débito/crédito, é muito mais fácil perder o controle do quanto está gastando. Para algumas pessoas a melhor tática para diminuir os gastos é usar dinheiro em espécie mesmo. Os alertas podem ajudar a mitigar alguns desses gastos supérfluos que são muito comuns com os “fragmentos de plástico” que adoramos transportar nos nossos bolsos nos dias de hoje.

5. Criar um plano financeiro com ajuda profissional

como fazer um controle financeiro pessoal no excel

Você ainda está lutando para entrar na linha ou nem sequer tem certeza se está no bom caminho? Seus sonhos e objetivos financeiros não saem do papel? Uma opção é procurar um planejador financeiro.

Um plano financeiro pode ajudá-lo a chegar onde precisa ir. Lembre-se que ele pode ser adaptado à medida que sua vida e situação financeira mudam.

Como fazer um controle financeiro pessoal?

Tomar decisões financeiras mais inteligentes irá ajudá-lo a alcançar seus objetivos financeiros e pode proporcionar uma maior sensação de paz de espírito e confiança. Considere realizar as etapas acima para desenvolver um plano sólido de gestão financeira.

Ainda está com dúvidas? CLIQUE AQUI e veja como planejar e fazer o controle financeiro pessoal!


Gostou do nosso artigo? Seja um membro Financials se cadastrando na nossa Newsletters! Fique por dentro de todas as dicas e sacadas para alavancar seus investimentos.


CLIQUE no link abaixo e COMPARTILHE nosso conteúdo nas redes sociais! Ajude outros investidores a saber mais sobre controle financeiro pessoal!