Como mudar sua situação financeira? Veja 5 hábitos financeiros que você deve começar hoje!

Os bons hábitos financeiros são extremante úteis para o seu sucesso financeiro! E como mudar hábitos financeiros? Há cinco hábitos que você pode começar hoje, que o ajudarão a alcançar o futuro financeiro que deseja alcançar.

É sempre um bom momento para começar novos hábitos! Dependendo da pessoa os hábitos podem levar de 21 a 60 dias para se tornar parte do cotidiano diário. Uma vez que são implementados, eles tendem a manter-se no longo prazo.

Aqui estão cinco hábitos que irão ajudá-lo a atingir seus objetivos de curto prazo e longo prazo.

1. Crie um orçamento

como mudar hábitos pessoais e financeiros para enriquecer

Faça um balanço da sua renda mensal e quais as despesas fixas e variáveis pagas ao mês. Você pode fazer isso simplesmente colocando a caneta no papel ou utilizando nossa planilha financeira orçamentária. Todo mês, reveja todas as despesas e se existem itens que podem ser reduzidos ou eliminados.

Como exemplo, você pode ter esquecido de cancelar pagamentos mensais automáticos de serviços que não usa mais. Com o orçamento descrito item a item é possível rever cada despesa e se certificar sua necessidade.

Com o acompanhamento orçamentário in loco, você terá uma visão geral do seu fluxo de caixa:

  • Fluxo de caixa positivo = mais renda do que despesas a cada mês.
  • Fluxo de caixa negativo= mais despesas que renda por mês.

2. Inicie um fundo de emergência

como mudar meus habitos financeiros

Nossos pais e avós frequentemente falavam sobre economizar dinheiro para os “dias difíceis”. O termo moderno é um fundo de emergência. Pode variar de acordo com sua disponibilidade de renda. A estratégia e valor do montante irá mudar se você é um empregado ou possui seu próprio negócio. Cada pessoa terá uma recomendação diferente. Como eu não sei da sua situação financeira atual faça um fundo de emergência que suporte seus gastos por volta de 6 a 18 meses.

Este é o dinheiro que deve ser mantido em uma conta separada, geralmente um fundo DI com baixa taxa de administração. Este fundo deve possuir liquidez diária. Significa que você pode sacar o dinheiro a qualquer momento quando necessário. Determine o tamanho do seu fundo de emergência e comece a acumular fundos até chegar a esse valor.

Uma vez alcançado o valor desejado, esse montante será usado somente em casos de emergência. Alguma situações que o fundo pode garantir:

  • Perda de um emprego ou renda,
  • Despesas inesperadas com a casa ou carro;
  • Acidente doméstico ou gastos extras com medicação e saúde.

Não esqueça, depois que a emergência for paga, você vai reabastecer o saldo da conta o mais cedo possível. Essa estratégia é fundamental no aprendizado de como mudar hábitos financeiros!

3. Pague-se primeiro

como mudar habitos financeiros

Gaste menos do que ganha e invista bem a diferença! Com isso mente é obrigação pagar-se primeiro quando receber seus rendimentos. Existem algumas maneiras de se pagar primeiro, dependendo do seu tipo de renda.

Como empregado, você quer participar do fundo de pensão oferecido pela da sua empresa. Já o empresário ou autônomo pode considerar a criação de um plano de aposentadoria se ele não tiverem um.

A última opção seria para aqueles que não têm ou não podem criar um plano de aposentadoria. Um bom objetivo seria tentar poupar 12% de seus ganhos antes de imposto. Você pode precisar ajustar isso se estiver contribuindo com a alíquota máxima de IRPF.

4. Reveja seus beneficiários

No planejamento sucessório é abordado como será tratado nossos ativos em causa de falta. Todos nós podemos enfrentar eventos críticos de vida que impactarão ao longo de um determinado ano. Você não quer que seu patrimônio seja transmitido para beneficiários indesejáveis.

Os beneficiários devem ser revistos pelo menos uma vez ao ano. Se tiver alguma mudança de vida importante faça uma revisão. Eventos que necessitam rever quem são seus beneficiários:

  • Nascimento de uma criança ou neto:;
  • Casamento ou divórcio;
  • Mudança de emprego.

5. Reequilibre seu portfólio anualmente

O reequilíbrio ou rebalanceamento de portfólio é algo que deve ser certificado anualmente. Normalmente, o reequilíbrio tende a ser esquecido quando os mercados estão subindo. As pessoas tendem a ficar complacentes e acham que não pode haver risco em esperar mais lucros. O reequilíbrio irá ajudá-lo a manter sua alocação de portfólio e risco com os objetivos pretendidos.

É fácil lembrar o que aconteceu no final da década de 1990 quando os investimentos em tecnologia estavam crescendo de forma inconsistente. Muitos investidores viram sua alocação de ativos mudar de 10% para 70% em ações de tecnologia em um período de tempo relativamente curto.

Em muitos casos, essa grande alocação em tecnologia era um enorme excesso de peso. Significa que mais dinheiro foi alocado para esse setor do que o inicialmente pretendido. Isso foi ótimo quando as ações estavam indo bem. O que esses investidores não perceberam era o risco que eles estavam impondo aos seus ativos.

Quando o setor de tecnologia caiu, eles tinham 70% de seu portfólio no setor em vez dos 10% originais. Se tivessem reequilibrado ao longo do tempo, poderia ter sido evitado esse grande risco.

Como mudar hábitos financeiros esse ano?

A implementação desses cinco hábitos simples ajudará você a atingir os objetivos financeiros de curto e longo prazos.

CLIQUE AQUI e conheça mais dicas de como mudar hábitos financeiros!


Gostou do nosso artigo? Seja um membro Financials se cadastrando na nossa Newsletters! Fique por dentro de todas as dicas e sacadas para alavancar seus investimentos.


CLIQUE no link abaixo e COMPARTILHE nosso conteúdo nas redes sociais! Ajude outros investidores a saber como mudar hábitos financeiros!