4 dicas de gestão de dinheiro para as mulheres garantirem independência financeira

A administração financeira para mulheres cresce à medida que se expande sua força de trabalho. Como consequência suas responsabilidades financeiras também aumentam. As mulheres são cada vez mais independentes, pessoalmente e financeiramente e muitas vezes sua renda é a responsável pelo sustento da família.

No entanto, questões específicas de gênero, como menores salários e uma vida mais longa, continuam a desafiar a sua segurança financeira no longo prazo. Nesse post vou descrever quatro dicas de dinheiro que todas as mulheres devem seguir:

Dica #1. Seja uma parceira financeira ativa

Resultado de imagem para family financial planner

Se você estiver em um relacionamento, também esteja financeiramente presente. A complacência financeira coloca você, e potencialmente seus entes queridos, em risco. Você pode até colocar uma pressão adicional sobre o seu relacionamento, deixando o seu parceiro com toda responsabilidade na tomada de decisão financeira.

Permanecer envolvida no planejamento financeiro familiar pode evitar:

  • Não saber sua atual posição financeira (Patrimônio Liquido);
  • Não saber se está preparada para seus objetivos de vida no longo prazo;
  • Evitar grandes perdas no gerenciamento de investimentos (Em geral mulheres são mais conservadoras);
  • Tornando-se financeiramente vulnerável no casamento.

Dica #2 – Revise e compreenda seu Imposto de Renda

Resultado de imagem para woman financial planner

Não basta enviar sua declaração de Imposto de Renda ao contador. Ou mesmo deixar seu cônjuge fazer tudo sozinho. Isso é um dos erros financeiros mais comuns que as mulheres cometem. Você deve monitorar anualmente a evolução da sua renda e dos seus ativos. Pode parecer intimidante, mas duas coisas fáceis de procurar são:

  • Quanto sua família acumulou:  Sua renda bruta ajustada dá-lhe uma sensação de renda familiar. Pergunte a si mesmo se você está fazendo gastos sábios e tomando decisões assertivas em relação a esse número.
  • Quais investimentos que você possui: Esteja ciente dos ativos que possui, que normalmente são o plano de previdência complementar. Se você tiver uma previdência é necessário saber qual foi a rentabilidade do ano e seu valor atual. Ideal mesmo é estar ciente de todos seus ativos de aposentadoria (por exemplo, Recebíveis de longo prazo) que podem não aparecer na declaração de imposto.

Dica #3 – Esteja ciente de sua independência financeira

Imagem relacionada

Com a igualdade de renda das mulheres melhorando, muitas delas se tornaram as “chefes da família”. Seja qual for o seu potencial de ganhos, certifique-se de que você está financeiramente protegida:

  • Tenha ativos em seu próprio nome:  a propriedade (imóvel) em conjunto com o cônjuge pode ajudar no envolvimento financeiro do casal. Mas também pode deixá-la em risco de liquidez em caso de divórcio. Certifique-se de que alguns ativos estão em seu nome para maior segurança individual.
  • Faça contribuições para sua aposentadoria:  sempre contribua para o seu plano de aposentadoria, idealmente maximizando suas contribuições. Mesmo que você não trabalhe, você ainda pode contribuir com o valor mínimo do INSS, dependendo da renda familiar.
  • Proteja-se com um seguro de vida ou de acidente pessoal:  se confiar em um parceiro para suportar a maior parte ou todas as despesas domésticas, pense em contratar um seguro de vida. Isso irá proteger você e seus entes queridos em caso de deficiência ou morte. Da mesma forma, assegure-se de ter uma cobertura individual adequada (Com esse montante os estudos dos seus filhos estarão garantidos?).
  • Mantenha seu conhecimento atualizado: se você passou muito tempo dedicada cuidando das crianças, mantenha seu conjunto de habilidades e conhecimentos atualizado. Isso pode facilitar um retorno potencial para o trabalho no futuro. Esse é um das maiores erros cometidos na administração financeira para mulheres.
  • Considere a perda de benefícios se você se casar novamente:  Se você perdeu um cônjuge por morte ou divórcio, avalie cuidadosamente os benefícios que você pode perder com um novo casamento, como pensões, seguridade social ou pensão alimentícia .

Dica #4 – Considere sua potencial longevidade como mulher

Imagem relacionada

Como mulher, é provável que você desfrute de uma vida mais longa do que a dos homens. Estar sozinha à medida que envelhece requer segurança financeira e emocional, além de uma avaliação contínua das suas finanças.

Certifique-se de que as decisões financeiras que está fazendo permitam que você aproveite os bons momentos hoje e no futuro. Além de acumular recursos adequados para sustentar sua potencial longevidade. Pesquise uma Previdência ou um Seguro Saúde para se proteger contra o maior custo de aposentadoria (Plano de Saúde).

Assegure-se de ter por perto familiares, amigos e/ou profissionais para ajudá-la e apoiá-la à medida que envelhece.

Administração financeira para mulheres

As mulheres tendem a ser mais conservadoras quando se trata de investir. Certifique-se de que não está perdendo oportunidades de investimento por ser excessivamente conservadora (por exemplo, apenas investir em CDB’s ou Previdência Privada). Além disso, conheça suas próprias necessidades financeiras em relação à sua família.

Uma das maneiras mais fáceis, ainda mais eficazes, para qualquer indivíduo obter capacitação financeira é com um conselheiro confiável e experiente. Procure por um Consultor Financeiro independente, o que significa que o conselho será imparcial e focado exclusivamente em seus melhores interesses.

Se você está em busca de uma administração financeira para mulheres de alta performance, considere obter um serviço de Consultoria Financeira. Estes profissionais oferecem serviços especificamente adaptados às mulheres, incluindo planejamento personalizado projetado para apoiar seus objetivos pessoais e financeiros únicos. (CLIQUE AQUI e conheça minha Consultoria de Investimentos).

Ainda está com dúvidas sobre administração financeira para mulheres? Veja mais aqui…


Gostou do nosso artigo? Seja um membro Financials se cadastrando na nossa Newsletters! Fique por dentro de todas as dicas e sacadas para alavancar seus investimentos.


CLIQUE no link abaixo e COMPARTILHE meu conteúdo nas redes sociais! Ajude outras investidoras a saber a importância da administração financeira para mulheres!