6 conselhos para construir uma ótima gestão de carteira de investimentos

A maioria dos meus clientes são pessoas que estão apenas começando a investir. Muitos querem aprender como fazer a gestão de carteira de investimentos de forma eficiente.

Tendo em mente que eles são novos investidores e você também, vou abordar 6 conselhos básicos nesse post!

1. Não tente bater o mercado

gestão da carteira de investimento internacional

Não há evidências de que alguém possa prever qual país, setor ou ação que será a grande estrela no futuro. A grande maioria dos fundos de investimentos que tentam “vencer o mercado” conseguem um desempenho inferior aos seus benchmarks e cobram muito para tentar fazê-lo.

Escolher fundos ou gestores com base em histórico recente de desempenho forte provavelmente irá decepcioná-lo. Por esta razão, faz sentido possuir no seu portfólio grande parte da alocação em fundos passivos. Esses fundos indexados ou fundos semelhantes a índices no longo prazo acabam vencendo a maioria dos fundos ativos.

2. Diversifique

gestão de carteiras e análise de investimentos

Penso que um excelente ponto de equilíbrio para os investidores é possuir passivamente a maioria das ações e títulos do mercado. Isso também significa diversificação internacional. Os Estados Unidos representam cerca de metade do mercado de ações do mundo e cerca de um quarto do mercado de títulos do mundo.

Isso é muito para um país! Mas investindo apenas no Brasil você estará ignorando quase metade do universo de investimentos em ações e títulos. Ao investir nos EUA, terá muitas mais opções de investimento, e em diferentes empresas.

Aproveitar-se deste conjunto de oportunidades resulta em mais opções para diversificar seu portfólio. A importância da diversificação na gestão de carteira de investimentos não pode ser exagerada.

3. Mantenha os custos baixos

como se processa a gestao de carteiras de investimentos internacionais

A despesa de um fundo mútuo é o custo que você paga ao gestor para investir seu dinheiro. Embora você não escreva-lhes um cheque, você, como um investidor paga. Os custos são deduzidos das cotas do fundo e aparecem sob a forma de retornos mais baixos para os investidores.

Os fundos de gestão passiva são mais baratos porque não usam mão-de-obra tentando identificar as melhores ações ou setores quentes e vencer o mercado.

Procure por fundos com taxa de administração abaixo de 0,50%. É difícil fazer recomendações gerais, mas apenas certifique-se de evitar o caro “Fundo XYZ de alto desempenho” com uma relação de despesa de 1,5%.

Você também vai querer estar consciente do volume de negócios. O volume de negócios é apenas outra maneira de dizer com que frequência o fundo compra e vende ou “vira” os investimentos em sua carteira. Um maior volume de negócios leva a maiores custos de transação.

Os fundos de gestão passiva não são suscetíveis de ter um alto volume de negócios. Isso porque não estão tentando comprar e vender ações para “vencer o mercado”. Mais uma vez, é difícil fazer recomendações gerais, mas tenha cuidado com o volume de negócios de mais de 30%.

4. Cuidado com o excesso caixa

carteira de investimentos com gestão passiva

Muitos fundos de investimento terão dinheiro para poder “aproveitar as oportunidades de compra”. O problema é que o dinheiro em caixa tem zero retorno. Deixar seu dinheiro em um fundo que deixa mais de 5% do capital em caixa não parece uma boa ideia.

Também é bastante comum ver fundos se afastarem de seus objetivos declarados. Por exemplo, um fundo mútuo de ações que contenha uma quantidade considerável de títulos ou vice-versa.

Se você possui um fundo mútuo para colher os retornos do mercado de ações ou títulos, certifique-se de que ele não detém um montante relevante de caixa (mais de 5%) e que ele realmente possui o tipo de investimentos que ele diz investir. Confira a lâmina do fundo e sua rentabilidade mensal.

5. Administre rendimentos mais arriscados

gestão da carteira de investimentos

O único motivo para fazer ajustes em um portfólio de baixo custo e diversificado é se você puder segmentar de forma confiável um maior retorno esperado ao investir em classes de ativos mais arriscadas.

Os acadêmicos vencedores do Prêmio Nobel estudaram amplamente a rentabilidade das ações e identificaram que algumas classes de ativos historicamente proporcionaram retornos mais altos do que outros.

Por exemplo, durante longos períodos de tempo as ações das pequenas empresas têm historicamente fornecido retornos mais altos do que as ações de grandes empresas. Isso não é uma medida do risco e do retorno. Pequenas ações (Small Caps) tendem a ter um retorno muito maior do que ações de grandes empresas. Ao longo do tempo, você esperaria sendo compensado pelo risco, como investidor.

A ideia é incluir estrategicamente esses “prêmios” a uma parcela maior do seu portfólio essas classes de ativos. Mas sem apostar tudo em um ativo único. Por exemplo, se as pequenas empresas compõem 10% do valor do mercado de ações em vez de mantê-las em seu peso de mercado de 10%, você pode investir 20% de sua carteira (não 100%) nas ações de pequenas empresas para perseguir maiores retornos esperados associados a eles. Aprender esse método é essencial numa estratégia de gestão de carteira de investimentos.

6. Consuma a informação necessária

gestão de carteiras e investimentos

Tenho certeza que muitos de vocês estão se perguntando o quão difícil é encontrar as informações que mencionamos. Felizmente, é tudo disponível publicamente e fácil de encontrar usando sites como o www.fundamentus.com.br ou www.guiainvest.com.br.

Basta digitar a nomenclatura da ação e você será levado para uma página dedicada da empresa que terá todas as informações que deseja saber. Pode ser separado em guias diferentes para que você possa ter que clicar e cavar um pouco, mas tudo estará lá.

Os bancos colocam a disposição de seus clientes todos os Fundos de Investimento e as informações necessárias em seus Home Banking. Neste ambiente é possível acessar tudo que precisa saber para escolher bem seu investimento.

São mais de 8 mil opções de fundos no mercado, com investimentos a partir de R$ 50,00. Basta escolher como prefere investir seus recursos, e pronto!

Além disso, aplicações adicionais, resgates e consultas de saldos, podem ainda ser obtidos pela central de atendimento telefônico dos bancos, bem como sua rede de caixas eletrônicos.


Confira aqui e veja o ranking de rentabilidade de todos os Fundos de Investimentos


Gestão de carteira de investimentos

Não há segredos especiais, pílulas mágicas ou bilhetes premiados quando se trata de investir. Estude rigorosamente os princípios básicos da gestão de carteira de investimentos e terá mais tranquilidade nas suas aplicações.

Faça sua lição de casa e crie um portfólio que seja de baixo custo, diversificado e que acompanhe seu estilo de vida. Eu não tenho dúvidas que estará a caminho do investimento bem sucedido.

Ainda está com dúvidas? CLIQUE AQUI e veja a teoria e prática na gestão de carteiras.


Gostou do nosso artigo? Seja um membro Financials se cadastrando na nossa Newsletters! Fique por dentro de todas as dicas e sacadas para alavancar seus investimentos.


CLIQUE no link abaixo e COMPARTILHE nosso conteúdo nas redes sociais! Ajude outros investidores a saber o que é gestão de carteira de investimentos!