3 tipos de orçamento financeiro familiar para tirar você do descontrole

A palavra orçamento financeiro familiar pode significar coisas diferentes para cada tipo de pessoa. Essa é uma ferramenta essencial na administração das finanças pessoais, por isso vou falar sobre esse assunto hoje.

Um orçamento financeiro é uma ferramenta que pode ser usada para realizar uma série de objetivos financeiros de curto médio e longo prazo.

Mas o que geralmente eu vejo é que para muitas pessoas o orçamento é uma coisa chata e desagradável de se fazer.

Existem vários estilos de orçamentos voltados para pessoas menos organizadas. A seguir estão algumas estratégias alternativas de orçamento para aqueles que não conseguem manter um planejamento financeiro.

BAIXE AQUI SUA PLANILHA DE ORÇAMENTO FINANCEIRO

Você pode ter que tentar algumas abordagens diferentes para descobrir qual delas funciona melhor para você.

1. Orçamento de baldes

Imagem relacionada

Esse tipo de orçamento exige duas contas separadas, juntamente com uma conta de investimento.

Primeiro, você deve determinar quanto dinheiro deseja economizar em cada mês. O ideal é automatizar o seu salário, para que a parte determinada para poupar seja automaticamente canalizado para a conta de poupança ou de investimento.

A partir daí, você precisará direcionar esse dinheiro para vários veículos de investimento de longo prazo, como uma previdência privada, tesouro direto ou outro investimento de longo prazo.

Deposite o restante do seu salário na conta corrente. Configure o pagamento automático de faturas, despesas fixas e pague todas as suas despesas mensais nessa conta.

Automatize no seu banco para que um quarto desse saldo restante seja transferido ara sua segunda conta a cada semana. Esse dinheiro será usado para despesas variáveis, como sacolão, gasolina e lazer.

Esse orçamento é difícil de combinar com o uso do cartão de crédito e também obriga você a aderir ao limite de dinheiro disponível para despesas variáveis ​​semanalmente. 

Ele liberta você do microgerenciamento e essencialmente funciona por conta própria, sem que você tenha que tomar decisões regulares.

2. Orçamento trimestral

Resultado de imagem para budget financial family

Pessoas que dizem ter pouco tempo para administrar as finanças podem achar que fazer um orçamento financeiro familiar é trabalhoso.

Se você é esse tipo de pessoa, faça o seguinte. Separe um tempo na sexta-feira à noite ou sábado de manhã! Reúna os últimos três meses de despesas e receitas financeiras e seus extratos bancárias. Totalize todas as suas despesas mensais regulares e liste-as em uma folha ou na Planilha Orçamentária.

Agora é hora de tomar algumas decisões dolorosas. Você precisará eliminar uma ou mais das despesas em sua folha! Por exemplo, a mensalidade do clube que você não frequenta, entretenimento de fim de semana ou até mesmo um de seus carros.

Embora essa abordagem possa ter um impacto duro no seu atual padrão de vida, o dinheiro que você economiza permitirá que viva dentro de seus termos sem ter que aderir a um orçamento mensal mais rígido.

Talvez a principal vantagem deste método seja simplesmente que ele não requer atenção constante. Por isso é bem adequado para pessoas com pouco tempo disponível para cuidar do orçamento financeiro familiar.

3. Orçamento terceirizado

Resultado de imagem para family financial budget

Se tudo mais falhar, você pode precisar de uma pessoa para cuidar das suas finanças. Uma das formas de conseguir isso é através de uma Consultoria Financeira.

Esse é um atendimento para quem possui interesse em seguir com um acompanhamento individual e personalizado! O maior objetivo é te ajudar na missão de realizar seus sonhos através da organização e do planejamento financeiro.

CLIQUE AQUI E SAIBA COMO FUNCIONA MINHA CONSULTORIA

Há uma outra maneira mais dura de aprender a cuidar e ter um orçamento financeiro familiar. É se penalizar financeiramente toda vez que você não se ater ao seu orçamento.

Lembra quando você era criança e apanhava toda vez que falava um “palavrão”? É isso que vai fazer com suas finanças. Toda vez que extrapolar seu orçamento vai se castigar por isso.

Se você realmente precisa dessa motivação extra, considere o envio de uma “multa” para uma lugar a qual você não gosta ou discorda, como um partido político que você detesta.

A ideia de pagar seu dinheiro suado para essa entidade se você não ficar dentro do seu orçamento pode ser a coisa certa para estimular sua decisão.

Orçamento financeiro familiar

Resultado de imagem para family financial budget

Se você tiver dificuldades com o orçamento tradicional, tente um ou mais dos métodos alternativos descritos acima e veja como ele funciona. 

Não desanime se o primeiro método que você tentar não produzir os resultados que você precisa. Tente outro se necessário. E nunca pare de tentar fazer e colocar em prática um orçamento financeiro familiar.

CLIQUE AQUI e aprenda mais 10 dicas de como fazer um orçamento financeiro familiar.


Gostou do meu post? Cadastre-se na Newsletters no topo da página e fique por dentro de todas as dicas e sacadas para se educar financeiramente.


CLIQUE no link abaixo e COMPARTILHE o conteúdo nas redes sociais! Ajude outros investidores a fazer um orçamento financeiro familiar!