Como administrar seu dinheiro com inteligência? Veja esse Guia para investidores iniciantes

A internet mudou a forma como vivemos nossas vidas. No mercado financeiro também não é diferente. Pouco tempo atrás, não era tão fácil quanto agora comprar ações ou títulos. Hoje basta abrir conta em uma conta corretora e efetivar suas compras. Tendo em vista as inúmeras opções de investimentos muitas pessoas me perguntam como administrar seu dinheiro com inteligência.

Em 1983, tudo mudou quando um dentista em Michigan realizou a primeira transação de ações on-line usando um sistema desenvolvido pelo que agora é chamado de “Home Broker“.

É uma boa ideia gerenciar meu próprio dinheiro?

As novas tecnologias mudaram a forma como os produtos de investimento são pesquisados, discutidos, comprados e vendidos. A negociação informatizada resultou em mercados altamente líquidos, facilitando a compra e venda da maioria dos títulos e ações rapidamente. Hoje temos acesso aos mesmos dados financeiros gratuitos que os profissionais usam. Sites como o GuiaInvest criaram comunidades inteiras de investidores que trocam informações em tempo real.

Mas só porque é possível, isso significa que é uma boa ideia administrar seu dinheiro sozinho? Os investidores profissionais têm um ditado: “O mercado de ações é um lugar caro para aprender a investir”. Eles entendem que é mais fácil perder dinheiro do que ganhar. Por isso alguns argumentam que a grande quantidade de informações disponíveis para pessoas com uma experiência financeira baixa pode oferecer uma falsa sensação de segurança.

As ferramentas são tão boas quanto o conhecimento e a experiência da pessoa que as usa. Não há dúvida de que a Internet deu ao investidor de varejo as ferramentas que eles precisam para gerenciar efetivamente seu próprio dinheiro.

Mas e o conhecimento e experiência para usar as ferramentas de forma eficaz? Para um investidor que quer aprender como administrar seu dinheiro com inteligência, quais tipos de conhecimento deve possuir  antes de pensar em contratar um consultor financeiro?

Teoria Moderna do Portfólio

Primeiro, entenda como funciona a teoria moderna de portfólio. Obtenha uma compreensão de como a alocação de ativos é feita com base em seus objetivos financeiros e perfil de risco. A fim de obter uma verdadeira compreensão desses princípios, você terá que ir mais fundo do que os artigos de Internet. A TMP não é apenas sobre a alocação dos ativos, mas também sua eficiência.

Os melhores consultores financeiros sabem como alocar seu dinheiro para obter o máximo retorno com a menor quantidade de risco. Nós também entendemos que a eficiência é altamente dinâmica à medida que a pessoa envelhece e suas posições financeiras mudam.

Junto com a eficiência vem a natureza dinâmica da tolerância ao risco. Em certos pontos da nossa vida, nossa tolerância ao risco pode mudar. Juntamente com a aposentadoria, podemos ter metas financeiras distintas, como poupar para comprar uma casa de praia.

Assim o portfólio deve ser ajustado para atingir esses objetivos. Os planejadores financeiros costumam usar software que produz relatórios detalhados que não estão disponíveis para o investidor de varejo.

Compreender o risco

Na abundância de conteúdos gratuitos disponíveis, o risco é tratado de forma abrangente. O termo “tolerância ao risco” foi tão usado que os investidores de varejo podem acreditar que eles entendem o risco como a capacidade de perder dinheiro de tempos em tempos. É muito mais do que isso!

O risco é um comportamento que é difícil de entender de forma racional. Isso porque os investidores geralmente agem em frente aos seus melhores interesses. Um estudo realizado pela Dalbar Inc. mostrou que investidores inexperientes tendem a comprar ações na alta e vender na baixa. Esse é o maior motivo que levam os investidores iniciantes a perdas em transações de curto prazo.

Uma vez que o risco é um comportamento, é extremamente difícil para um indivíduo ter uma imagem precisa e imparcial de sua verdadeira atitude em relação ao risco. Os traders, muitas vezes são vistos como pessoas com uma alta tolerância ao risco. Podem realmente ter uma tolerância extremamente baixa porque não estão dispostos a realizar um investimento por períodos mais longos.

