Educação financeira infantil – Como ensinar seu filho a administrar dinheiro e investir!

Você já ensinou seus filhos sobre investimentos ou como cuidar do dinheiro de forma responsável? À medida que ele se tornam conscientes do dinheiro e de outros conceitos financeiros, é vital que você os arme com ferramentas e crenças positivas sobre investimento e dinheiro que possam durar uma vida inteira. Nesse post vou falar sobre educação financeira infantil!

Cada criança amadurece de formas diferentes, portanto, pode levar algum tempo até que estejam prontas para lidar com conceitos de como administra o dinheiro e como criar investimentos. No entanto, os fundamentos de investimento e dinheiro podem ser ensinados de maneira bastante nova.

Antes de seus filhos começarem a navegar na Internet para comprar algo, você deve explicar os riscos e as recompensas. Risco é a possibilidade desse dinheiro perder algum ou todo o seu valor, enquanto a recompensa é o ganho que um investimento ganha ao longo do tempo.

Vamos esboçar uma breve imagem de dois investimentos comuns: títulosações.

Investimento em ações ou títulos

Imagem relacionada

As ações de empresas negociadas na Bolsa de Valores são classificadas como Renda Variável. De forma geral, elas são categorizados como alto risco e alto retorno. É importante deixar claro que há muitos riscos envolvidos em ações. Muitos deles não podem ser previstos porque os registros contábeis podem ser adulterados ou os CEOs podem mentir sobre um futuro desempenho da empresa. Mas, apesar desses extremos, o mercado de ações aumentou consistentemente nos últimos cem anos, oferecendo retornos saudáveis.

Um título, público ou privado, é um investimento classificado como Renda Fixa. Esses ativos são de baixo risco e baixo retorno. Normalmente, os títulos pagam uma pequena quantia sobre a taxa básica de juros e são apoiados por instituições estáveis ​​(geralmente bancos ou governos).

Você pode comprar títulos com rating mais baixos que ofereçam retornos melhores. Mas eles podem entrar em default e você não pode necessariamente contar com a receita quando esperado. Confira aqui os títulos com cobertura do FGC (Fundo Garantidor de Crédito). Dada a maior segurança desses instrumentos financeiros, você pode ensinar seu filho como investir no Tesouro Direto!

Alguma vez você imaginou os cursos e em quais faculdades/universidades seus filhos vão estudar? Quanto você estima que seja necessário para proporcionar a educação imaginada para seus filhos?

Se você ainda não traçou um planejamento financeiro familiar, saiba mais sobre minha Consultoria Financeira no link abaixo!

QUERO SABER MAIS SOBRE COMO FUNCIONA UMA CONSULTORIA FINANCEIRA PESSOAL.

 

Mantendo a atenção da criança

Resultado de imagem para children attention

Mostre ao seu filho os investimentos que possui e os benefícios do longo prazo. Se você investe em ações, apresente as empresas interessantes que podem chamar a atenção como:

  • Fabricantes de aviões como a Boeing;
  • Indústria especialistas em equipamentos esportivos como a Nike;
  • Empresas de tecnologia como a Apple.

Deixe as crianças analisarem a página web de relações com investidores para saber quanto ganharam, o que ganham e quantas pessoas trabalham para elas. Em seguida, pergunte ao seu filho qual empresa ele gostaria de comprar. As crianças têm favoritos, mesmo que não sejam clientes delas. Por exemplo, o Facebook e a Disney são populares entre a maioria das crianças.

Depois de apresentar aos seus filhos os conceitos básicos, sente-se e deixe que eles escolham uma empresa. Se você tiver dinheiro, compre um pequeno lote de ações e olhe para ele pelo menos uma vez por semestre para mostrar como os investimentos podem subir ou cair. Se você não tiver dinheiro, crie um portfólio fictício (on-line) e acompanhe as ações por diversão. Esse é um exercício básico educação financeira infantil do seus filhos.

Educação financeira infantil

Imagem relacionada

Quando seu filho for mais velho, você pode dar uma explicação mais detalhada sobre como administrar dinheiro e investimentos. Se achar mais interessante, deixe seus filhos comprarem seus próprios investimentos.

Seu filho pode ter dinheiro suficiente guardado em uma conta poupança no momento em que ele ou ela está interessada em investir. Não coloque tudo em um único tipo de investimento. Invista um terço em cada um e mantenha um terço na poupança. Isso permitirá que seu filho compare os retornos de diferentes tipos de investimentos.

Você tem duas opções se seu filho não tiver dinheiro para participar do processo de aprendizado. Pode usar seu próprio dinheiro para abrir uma conta para o seu filho fazer investimentos. Ou construir um portfólio de investimentos que seu filho quer comprar algum dia. Neste último caso, você precisará encontrar maneiras inovadoras de manter seu interesse.

Permita que seu filho tome decisões reais e assuma riscos reais. O dinheiro pode ser perdido, mas o objetivo do exercício é familiarizá-los com o investimento e dinheiro. Parte desse processo é aprender que os investimentos têm vantagens e desvantagens. Seja qual for o resultado, a experiência de ganhar e perder dinheiro será valiosa.

Conclusão!

Se você escolher investir em ações quando seus filhos ainda são jovens, eles terão uma noção dos ciclos de altos e baixos do mercado financeiro. Esse entendimento irá prepará-los para lidar com as flutuações do mercado e tomar decisões informadas quando crescerem.

Ainda está com dúvidas sobre o tema “educação financeira infantil”? CLIQUE AQUI E VEJA MAIS!


Gostou do meu artigo? Seja um membro Financials se cadastrando na minha Newsletters! Fique por dentro de todas as dicas e sacadas para alavancar seus investimentos.


CLIQUE no link abaixo e COMPARTILHE meu conteúdo nas redes sociais! Ajude outros investidores a saber como proporcionar educação financeira infantil aos filhos!