Dicas para gerenciar seus investimentos antes dos 30 anos

Como gerenciar meus investimentos se ainda não completei 30 anos? Se você não é um investidor com conhecimento mediano, modelar o portfólio de investimentos dos seus pais nem sempre é uma boa idéia.

Na verdade, fazer isso pode fazer com que você perca algumas valiosas oportunidades de aprendizado e até mesmo lhe custar dinheiro no longo prazo. Se quiser aproveitar ao máximo seu dinheiro, cada decisão tomada sobre seu portfólio é importante.

Nesse post, analisamos o conjunto de desafios envolvidos na gestão de portfólio para investidores jovens. Vou aproveitar o momentos e fornecer alguns conselhos para ajudá-lo a ter sucesso nos investimentos.

Como escolher ações?

controle de carteira de investimentos

Obviamente, escolher as ações certas é um dos aspectos mais importantes e inteligente no investimento de Renda Variável. No entanto, como um jovem investidor, você tem muito menos preocupação com aposentadoria e manutenção de riqueza.

Uma vez que preservar o sua “cesta de ovos” ainda não é sua prioridade (você terá muitos anos à sua frente para isso), poderá assumir uma maior quantidade de risco do que seus pais podem.

O alto risco certamente tem algumas conotações negativas, especialmente quando falo sobre seu dinheiro. Porém, existem muitas vantagens em lidar com ações mais arriscadas. Embora os investimentos de alto risco tenham maior chance de perda, eles também possuem maior chance de ganho.

Em outras palavras, essas ações estão sujeitas a volatilidade. Isso contrasta com investimentos mais estáveis, como os feitos em empresas de blue chip que geralmente têm menor potencial de crescimento. Mas também se beneficiam de um menor risco.

Empresas de alto risco = alto retorno

gerenciador de carteira de investimentos

Há uma ampla gama de investimentos mais arriscados no mercado de ações, incluindo pequenas empresas com alto potencial de crescimento (Small Caps) ou empresas no meio de uma reversão de lucro. Tirar uma proveito em uma dessas empresas pode melhorar muito os retornos da carteira de investimentos.

Não esqueça que as ações de alto risco estão à altura do seu nome. Então você tem a chance de perder o dinheiro que investido. Se fizer isso, está tudo bem. Praticamente todos os investidores sofrem perdas de tempos em tempos. O segredo é aprender com os erros e tentar novamente.

Embora os investimentos de alto risco tenham o potencial de maiores retornos, há uma diferença entre uma ação de alto risco e uma escolha ruim. Uma coisa importante a lembrar neste caso é que um investimento de alto risco não se refere necessariamente a uma ação negociada por centavos.

Investir em tostões como um investidor inexperiente não é apenas muito arriscado, é muito pouco aconselhado. É melhor deixar isso para as pessoas que sabem o que estão fazendo. Esse foi uma das situações que eu passei para aprender como gerenciar meus investimentos.

Aprendendo com seu portfólio

gerenciador de investimentos

Seu portfólio não é apenas para ganhar dinheiro. Nessa fase da sua vida, também é uma ferramenta educacional. Acredite ou não, uma sala de aula não é a melhor maneira de aprender sobre os princípios de investimento. Aprender fazendo é muitas vezes a maneira mais eficaz de se tornar um investidor experiente.

Quando você toma uma decisão sobre o seu portfólio, sempre pense no que está fazendo e olhe para trás quando avaliar seus resultados. Se conseguir fazer conexões entre suas ações e seus retornos, é mais provável que você replica os bons retornos e evite os maus.

Investir por conta própria não é fácil. Existe uma curva de aprendizado envolvida no mercado de ações, e é mais íngreme para alguns que outros. Se você está tendo dificuldade em entender o mundo investidor, lembre-se que existem profissionais para auxiliá-lo. (SAIBA MAIS SOBRE MINHA CONSULTORIA FINANCEIRA PESSOAL)

Embora possa levar um tempo para pegar o jeito, há vantagens em ser um jovem investidor. Esta geração provavelmente é mais financeiramente inteligente do que as que vieram antes dela. Tendo testemunhado grandes mudanças e tendências econômicas, para não mencionar todos os recursos de educação de investimento agora disponíveis (on-line, em livros, revistas e na televisão), os jovens investidores de hoje têm uma vantagem substancial sobre seus antecessores.

Fazendo Negociações e Analisando Resultados

controle de investimentos online

Cedo ou tarde, você terá que dar um grande passo na sua carreira. Na verdade, ocupar um alto cargo em uma empresa parece ser uma boa ideia. Quando tiver com um ótimo salário, é isso que eu desejo, gastará muito tempo pensando sobre o que está fazendo. Se o seu padrão de vida ainda permanecer baixo, entenda o impacto do seu orçamento nos investimentos e sua capacidade de ganhar dinheiro no longo prazo.

Agora vou falar um pouco sobre finanças comportamentais. Suponha que você tenha ações que estão com ótimo desempenho. Uma das coisas mais difíceis de fazer é vende-las. A venda de uma ação com boas perspectivas parece ser contra-intuitiva. Afinal, se o preço ainda subindo, por que você venderia?

Isso foi uma das coisas mais difíceis quando eu comecei a aprender como gerenciar meus investimentos. Quando chegar ao preço-alvo, não tenha medo, é hora de vender a ação. Se o preço-alvo faz sentido, faz sentido vender. Nossa mente vai sugerir a manutenção da ação para ganhar poucos centavos. Isso é um erro porque é nossa moção ditando o comportamento e não a razão. Se um preço for artificialmente inflado, então é muito mais provável que o preço caia em breve. Confie em sua análise.

A partir de agora defina quanto deseja de rentabilidade e desenvolva um plano de investimento. Se você decidir que quer ganhos de 15%, então faz muito sentido sentar e avaliar exatamente o quão bem sua carteira performou.

Se não conhece seus objetivos, pergunte-se por quê. Você cometeu um erro ao escolher suas ações? O mercado se comportou de forma inesperada? O seu preço-alvo não foi realista?

Se não supervisiona suas negociações individualmente e como um todo, é bem possível ter uma ideia esquecida de quão bem você está fazendo.

Como gerenciar meus investimentos?

Ser um jovem investidor tem seu próprio conjunto de desafios. Se você pensa em suas decisões de investimento como oportunidades de aprendizagem, mesmo as perdas podem ser consideradas investimentos em sua educação financeira.

No início, aprender a ganhar dinheiro é mais importante do que realmente multiplica-lo. Então, para colocar um toque financeiro em um velho ditado: aprenda a pescar as ações certas e você alimentará sua conta bancária para sempre.

Ainda está com dúvidas? NESSE LINK eu aprendi boas estratégias em como gerenciar meus investimentos!


Gostou do meu artigo? Seja um membro Financials se cadastrando na nossa Newsletters! Fique por dentro de todas as dicas e sacadas para alavancar seus investimentos.


CLIQUE no link abaixo e COMPARTILHE nosso conteúdo nas redes sociais! Ajude outros investidores a descobrir como gerenciar meus investimentos!