Como evitar perder dinheiro na bolsa de valores? Um guia rápido para o investidor iniciante!

Um dos ditos mais duradouros no mercado financeiro é ” Reduza suas perdas e deixe suas ações vencedoras na carteira”. Esse é um conselho sábio, mas muitos investidores me perguntam como não perder dinheiro na bolsa de valores?

Parece que a maioria faz o oposto. Vendem ações após um pequeno ganho apenas, ou seguram uma ação com uma pequena perda, pensando que uma hora ela volta ao preço de compra.

Uma coisa é certa! Ninguém comprará uma ação que acredita que cairá de preço e valerá menos do que pagou por ela. O principal objetivo ao investir em ações, não é evitar perdas, mas minimizar as perdas.

Perceber uma perda de capital antes que uma tese de investimento fique fora de controle, é o que separa os investidores bem-sucedidos dos demais. Neste post, vou ajudá-lo a se destacar da multidão (Fugir da Manada) e mostrar-lhe como identificar quando deve sair da jogada.

Os investidores bem-sucedidos são ótimos não apenas em encontrar oportunidades, mas também em gerenciar riscos. Eles saber sair de um investimento de forma antecipada.

Razões pelos quais os investidores mantêm ações com grandes perdas

Imagem relacionada

Apesar da lógica de reduzir as perdas, muitos pequenos investidores ainda cometem o grande erro de manter ações perdedoras. Eles acabam com uma série de ações nos seus portfólios com grandes perdas de capital.

Na melhor das hipóteses, é dinheiro “morto”. Na pior das hipóteses, cai ainda mais em valor e nunca se recupera. Normalmente, os investidores acreditam que o motivo de terem tantas perdas é porque compraram as ações na hora errada ou foi uma questão de má sorte.

Raramente eles acreditam que é por causa de seus próprios preceitos comportamentais .

Vamos ver alguns desses vieses comportamentais:

As ações sempre se recuperam

Resultado de imagem para losing stocks

Se der uma olhada em um gráfico de longo prazo de qualquer índice de ações (BOVA11) verá uma linha que se move do canto inferior esquerdo para o canto superior direito.

O mercado de ações, durante qualquer período de tempo, sempre fará novos máximos. Sabendo que o mercado de ações vai subir, os investidores supõem erroneamente que suas ações acabarão por se recuperar. No entanto, um índice de ações é composto por empresas de sucesso. É um índice das melhores ações do mercado.

As ações menos bem-sucedidas podem ter sido parte de um índice alguma vez. Mas se elas tiverem caído significativamente em valor, serão eventualmente substituídas por empresas mais bem-sucedidas.

Os índices estão sempre sendo rebalanceados, saindo as perdedoras e substituindo-os pelas vencedoras. Portanto, observar os principais índices tende a exagerar uma realidade não fidedigna. Na verdade, muitas empresas nunca recuperam e algumas vão à falência.

Os investidores não gostam de admitir que cometeram um erro

Resultado de imagem para investing failler

Evitando vender uma ação com prejuízo, muitos investidores não precisam admitir para si mesmos que cometeram um erro de julgamento. Sob a falsa ilusão de que não é uma perda até que a ação seja vendida, eles decidem continuar mantendo uma posição perdedora.

Ao fazer isso, evitam o arrependimento de uma má escolha. Depois que uma ação sofre uma perda, muitos investidores planejam mantê-la até que ela retorne ao preço de compra.

Muitos pretendem vender as ações assim que recuperarem dessa perda. Isso significa que eles vão se equilibrar e “apagar” o erro. Infelizmente, muitas dessas mesmas ações continuarão a deslizar no mal caminho.

Tendência comportamental: negligência

Resultado de imagem para investment negligence

Quando as carteiras de ações estão indo bem, os investidores tendem a cuidar delas com muito cuidado. Eles demonstram grande interesse em administrar seus investimentos e colher os frutos de seu trabalho.

