7 dicas de planejamento financeiro pessoal fáceis de aplicar rapidamente

Infelizmente, as finanças pessoais ainda não se tornaram um assunto exigido no ensino médio ou na faculdade. Então você pode ser bastante displicente sobre como administrar seu dinheiro. Por isso escrevi esse artigo com nossas 7 dicas de planejamento financeiro pessoal.

Se quiser viver uma vida confortável e próspera daremos uma olhada em sete dicas importantes para entender o que é o dinheiro e seus impactos na sua qualidade de vida.

DICA #1 – Aprenda autocontrole

dicas para planejamento financeiro pessoal

Se você teve sorte, seus pais lhe ensinaram essa habilidade quando era criança. Caso contrário, tenha em mente que quanto mais cedo aprender as belas artes de adiar a gratificação, mais cedo encontrará uma forma de manter suas finanças sob controle.

Embora possa facilmente comprar um item a crédito no minuto em que deseja, é melhor esperar até que realmente tenha economizado o dinheiro. Você realmente quer pagar juros por uma calça jeans?

Se tiver o hábito de colocar todas as suas compras em cartões de crédito, independentemente de poder pagar a conta total no final do mês, você ainda pode pagar esses itens em 10 anos. Se quiser manter seus cartões de crédito para o fator de conveniência ou as recompensas que eles oferecem, certifique-se de pagar sempre sua fatura por completo. Das dicas de planejamento financeiro pessoal, lembre-se dessa: “não carregue mais cartões do que possa levar“.

DICA #2 – Assuma o controle de seu próprio futuro financeiro

dicas sobre planejamento financeiro pessoal

Se não aprender hoje a administrar seu próprio dinheiro, outras pessoas encontrarão maneiras de gerenciar para você. Algumas dessas pessoas podem estar mal intencionadas, como gerentes de banco inescrupulosos que ganham comissões em cada operação financeira.

Outros podem ser bem intencionados, mas podem não saber o que estão fazendo. Em vez de confiar em outros para obter conselhos, tome conta e leia alguns livros básicos sobre finanças pessoais (como os artigos Financials).

Uma vez que está armado com o conhecimento de finanças pessoais, não deixe que ninguém o pegue com a guarda baixa. Compreender como funciona o dinheiro é o primeiro passo para fazê-lo trabalhar para você. Não esqueça dentre as dicas de planejamento financeiro pessoal esse conceito.

DICA #3 – Saiba para onde vai o seu dinheiro

dicas de educação financeira

Depois de ler alguns livros de finanças pessoais, você perceberá o quão importante é garantir que suas despesas não excedam suas receitas. A melhor maneira de fazer isso é através de um orçamento. (CLIQUE AQUI e baixe nossa planilha de controle orçamentário).

Uma vez que você projeta seus gastos ao longo de um mês, perceberá que fazer mudanças pequenas e gerenciáveis ​​em suas despesas diárias podem ter um impacto gigantesco em sua situação financeira.

Além disso, manter suas despesas mensais fixas o mais baixo possível também proporcionará uma grande economia de dinheiro ao longo do tempo. Se não desperdiça seu dinheiro em um apartamento hiper elegante agora, você pode pagar por uma casa mais simples antes.

DICA #4 – Inicie um Fundo de Emergência

dicas de economia financeira

Um dos mantras frequentemente repetidos nas finanças pessoais é “se pagar primeiro“. Não importa o quanto você deva em empréstimos ou dívidas de cartão de crédito. Não importa quão baixo seu salário possa parecer, é aconselhável juntar algum montante de dinheiro em seu orçamento para guardar em um fundo de emergência todos os meses.

Ter dinheiro para usar em emergências pode realmente mantê-lo longe de problemas financeiros e ajudá-lo a dormir melhor à noite. Além disso, se tiver o hábito de economizar dinheiro e tratá-lo como uma “despesa mensal fixa”, em breve terá mais do que um fundo de emergência. Terá dinheiro de aposentadoria, dinheiro de férias e até dinheiro para um carro novo.

Não basta guardar este dinheiro debaixo do seu colchão. Têm que colocá-lo em um ativo de liquidez diária com rentabilidade melhor que a poupança. Talvez um certificado de depósito (CDB) ou um título do Tesouro Direto. Caso contrário, a inflação irá corroer o valor de suas economias. Na minha opinião, das 7 dicas de planejamento financeiro pessoal essa é a mais importante.

DICA #5 – Comece a poupar para sua aposentadoria agora

dicas educação financeira

Assim como você se dirigiu ao jardim de infância com a esperança de estar preparado para o sucesso na idade adulta, é preciso se preparar para a aposentadoria com bastante antecedência. Devido à forma como os juros compostos funcionam, quanto mais cedo começar a economizar melhor.

Assim, menor será o capital que precisa para se aposentar. E mais cedo, você poderá chamar de “opção” em vez de uma “necessidade”.

Os planos de previdência complementar, aquela aposentadoria patrocinada pelas empresas, são uma escolha particularmente ótima. Isso, porque você consegue obter vantagens nos impostos e os limites de contribuição tendem a ser altos (muito mais do que você pode contribuir com um plano do INSS). Além disso, as empresas geralmente também fazem sua contribuição, que é como obter dinheiro grátis.

DICA #6 – Obtenha conhecimento sobre impostos

dicas de investimentos financeiros

É importante entender como o imposto de renda ou demais deduções funcionam mesmo antes de receber seu primeiro salário. Quando uma empresa oferece um salário inicial, você precisa saber como calcular se esse salário lhe dará renda suficiente após os impostos para suprir suas metas e objetivos financeiros.

Felizmente, há muitas calculadoras on-line que tiraram o trabalho pesado de determinar seus ganhos após impostos sobre salários, como o Cálculo Exato. Essas calculadoras lhe mostrarão seu salário bruto, quanto vai para os impostos e quanto sobrará. Isso é o que chamamos de rendimento líquido.

DICA #7 – Guarde sua riqueza

dicas de finanças pessoais

Se quiser ter certeza de que todo seu dinheiro suado não vai desaparecer, você precisará tomar medidas para protegê-lo. Se aluga imóveis, obtenha um seguro do inquilino para proteger o imóvel em casos como roubo ou incêndio. O seguro protege seu maior ativo, a capacidade de gerar renda. Este ativo fornece uma renda estável nos casos de alguma incapacidade de trabalho.

Se não consegue administrar seu dinheiro, encontre um consultor financeiro para fornecer conselhos imparciais que seja do seu melhor interesse. Tome cuidado com conselhos financeiros baseados em comissão. Esse são os casos em que a pessoa que indicou ganha dinheiro quando você investe.

Também é necessário proteger seu dinheiro de altos impostos. Teoricamente é fácil de fazer. Certifique-se de que todo o seu dinheiro está ganhando juros altos. Seja em fundos de investimentos, títulos ou ações.

Dicas de planejamento financeiro pessoal – Conclusão:

Lembre-se, você não precisa ser um guru de finanças ou ter certificados especiais para se tornar um bom gerenciador das suas próprias finanças. Use essas sete regras financeiras para sua vida, e tenho certeza que terá sucesso nos seus objetivos de vida.

Ainda tem dúvidas? CLIQUE AQUI e conheça 9 passos para mudar sua vida financeira.


Gostou do nosso artigo? Cadastre-se na nossa Newsletters ao lado e fique por dentro de todas as dicas e sacadas para alavancar seus investimentos.


CLIQUE no link abaixo e COMPARTILHE nosso conteúdo nas redes sociais! Ajude outros investidores a conhecer nossas 7 dicas de planejamento financeiro pessoal!