Grana extra na conta! Pagar as dívidas ou investir? Saiba o que fazer.

Já passou por essa sensação de receber aquela grana extra, mas não sabe o que fazer? Pagar dívidas ou investir?

O coisa boa é quando entra uma grana que a gente nem espera né? Mas vamos lá!

Primeiro você precisa entender que escolher pagar dívidas ou investir exige conhecimento sobre dois tipos de dívidas.

Existe aquela dívida que você já tá pagando, normal todo mês. E existe aquela dívida que você não está mais pagando, ou seja, está inadimplente.

Situação 01: dívidas que não está pagando (inadimplente)

Resultado de imagem para debt"

Se você recebeu um dinheiro extra e está inadimplente, eu sugiro que você pague sua dívidas.

Primeiro, pensa o seguinte. Os juros de uma dívida crescem mais rápido do que qualquer investimento.

Vamos dizer que tenha de 10 mil reais investidos. Esse investimento pode te gerar um rendimento de 1% ao mês, mas o juros da dívida é de 3%. Então é bem uma questão de matemática mesmo.

No investimento você coloca 100 reais no bolso e a dívida te tira 300 reais do bolso. O resultado é negativo em 200 reais.

Detalhe. O mais agravante é que essa dívida em atraso pode ser arrolada judicialmente. E sabe o que pode acontecer?

Se você optou por investir sei dinheiro pode ser bloqueado judicialmente. Aí já era, todo o esforço vai por água abaixo. Então se você está com dívida em atraso minha dica é, pague a divida primeiro.

Situação 02: dívidas que está pagando

Resultado de imagem para debt"

O segundo tipo de divida é aquela que você já está pagando normalmente. É o financiamento do carro, da casa, parcelados do cartão, empréstimos, etc.. Pagando apertado mas tá pagando.

Neste tipo de situação minha opinião é polêmica. Neste caso eu recomendo o seguinte.

Pensa comigo. Primeiro que se você pegar toda a grana e pagar todas as dívidas eu te garanto que voltará a ter essas as mesmas dívidas em menos de 12 meses.

E outra, o pior é ficar sem nenhuma reserva financeira. Eu sei que os juros dos investimentos é menor que os das dívidas. Mas se fosse só questão de matemática a gente não tinha um monte de professor de matemática endividado né.

Então, se você recebeu uma grana extra, faça uma lista das dívidas com maiores juros e pague elas, e invista a outra parte.

Faça a sua reserva financeira, tanto pra ter esse colchão para emergência tanto para capturar oportunidade de investimentos!

Pagar dívidas ou investir é uma questão de escolha

Então é isso! Se ficou com alguma dúvida entre pagar dívidas ou investir deixa seu comentário aqui abaixo que vou te ajudar e apoiar nessa nova financeira!