No entanto, quando suas ações estão estáveis ​​ou caindo em valor, especialmente por longos períodos de tempo, muitos investidores perdem o interesse. Como resultado, essas carteiras de ações bem mantidas começam a mostrar sinais de negligência.

Em vez de eliminar as ações perdedoras, muitos investidores não fazem nada. A inércia assume o controle e, em vez de reduzir suas perdas, eles muitas vezes deixam que  o prejuízo cresça fora de controle.

Preconceito comportamental: excesso de esperança

Imagem relacionada

Esperança é a crença na possibilidade de um resultado positivo, embora haja alguma evidência em contrário. A esperança é também uma das principais virtudes teológicas em várias tradições religiosas.

Embora a esperança tenha seu lugar na teologia, ela não pertence à fria e dura realidade do mercado de ações. Apesar das contínuas más notícias, os investidores manterão firmemente suas ações perdedoras, com base apenas na fraca esperança de que pelo menos retornarão ao preço de compra.

Para aprender como não perder dinheiro na bolsa de valores tome decisões baseadas em uma análise racional ou em uma estratégia bem pensada.

Realizando as perdas de capital

Imagem relacionada

Muitas vezes você apenas tem que reconhecer que errou. Agora é hora de vender suas ações com prejuízo antes que as perdas aumentem. Esperança não é uma estratégia! Um investidor de sucesso tem que ter uma razão lógica para manter uma posição perdedora.

O que você paga por uma ação é irrelevante para sua direção futura. A ação vai subir ou descer com base em forças do mercado e de suas perspectivas futuras.

Vou listar abaixo algumas maneiras de assegurar que aprenda como não perder dinheiro na bolsa de valores. Ou se transforme isso numa grande perda muito maior.

  • Ter uma estratégia de investimento: tenha uma estratégia de investimento por escrita com um conjunto de regras para comprar e vender ações, Isso fornecerá a disciplina para vender ações antes que as perdas comecem. A estratégia pode basear-se em fatores fundamentais ou técnicos .
  • Ter razões para vender uma ação: um investidor geralmente tem algumas razões pelas quais ele ou ela comprou uma ação. Mas normalmente não há limites para o porquê de vendê-la. Não deixe isso acontecer com você. Defina as razões para vender ações e vendê-las quando essas coisas ocorrerem. A razão pode ser tão simples quanto: “Venda se notícias ruins forem divulgadas sobre um novo concorrente corporativo”.
  • Defina as perdas com stop-loss:  ter uma ordem de stop-loss é essencial, particularmente as ações mais voláteis. A ordem de stop-loss evita que as emoções assumam o controle e limitará suas perdas.
  • Pergunte: Eu compraria essa ação hoje?  Regularmente, analise todas as ações que você possui e faça a si mesmo essa pergunta simples: “Se eu não possuísse essa ação, compraria hoje?” Se a resposta for um ressonante “não”, então deve ser vendido.

Como não perder dinheiro na bolsa de valores?

Resultado de imagem para Lose money

Tomar medidas corretivas antes que suas perdas piorem é sempre uma boa estratégia. Ao investir, evitar perdas inteiras pode não ser possível. Os investidores bem-sucedidos aceitam isso e tentam minimizar suas perdas, em vez de evitá-las.

Vender uma ação que perdeu a perspectiva de crescimento com pequeno prejuízo é um benefício ao seu portfólio de ações. Vender após responder as perguntas acima tem outra vantagem. Você não será lembrado do seu erro do passado toda vez que olhar para a sua estratégia de investimento.

Quer saber mais sobre como não perder dinheiro na bolsa de valores? CLIQUE AQUI!


Gostou do meu post? Cadastre-se na minha Newsletters ao lado e fique por dentro de todas as dicas e sacadas para alavancar seus investimentos.


CLIQUE no link abaixo e COMPARTILHE o conteúdo nas redes sociais! Ajude outro investidor a saber como não perder dinheiro na bolsa de valores!