Tenha uma vida financeira equilibrada e tome melhores decisões financeiras com estas 3 dicas!

Você quer uma vida financeira melhor, certo? Quero dizer, quem não quer? Para ter uma vida financeira bem sucedida, você deve primeiro definir o que é uma vida financeira equilibrada.

Recentemente fiz uma mudança significativa nos meus investimentos. Decidi investir mais em meu tempo do que nas minhas finanças. Durante anos, meu calendário seguia um ritmo caótico e às vezes fora de controle.

Chegue à conclusão de que, em vez de dizer sim a tudo, precisava começar a dizer não à muitas coisas. Foi isso que me levou a deixar de fazer hora extra no meu emprego e a começar minha própria empresa de planejamento financeiro. Mesmo se tivesse menos dinheiro, sabia que era mais importante para mim iniciar meu projeto com mais foco de tempo.

Algumas pessoas podem pensar que foi uma decisão financeira louca. Mas minha decisão foi baseada nas razões e propósitos certo. Foi absolutamente a decisão mais inteligente da minha vida. Quando se trata de ter uma vida financeira equilibrada e tomar as melhores decisões financeiras, você deve primeiro entender o que está no centro do seu plano financeiro.

Depois de saber isso, você pode implementar essas três dicas.

Dica #1 – Encontre seu estilo de vida

estilo de vida financeira

Claro, talvez apenas consultores financeiros realmente tenham paixões por dinheiro. Acredite, eu tenho vários. Mas, a verdade é que, em algum ponto do caminho, você se deparou com pessoas incríveis que lhe pareceram estar muito bem financeiramente.

Talvez seja o estilo que eles vivem a vida. Talvez seja como eles parecem usar dinheiro para viver uma vida melhor. Ou talvez seja como eles se dedicam em em tempo integral para se aposentar em tempo integral.

Se há alguém em sua vida que você admira por sua responsabilidade financeira e capacidade de fazer o que é importante, é hora de descobrir o que fazer. Pergunte-lhes se você pode conversar sobre como eles atingiram suas metas financeiras e de vida. É uma boa ideia dar-lhes uma ideia do que você está querendo conversar.

Aqui estão alguns exemplos de perguntas que você pode fazer:

  • Qual é a melhor decisão financeira que você já fez?
  • Qual é a pior decisão financeira que você já fez?
  • O que você aprendeu sobre dinheiro?
  • Me conte sobre sua primeira lembrança de dinheiro?
  • Em quais fontes de informação você confia para tomar decisões financeiras?
  • Qual é a coisa mais importante que seu dinheiro lhe dá hoje?

Dica #2 – Planejamento com propósito

liberdade financeira

Uma coisa que comumente ouço de meus mentores financeiros é que eles tomam decisões financeiras com base no que é mais importante para eles. Claro, não podemos ter tudo o que queremos. Sugiro fazer uma lista de tudo o que você deseja realizar e classificá-los a partir de:

  • Deve fazer;
  • Gostaria de fazer;
  • Divertido de fazer.

Ao priorizar seus objetivos, você pode garantir que seu plano financeiro esteja cheio do que você mais valoriza na vida. Quando você tem um propósito para sua vida financeira, é muito mais fácil tomar decisões difíceis sobre o que fazer com seus recursos financeiros.

Seu propósito é de particular importância quando se trata de um cônjuge. Você precisa comunicar o que é importante e certificar-se de compartilhar os mesmos valores. Eu tive o prazer de trabalhar com vários casais maravilhosos. Ao fazê-lo, observei-os aprender coisas uns sobre os outros que nunca haviam conhecido antes.

Experimente o poder ter um objetivo comum com seu parceiro e como vocês se ajudam para garantir o alcance das metas financeiras. Essa é a chave de uma vida financeira equilibrada familiar.

Dica #3 – Não tenha medo de sonhar alto e pensar fora da caixa

sonho financeiro

Se você tivesse me dito há dois anos onde eu estaria hoje, eu teria educadamente dito que você era louco. Nunca, em um milhão de anos, teria pensado que teria minha própria empresa de planejamento financeiro.

Essa é a beleza de criar um plano financeiro que realmente signifique algo para você. Permite visualizar seus sonhos. Sabemos que sempre existe aquele pensamento que tenta nos convencer de que nunca seremos capaz de fazer algo. Depois de criar uma visualização futura, você pode deixar seu cérebro trabalhar na criação de um plano de como você pode chegar lá.

Você já comprou um carro novo ou um carro usado? Aposto que uma vez adquirido o veículo, já começou a imaginar dirigir o carro na estrada. Na realidade, o carro estava lá o tempo todo. Uma vez que você abriu a sua mente para reconhecê-lo, você começou a ver o que estava sempre lá.

Como ter uma vida financeira equilibrada

vida financeira organizada

Ao falar sobre um objetivo, anotá-lo no papel e visualizar como será, seu cérebro começará a pensar em soluções surpreendentes de como fazer isso acontecer. Uma das coisas que faço questão de fazer com cada um dos meus clientes é mandá-los para casa para pensar em seus objetivos não resolvidos.

Adoro voltar a comparar notas sobre todas as formas em que pensaram para se aproximarem de ter a vida que sonharam. Não é mágica e, na maioria das vezes, não é fácil. Se é um objetivo que é um deve fazer e é apoiado por seus valores, você pode se surpreender ao descobrir que está mais perto do que pensa.

Quando se trata de lidar com as finanças, muitas vezes tentamos tirar a emoção da discussão. Tentamos nos convencer de que o dinheiro é apenas um conjunto de números. E se chegarmos ao número certo, então tudo em nossa vida faz sentido.

Infelizmente, conversar e planejar nossa vida financeira é tão emocional quanto possível. Certifique-se de que seu plano financeiro se conecta com você em um nível emocional! Se fizer isso você já deu um passo significativo no caminho para uma vida financeira equilibrada.

Gostaria de saber mais sobre o assunto? CLIQUE AQUI e veja mais 10 dicas para organizar sua vida financeira!


Gostou do meu artigo? Seja um membro Financials se cadastrando na minha Newsletters! Fique por dentro de todas as dicas e sacadas para alavancar seus investimentos.


CLIQUE no link abaixo e COMPARTILHE meu conteúdo nas redes sociais! Ajude outros investidores a saber como ter uma vida financeira equilibrada!