Os grandes investidores entendem que o sucesso vem com o afastamento emocional e tomada de decisões com base em fatos. Isso é difícil de fazer quando você está trabalhando com seu próprio dinheiro. Obter conhecimento com os melhores vai ajudá-lo a em como administrar seu dinheiro com inteligência.

Você pode bater o mercado?

Você sabe qual a probalidade de superar o mercado? Qual é a probabilidade de um jogador de futebol americano ser melhor que a maioria dos outros jogadores da NFL? E se eles são melhores durante uma temporada, qual a probabilidade de que eles sejam os melhores nas próximas décadas?

A hipótese de mercado eficiente pode conter a resposta. Ela afirma que tudo o que se sabe sobre um produto de investimento é imediatamente tido no seu preço. Se a uma empresa divulgar informações de que as vendas foram boas neste trimestre, o mercado reagirá instantaneamente e ajustará o valor da ação. De acordo com a teoria, não há como vencer o mercado por períodos longos porque todos os preços refletem o valor justo de mercado.

Para o investidor de varejo que tenta escolher ações na esperança de alcançar ganhos maiores do que o mercado como um todo, isso pode funcionar no curto prazo. Assim, às vezes uma empresa pode produzir lucros a curto prazo. Mas durante um período de décadas, esta estratégia não se mostra eficaz, dizem os defensores da HME.

Warren Buffett bateu o mercado!

Mesmo as mentes de investimento mais brilhantes que empregam equipes de pesquisadores de todo o mundo não conseguiram bater o mercado por um período de longo prazo. Os críticos dessa teoria citam investidores como Warren Buffett que constantemente bate o mercado.

Mas o que essa teoria significa para o investidor individual? Antes de decidir sobre sua estratégia de investimento, você precisa do conhecimento. Buffett aprendeu com 11 anos de idade como administrar seu dinheiro com inteligência!

Se vai escolher ações na esperança de que elas aumentem de valor mais rápido que o mercado, quais evidências o levam à ideia de que essa estratégia funcionará? Se você está planejando investir em ações de dividendos, há alguma evidência que comprove que uma estratégia de renda funciona? Investir em um fundo de índice seria a melhor maneira? Onde você pode encontrar os dados necessários para tomar essas decisões?

Aprender a investir

Qual é a sua profissão? Se você tem um diploma universitário pode ser uma das pessoas que dizem que não se tornou altamente qualificado como resultado do seu diploma, mas, em vez disso, pela experiência acumulada. Quando começou a trabalho, foi altamente efetivo desde o início?

Antes de administrar seu próprio dinheiro, é preciso ter experiência. Ganhar experiência para investidores geralmente significa perder dinheiro e perder dinheiro das economias de aposentadoria não é uma opção.

A experiência vem da vivência com o mercado e como ele reage aos eventos diários. Os investidores profissionais sabem que o mercado tem uma personalidade que muda constantemente. Às vezes, é hipersensível aos eventos de notícias. Algumas ações são altamente voláteis, enquanto outros têm reações minguadas.

Uma das melhores maneiras para o investidor iniciante ganhar experiência é abrir uma conta virtual. Essas contas são perfeitas para aprender a investir enquanto ganham experiência antes de colocar dinheiro real nos mercados.

Como administrar seu dinheiro com inteligência?

Muitas pessoas atingiram o sucesso financeiro gerenciando seu próprio dinheiro. Mas antes de colocar seu dinheiro em risco, torne-se um estudante na arte de investir. Se alguém quisesse fazer seu trabalho com base no que lê na Internet, você escolherei? Se estivesse procurando um consultor financeiro, você se contrataria com base no seu nível atual de conhecimento?

Sua resposta pode ser “sim”! Mas até possuir conhecimento e experiência de um planejador financeiro pode te levar à falência. Por fim, não brinque com seu dinheiro. Se precisar deixe um profissional garantir sua aposentadoria.

Ainda está com dúvidas? VEJA AQUI mais 10 dicas de como administrar seu dinheiro com inteligência!


Gostou do nosso artigo? Seja um membro Financials se cadastrando na nossa Newsletters! Fique por dentro de todas as dicas e sacadas para alavancar seus investimentos.


CLIQUE no link abaixo e COMPARTILHE nosso conteúdo nas redes sociais! Ajude outros investidores a saber como administrar seu dinheiro com inteligência!