Petrobras: Boa notícia!

Ultrapar: reta final da disputa pela Liquigás

A Petrobras (PETR4) informou na última sexta-feira, após o fechamento do mercado, que processo de venda de todas as ações da Liquigás Distribuidora está em negociações avançadas com a Ultrapar (UGPA3). A transação depende ainda da finalização das negociações e de sua aprovação pelos conselhos de administração de ambas as companhias.

Conforme reportado pela imprensa, a venda atingiria até 2,7-3 bilhões de reais. Isto equivaleria a um múltiplo de 12,5-14x ev/ebitda 2015, o que se compararia com 11,4x aos que negocia hoje UGPA3.

Ou seja, num primeiro olhar, a venda pareceria estar sendo feita com um atrativo prêmio em favor de Petrobras e o mercado deveria ficar empolgado.

Por conta da concentração, o negócio também depende de aprovação do Cade: com 23% de market share no segmento de gás de cozinha, a Ultrapar aumentaria sua fatia para quase 46%. Entretanto, isso não nos parece uma barreira, uma vez que a UGPA3 estaria disposta a negociar os ativos com eventual sobreposição de mercado.

A queda recente da ação poderia estar justificada pelo prêmio pago e a necessidade de desinvestimento futuro requerido pelo CADE. Continuamos gostando da empresa com visão de muito longo prazo para aqueles investidores de perfil ultraconservador.

A estatal informou ainda hoje (17/10) que sua produção total de petróleo e gás natural em setembro atingiu 2,88 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boed), crescimento de 1,4% na comparação com agosto.

Do total produzido, a extração no Brasil atingiu 2,75 milhões boed, um novo recorde mensal, superando os 2,72 milhões boed do mês de agosto de 2016.


Fique por dentro de todos os fatos relevantes do mercado através da nossa Newsletters agora mesmo!

[Id wysija_form = “1”]