Eu separei aqui as 3 melhores regras de Warren Buffett para investir em ações!

Na reunião anual da Berkshire Hathaway deste ano, liderada pelo presidente e CEO Warren Buffett, foi reforçado o foco em renovar e escolher ações de sucesso. Que vão desde ações da Apple, da Coca-Cola e da gigante aérea Delta Airlines. A mais recente análise aprofundada da abordagem das regras de Warren Buffett é apresentada em um relatório da TV americana CNBC.

Foram examinados inúmeros comentários públicos de Buffett e chegaram às três regras fundamentais para a compra de ações. Inclusive em reuniões anuais como a deste ano em Omaha, Nebraska. Vamos descrever cada um delas:

  • Invista dentro de seu círculo de competência;
  • Pense como proprietário de uma empresa ao comprar ações;
  • Compre a preços baratos para fornecer uma margem de segurança.

De 1965 a 2017, a CNBC calcula que as ações da Berkshire Hathaway Inc. de Buffett obtiveram um rendimento médio anual de 20,9%. Isso significa mais que o dobro do rendimento de 9,9% do índice S&P 500. Com esse resultado, eles concluíram que o ganho acumulado para as ações da Berkshire Hathaway foi 155 vezes maior do que para o S&P 500 durante esse período.

Segundo Lawrence Meyers, gerente de portfólio e CEO da PDL Capital, as ações vencedores de longo prazo da carteira da Berkshire Hathaway nos últimos 10 anos foram estes:

  • Apple + 665% 
  • Visa + 556%
  • Mastercard + 583%
  • Delta Airlines + 550%

REGRA #1 – Círculo de Competência

Imagem relacionada

Uma das regras de Warren Buffett é que os investidores devem evitar setores e negócios desconhecidos ao comprar ações. Em vez disso, ele diz que os investidores necessitam se certificar de que entendem completamente:

  • Como uma empresa opera;
  • Como ela ganha dinheiro;
  • A sustentabilidade futura de seu modelo de negócios;
  • Lucros ininterruptos antes de comprar as ações.

Ele chamou isso de “operar dentro do que chamo de seu círculo de competência” durante a reunião anual de 1999 da Berkshire, conforme citado pela CNBC. Em sua recente tentativa de identificar potenciais compras futuras do Oráculo de Omaha, analistas do Credit Suisse observaram que ele prefere negócios fáceis de entender.

Com a notável exceção do fabricante de computadores e de smartphones Apple, Buffett perdeu muitos investimentos na área de tecnologia. Isso ocorreu porque ele não se sentia suficientemente competente para julgar e compreender seus modelos de negócios.

A Berkshire recentemente aumentou sua participação na Apple. Mas tem sido relativamente retardatária na compra de várias ações. Isso ocorre por conta da cautela de Buffett em pisar em terreno desconhecido.

REGRA #2 – Você está comprando um negócio

Imagem relacionada

Um segundo insight importante que Buffett obteve como estudante universitário em 1949 veio da leitura do livro best sellerO investidor Inteligente” do pioneiro em investimentos em Value Investing Benjamin Graham. Eu li o livro e aconselho que faça o mesmo.

Como Buffett disse durante a reunião anual da Berkshire Hathaway de 2002:

Você não está olhando para coisas que se movem para cima e para baixo, mas ao invés disso você está comprando um negócio.

O princípio fundamental do livro de Graham, de acordo com a CNBC, é que ao comprar ações você se torna  proprietário de uma empresa. Isso significa que você que não deveria se preocupar com as flutuações de curto prazo nos preços das ações.

De fato, Buffett acredita que tais flutuações de preços, tipicamente chamadas de volatilidade hoje, representam um “ruído” temporário que deve ser ignorado pelos investidores de longo prazo.

REGRA #3 – Margem de segurança

Resultado de imagem para investor analysis

Uma terceira regra que Buffett tirou da Graham é comprar ações com uma grande “margem de segurança“. Resumindo é comprar ações que atualmente são vendidas significativamente abaixo de seu valor intrínseco.

Como observado pela CNBC, adotar essa abordagem de caçar pechinchas para investir é uma ótima estratégia para limitar suas potenciais perdas caso sua estimativa de valor intrínseco fosse muito alta. Ou se eventos imprevisíveis danificassem os fluxos de caixa futuro da uma empresa.

É claro que estimar e calcular o valor intrínseco de uma ação não é uma aplicação reduzida a fórmulas. Mas o método de Graham, como pregado por Buffett, é uma análise fundamental e rigorosa dos dados contábeis pertinentes a uma empresa, sua indústria e a economia em geral. Buffett se destaca em sua capacidade de décadas de fazer julgamentos astutos de valor intrínseco. Das regras de Warren Buffett, eu acredito que essa seja a mais importante de todas.

Regras de Warren Buffett – “Nunca olhe para uma manchete”

Imagem relacionada

Para o investidor médio, que não tem a habilidade analítica de Buffett e seu olhar aguçado, ele acredita que apenas apostar em perspectivas de longo prazo da economia dos EUA e do mercado de ações americano pode ser uma aposta mais segura.

“A melhor coisa que você poderia ter feito em 11 de março de 1942 – quando eu comprei minha primeira ação – foi comprar um fundo de índice de ações  e nunca olhar para uma manchete de jornal… é como se você tivesse comprado uma fazenda”

Disse Buffett à CNBC. Hoje cedo, observando que um investimento teórico de US$ 10.000 em um fundo de índice naquela época valeria mais de US$ 51 milhões hoje, incluindo dividendos reinvestidos.

Os piores picos de Warren Buffett

Como nenhum homem viverá apenas de glória, Buffett também escolheu várias ações perdedoras. Os piores desempenhos de Warren Buffett durante 10 anos consecutivos são, segundo Lawrence Meyers:

  • Teva Pharmaceutical Industries Ltda -52%,
  • Bank of America -15%,
  • Materiais de construção USG  + 14%.

Neste mesmo período o S&P 500 subiu 77%. O registro geral invejável de Buffett, no entanto, confirma o valor de suas 3 melhores regras de investimento para os investidores.

Gostaria de conhecer mais regras de Warren Buffett? CLIQUE AQUI e aprenda mais sobre o maior investidor de todos os tempos!


Gostou do meu artigo? Seja um membro Financials se cadastrando na minha Newsletters! Fique por dentro de todas as dicas e sacadas para alavancar seus investimentos.


CLIQUE no link abaixo e COMPARTILHE meu conteúdo nas redes sociais! Ajude outros investidores a conhecer as 3 regras de Warren Buffett para investir em ações!