3 passos para você começar a investir no mercado imobiliário mesmo em meio a crise

Hoje vou falar um pouco sobre como investir em imóveis. De maneira geral é uma boa opção de investimento, uma vez que tem a possibilidade de gerar rendimento mensal. Pode tornar-se um bom investimento no longo prazo se o valor do imóvel subir no decorrer do tempo.

Também pode ser usado como parte da sua estratégia para construir patrimônio. Entretanto, é necessário ter certeza se você está pronto para investir ou não em imóveis. Tecnicamente, há um custo maior logo no início do investimento do que comparativamente com ações ou fundos de investimento imobiliário (FII).

Comprar uma casa, um prédio ou um terreno pode ser caríssimo e dispendioso.

Nem vamos falar sobre as despesas de manutenção que posteriormente acontecerá, assim como alguns meses sem receber rendas quando inquilino atrasa os pagamentos. Por isso, deixo aqui algumas dicas que você precisa saber sobre como investir em imóveis.

Passo #1 – Planeje todas as despesas antes de comprar

Imagem relacionada

Quando se compra um imóvel com o objetivo de investimento é necessário considerar as despesas correntes de manutenção, seguros e impostos. Dependo da ocasião é possível contratar uma empresa (corretora de imóveis) para cuidar de toda documentação legal e resolve muitos dos problemas que possam aparecer.

Apesar disso lhe custar algum dinheiro, vai trazer mais conforto e aliviar alguns dos stresses de ser locatário. Em particular se for uma pessoa com pouco tempo disponível. Contudo, pesquise com calma a corretora de imóveis e pondere se a comissão cobrada se justifica.

Assim, na hora de compra, avalie com critério o imóvel e considere todas estas despesas recorrentes. Leve também em consideração as reformas necessárias que terá que fazer caso o imóvel seja usado.

Passo #2 – Procure criteriosamente

Imagem relacionada

Localização, localização, localização! Você já deve ter ouvido isto centena de vezes quando se trata de um investimento em imobiliário.

Procure conhecer a região onde deseja comprar o imóvel. Existem novas construções de infraestrutura planejadas para essa local e como isso poderá afetar o valor do seu imóvel? Há expectativa de construção de transporte em massa (metrô, rodoviária, etc..) na região?

Considere o preço por m2 da região como um modo de comparação e se é uma área que pode vir a estar na moda ou não, e se existe outro fator que possa afetar o valor do imóvel. A procura por um imóvel para investir exige sempre alguma dedicação.

Tenho uma tia que quando vivia em Belo Horizonte que costumava ver casas quase todos os fins de semanas. 99% das casas que visitou nunca fez uma proposta, aquilo era mais um hobbie.

Contudo, quando veio para Brasília parecia que já sabia tudo. É capaz de entrar numa casa completamente destruída e perceber como vai ficar depois de reformada. Mentalmente ela consegue eliminar paredes, mudar materiais e definir divisões.

Pesquisa Refinada Sobre a Região

Também tem logo o instinto de perguntar pelo trânsito local, vizinhança e as comercio da região. Esse tipo de “investigação”é mais que necessária para você conseguir tomar a decisão correta. Tal como o investimento em ações, um investimento imobiliário tem sempre os seus riscos e por isso deve manter isso em mente.

As boas regiões imobiliárias por vezes mudam de uma forma que não é esperado. Ora podem melhorar e subir o valor do imóvel, ora podem piorar e desvalorizar o imóvel.

O importante é não perder a onda de valorização que atravessa o mercado imobiliário. Em 2009 eu perdi a última explosão de valorização dos imóveis aqui em Brasília. Sempre tenha em mente um projeto de investimento Imobiliário.

VEJA AQUI ESSE MATERIAL QUE AJUDARÁ NO SEU PLANEJAMENTO DE INVESTIMENTO

 

Passo #3 – Uma coisa de cada vez

Imagem relacionada

Comece apenas com um imóvel de cada vez. A maioria das pessoas que querem ser investidores imobiliários tem pouca experiência. Começar devagar tem os seus benefícios para conhecer os mantras do negócio imobiliário.

Que tal começar com um apartamento pequeno na região onde já mora? Na maioria das vezes é mais fácil por uma questão de acessibilidade, conhecimento da área e baixo investimento. Isto é uma boa maneira de começar.

Assim que criar musculatura e se sentir mais confortável em ser um locatário, pode considerar comprar um imóvel maior ou mesmo um prédio ou um terreno comercial.

Vai também perceber que à medida que o número de imóveis aumenta a gestão se torna mais complexa, mas também mais fácil, pois beneficia de um certo efeito de escala. A experiência está ao seu favor agora.

Consegue também obter melhores taxas de retorno. O conselho de começar devagar e pequeno é sem dúvida o que menos escuto sobre investimento em imóveis. Com isso em mente você já sabe como investir em imóveis.

Como investir em imóveis?

Antes de comprar algum imóvel como veículo de investimento avalie a rentabilidade esperada. O aluguel de um imóvel muitas vezes é inferior a 1% do seu valor de mercado.

Pesquise a rentabilidade dos FIIs – Fundos imobiliários. São fundos de investimento que investem em empreendimentos imobiliários (shoppings, galpões logísticos, edifícios comerciais e residenciais, hospitais, entre outros). Aqui o investidor tem seu retorno por meio da distribuição de rendimentos – em sua grande maioria mensais – e pela venda das cotas com valorização.

Ainda está com dúvidas sobre como investir em imóveis? CLIQUE AQUI e saiba mais.


Gostou do meu artigo? Seja um membro Financials se cadastrando na minha Newsletters! Fique por dentro de todas as dicas e sacadas para alavancar seus investimentos.


CLIQUE no link abaixo e COMPARTILHE meu conteúdo nas redes sociais! Ajude outros investidores a saber como investir em imóveis!